Privatização da Corsan de Uruguaiana: prefeito Sanchotene enfrenta TCE, deputado do PT e Corsan

Ancorado num ato juridicamente perfeito, o prefeito Sanchotene Felice, disse nesta quarta a tarde ao editor que não recuará da decisão de privatizar os serviços de saneamento de Uruguaiana, RS. O que ele conversou com o editor:
O Tribunal ameaçou-o ?
O presidente João Osório parece que não me conhece.

Na Assembleia, o deputado Schmidt, do PT, conseguiu aprovar na CCJ da Assembleia uma PEC que obriga a manter como serviço público os serviços de água e esgoto no Estado ?

É tarde. O deputado sabe que a lei não retroagirá neste caso de Uruguaiana. Ele deveria inspirar-se no exemplo do ex-prefeito Antonio Palocci, que privatizou os serviços de água e esgoto em Ribeirão Preto. Até a Dilma está privatizando estatais que não investem, como é o caso da Infraero.

- A Corsan não investe nada em Uruguaiana. A Águas de Uruguaiana, da Andrade Gutierrez, investirá R$ 160 milhões ao longo de cinco anos no município, universalizando os serviços de tratamento de esgoto, hoje cobrindo apenas 8% do universo local. Na foto, o Prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice.

10 comentários:

Mario Rangel disse...

Esta Foz Uruguaiana não é da Andrade e Gutierrez, é da Odebrecht.

Mas o tal prefeito pensa que é dono do mundo (Uruguaiana). Ele vai se dar mal, pois tem embrólios jurídicos aí, mas pelo menos vai ele embolsar uma boa nota de propina da tal privatização. Perto do fim, ele que empurrar goela-à-baixo dos seus munícipes a privatização, pois a população do município é contrária.

Até mesmo na França, em Paris, meca das privatizações da água, o Popder Público retomou os serviços da Vivendi e da Suez, as maiores empresas mundiais de saneamento, por não cumprirem metas e oferecer péssimos serviços.

O tal prefeito, em 2009, recusou R$ 50 milhões para fazer o tratamento de esgotos da cidade. Ele já tinha tudo armado.

Quem viver verá!

Anônimo disse...

Mas se fosse um prefeito do PT duvido que o TCE complicaria.
Certamente houve votação e aprovação na Câmara de Vereadores autorizando o Prefeito.
Agora vem o cidadão aí em cima dizer que o povo é contra.
Se fosse contra a Câmara não teria aprovado.
O Serviço prestado pela Corsan devia ser muito ruim.
Vamos comparar o serviço da Corsan em Canoas e o do DMAE em Porto Alegre só para ter uma idéia.
E Canoas tem uma população considerável.
O preço que o canoense paga é muito maior que o porto alegrense.
além disto a contrapartida é inferior.

Marco Buslins/Uruguaiana disse...

Só quem mora em Uruguaiana para saber como é o serviço da corsan. Sabe que o serviço prestado é péssimo.Desde a época do prefeito Nivaldo Soares,quando a prefeitura financiava tubos de concreto para a população "canalizar" o esgoto de frente das residências a corsan não fez nada para ajudar,nem com ajuda de mão-de-obra.Os que são contra a concessão ou são PT que é sempre contra quando convém ou simplesmente com os outros que dizem que é privatização,só para dar o contra.Esquecem como era a CRT e os serviços da CEEE na cidade e porque não dizer no estado.Pegaram do pé do prefeito, que mesmo com seu autoritarismo, está fazendo mais do todos os outros juntos.Tem suas deficiências,é lógico,como todos tiveram e terão,mas como contentar gregos e troianos?

Anônimo disse...

As corporações estatais são unidíssimas e defendem com unhas e dentes os monopólios estatais para achacar os contribuintes com com péssimos serviços e preços extorsivos.
Em Bagé, há cerca de onze anos, o então prefeito abriu licitação para fazer concessão do abastecimento de água a uma empresa privada. A empresa ganhadora deveria construir uma barragem nova, uma estação de tratamento de esgotos para atender toda a cidade, limitaria suas tarifas a no máximo 90% dos valores cobrados pela CORSAN, calçaria 50 km de ruas e ainda pagaria um adiantamento para saldar salários que a prefeitura devia ao funcionalismo. A concessão seria por vinte anos e após esse prazo o município seria beneficiado por outra concorrência para nova concessão.
A vanguarda do atraso se enraiveceu e fez o jogo sujo do corporativismo estatal. A oposição tinha maioria, vetou o projeto na câmara municipal, entrou com ação judicial e um juiz, com afinidade ideológica, deu ganho de causa ao parasitismo corporativo municipal.
O resultado está aí!
Passados mais de dez anos Bagé continua vivendo recionamentos de água vexatórios, não tem tratamento de esgotos decente, não recebeu os 50 km de ruas calçadas, paga tarifas abusivas, os serviços prestados pela empresa municipal de água e esgotos são ruins, e a vanguarda do atraso, conseguiu até uma dívida externa para o município, junto ao Banco Mundial.
Bagé vai completar 200 anos com população menor que há uma década e sem água 15 horas por dia.
E continuam com a mesma cara, governando o município há mais de uma década e se apresentando ao país como vítimas da seca.
A população aceitou tudo passivamente, julgando-se muito politizada.
Parabéns ao prefeito de Uruguaina pela atitude corajosa de enfrentar o lobby corporativista que além de poderosíssimo é furioso na defesa de seus interesses parasitários.
Se a população de Uruguaiana não se manifestar, correrá o risco de terminar como a de Bagé.
Ricardo Saravia

Olmerindo Borges Braga disse...

Os serviços da CORSAN são um parasitismo total além de cobrar em muitos municipios taxa de esgoto, que deve ser virtual, porque não um metro de esgoto.Parabéns prefeito Sanchotene, precisamos melhorar os seviços, e essa é uma medida privarizando os serviços ineficientes e corporativistas. O PT infelizmente é cego quando quer e muito vivo quando não quer. Esse caso de Ribeirão Preto (devemos mudar o nome da cidade urgente porque afronta aos afrodescendentes), demonstra claramente que aqui a vanguarda do atraso (talibã gaudério) aplica a máxima de "faça o que eu diga do que faça o que eu faço".

Outro caso de digno de nota eram os serviços da CEEE no interior do estado eram precários e modernização das linhas de transmissão abandonadas. Hoje com essas duas empresas de RGE e AESul, nota-se nas cidades verdadeiros mutirões para resolver a troca de postes e linhas com fiação nova. Esses dias na minha cidade tinham na avenida principal 8 (oito) caminhões (diga-se de diferentes empresas do estado) fazendo um mutirão para troca de postes e instalando linha de alta tensão, coisa que jamais seria feito pela CEEE. Agora a mesma empresa na cidade anunciou a troca de mais de 80 transformadores (sucateados pela CEEE), por geradores mais modernos e potentes, caso fosse a CEEE levaria anos com licitações até a compra.

Anônimo disse...

fora Corsan, a odebrecha é a sócia do lula no seu time de foot boll, que que Uruguaiana quer com corporativismo de funcionários ligados s esta petezama incompetente. Uruguaiana é uma referência da América do Sul.

Anônimo disse...

O prefeito Sanchotene Felice está de parabéns.

Este gaúcho honra as calças que veste! Não trai o seu povo!

Anônimo disse...

A corsan tem os seus problemas é certo, mas nenhuma firma privada trabalha pensando mais o social do que nos seus próprios lucros. Essas empresas estao de olho no acuífero guarani e na exportaçao de agua pra Europa. Aqueles que gostam de privatizar estao com a vida ganha e por varias geraçoes viverao bem com os seus lucros. Agora tu ai povo que vives a merce da propria sorte te vira dizem eles. É mole...

Anônimo disse...

A Corsan é uma empresa estatal e não visa lucros, está na situação atual de deficiência em muitos aspectos pelos governos que passaram nos últimos anos e que não priorizaram o saneamento, pelo contrário, retiraram dinheiro da estatal. O problema não é a empresa e sim os governos privatistas que tem sido eleitos ao longo dos anos, a Corsan só é boa para fazer o saneamento nos municípios que precisam de investimentos, onde não há nenhuma estrutura...aí ninguém quer privatizar...estão tentando retirar nosso patrimônio(dos gaúchos) ao invés de investir nele...e o pior é que tem gente achando isso muito bom.

Anônimo disse...

A Corsan esta no estado que esta porque os governos anteriores sucatearam a empresa para entregar ao capital privado passando a impressao que a unica soluçao e a privatizaçao.Todos sabemos que os unicos que saem ganhando com isso sao os poderosos,os quais enchem os bolsos e o povo que se vire ou sera que todos esqueceram do escandalo das lombadas eletronicas e a mafia dos remedios.O prefeito diz que a empresa Foz vai criar 800 empregos ,mas nao diz que e so durante a implantaçao das redes na cidade,afinal para fazer reparo nas mesmas nao precisa tanta gente assim e depois que se virem, enquanto ele e seus familiares estao com a vida ganha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/