É cada vez mais agônica a situação da Doux Frangosul no RS

Os problemas enfrentados pela Doux Frangosul não são exclusividade dos três frigoríficos que o grupo francês opera no RS e onde batem ponto 6 mil trabalhadores, 70% dos quais são mulheres. Doux Frangosul agoniza e  vive terríveis problemas financeiros há três anos. A matriz informou que o braço brasileiro deve-lhe R$ 170 milhões.

. A empresa tem aplicado sucessivos calotes nos seus  produtores integrados (fornecedores de frangos), além disto atrasam e não revisam os salários dos seus empregados há dois anos. Em Passo Fundo já há greve. Na sede do grupo no Brasil, Montenegro, o ambiente é de temor diante do iminente fechamento do frigorífico. A produção diária é quase toda exportada.

. A Doux Frangosul é desdobramento da antiga Frangosul, controlada pela família Wallauer e que tinha como um dos sócios o atual presidente da Fiergs, Heitor Muller. Muller continua no ramo, mas apenas na área de ovos. O editor percorreu as instalações de Montenegro quando a Frangosul era a proprietária e atesta seu alto nível, mas os sindicalistas locais reclamam que no ano passado caíram doentes 448 dos 2.200 empregados, problema que prossegue. Os próprios executivos de Montenegro não andam bem de saúde.

. O caso é tão grave que neste final de semana que passou a Oficina Internacional dos Trabalhadores da Doux reuniu seus dirigentes em Porto Alegre. Estiveram presentes sindicalistas brasileiros e da França,  sede da Doux e onde ela opera 13 outras fábricas, com 3.400 empregados.

. Nesta quinta-feira, os produtores integrados deram um ultimato: até quarta-feira querem uma solução para seus créditos porque, em caso contrário, pararão de fornecer e baterão nas portas da Justiça. Os atrasos superam os 90 dias. Desde 2009 a Doux faz promessas e não cumpre. Muitos produtores pararam de fornecer.

- Na França, segundo informaram os sindicalistas neste final de semana, a Doux admite vender todos os ativos que tem no Brasil.

CLIQUE AQUI para ver cenas do documentário Carne Osso, que foca as atividades dos frigoríficos brasileiros.
CLIQUE AQUI para examinar os relatos dos trabalhadores.

4 comentários:

Anônimo disse...

os escravos, onde é o desenvolvimento, é este? primeiro mundo quando? governo de palhaços..........

Anônimo disse...

Os franceses querem tirar daqui o que perderam nas aplicações americas fajutas.

Anônimo disse...

Parece que os franceses estão em baixo no RS.

Anônimo disse...

só querem lucrar em cima dos trabalhadoresss q vergonha...
é por isso q o mundo ñ tem jeito d mudar q vergonhaaaaa............

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/