Artigo - A necessária diversidade da mídia e a reparação mais dura da cobertura maliciosa

Chegou a hora de nova revolução
É bom que os empresários da mídia sejam mais severos com os veículos que invadam a privacidade com ou sem grampos. Porque, principalmente no Brasil, as vozes clamando pelo “controle social dos meios de comunicação” terão mais munição para – sejamos claros – impor uma censura. Como disse em 1929 o presidente (governador) de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, façamos a revolução antes que o povo a faça (Jornalista Fernando Albrecht, Jornal do Comércio, Porto Alegre, edição desta quinta-feira).


"Uma pessoa com controle de uma porção substancial da imprensa escrita e da televisão, exerce uma influência enorme sobre a vida pública", esclarece em seu comentário desta quinta-feira o jornalista Martin Wolf, que postou tudo o que pensa no Financial Times, Londres, edição de ontem. O caso do News of the World, expõe o imenso e corrosivo poder político e econômico do magnata das comunicações, Rupert Murdoch. O caso tem muito a ver com o virtual monopólio exercido pela RBS nos Estados do RS e de Santa Catarina, objeto de uma devastadora denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal e assinada pelo procurador Celso Trez, na época prestando serviços públicos em Tubarão, mas agora lotado em Novo Hamburgo. Durante todo o governo anterior de Yeda Crusius, o peso demolidor das dezenas de emissoras de TV e de rádio, bem como dos sete jornais diários que possui, fizeram da RBS o tacão que abateu o primeiro governo tucano do RS. A própria RBS admitiu em nota editorial, ano passado, que usou serviços de espionagem da Brigada Militar, e agora mesmo o delator, Marcos Caduri Roberto de Almeida,  que procurou o dr. Geraldo Da Camino para encorpar a chamada Operação Cartola, foi usado mais de uma vez como colaborador em reportagens investigativas de grande repercussão nacional, as mais recentes das quais foram a Operação Solidária, Operação Legislatur e a Operação Pardal (Daer). Caduri sempre aparece como testemunha e sempre esteve junto com as equipes de TV da RBS, atuando diretamente em abordagens e gravações clandestinas. Ele é bastante conhecido como "testemunha".  A leitura da análise abaixo é exemplar para o que ocorre há algum tempo no RS. 

A NECESSÁRIA DIVERSIDADE DA MÍDIA! REPARAÇÃO MAIS DURA DA COBERTURA MALICIOSA!
(Martin Wolf - Financial Times-UOL, 20) 1. É preciso aproveitar a chance para uma reforma dos meios de comunicação. Mas fúria não basta. O Reino Unido deve aproveitar esta chance para reconsiderar a estrutura e regulamentação da mídia. A mídia é um negócio. Mas não um negócio qualquer. Ela não apenas reflete, mas também molda a opinião pública, de modo que detém uma influência política imensa. É por isso que os ditadores buscam controlar os meios de comunicação e os políticos democráticos os utilizam.
          
2. Uma pessoa com controle de uma porção substancial da imprensa escrita e da televisão exerce uma influência enorme sobre a vida pública. Alguns argumentariam que, mesmo assim, é melhor deixar a propriedade aos cuidados do mercado e o conteúdo aos direitos de liberdade de expressão, sujeito apenas à lei de calúnia e difamação e de invasão da vida privada. Mas a propriedade importa. A mídia tem um relacionamento íntimo com o funcionamento da democracia ou, em palavras diferentes, com a capacidade das pessoas de exercer a cidadania de modo eficaz.
         
3. A diversidade da mídia exige diversidade de propriedade. Mas as forças econômicas podem gerar um grau de concentração incompatível com a diversidade desejada. Os políticos então se rebaixam diante dos proprietários que controlam sua comunicação com o público. Na pior das hipóteses, o proprietário pode distorcer essa comunicação necessária de modo a transformar a vida pública. Ver a mídia da mesma forma como veríamos uma atividade comercial é um erro grave, assim como ignorar os aspectos econômicos desse negócio.  Cada país deverá encontrar seu próprio equilíbrio, ciente dos dilemas, particularmente em uma era de profunda mudança tecnológica.
         
4. O que é necessário é um reexame abrangente do papel e regulamentação da mídia no Reino Unido. Além disso, qualquer conclusão desse reexame deve incluir explicitamente um compromisso de nova revisão no futuro, para levar em consideração as mudanças em curso na tecnologia e no ambiente de negócios. Essa revisão abrangente analisaria: a lei de privacidade e de calúnia e difamação; regulamentação da imprensa; concentração de propriedade na mídia; o papel da radiodifusão de utilidade pública; e o financiamento público da mídia, de modo mais geral, e particularmente da imprensa.   A reparação de cobertura maliciosa precisa ser mais dura, preservando ao mesmo tempo a liberdade de expressão; as regras para múltiplas propriedades na mídia devem ser mais rígidas. O país deve manter o apoio à “BBC” por meio de financiamento estável, porque ele define a noção de bem-estar público; e devemos considerar se o bem público do levantamento e análise de notícia de alta qualidade merece apoio público.
* O texto foi resumido pelo ex-prefeito Cesar Maia e publicado na sua newsletter diária.

CLIQUE AQUI para ler tudo sobre as 10 regras que ensinam como manipular as massas através da mídia. O artigo é de Noam Chomsky, homem de confiança das esquerdas mais radicais ocidentais.

3 comentários:

Mordaz disse...

Como no início do Século XX, este discurso fascista prospera entre os políticos preocupados com a exposição que a mídia dá as suas safadezas. Imagina um pequeno jornal ou Blog enfrentar o eixo do mal que assumiu o poder no país? Se nem os grandes resistem, muito menos os pequenos. Conversa fascista para controlar a mídia!

Anônimo disse...

mas essa chinelagem deve favor pra aquela safa que saqueou o estado junto com a organização criminosa que tinha ramificações em mais setores, hein? cruzes

Anônimo disse...

Tem eles a capacidade de comprar pessoa para ser "testemunha".
Veremos do que é feito o Dr. Geraldo Da Camino.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/