Justiça manda Gol pagar R$ 1,5 milhão para passageiros maltratados

Muitas empresas que se organizam como verdadeiros monopólis, oligopólios e até cartéis, utilizam de todo um arsenal de práticas anti-comerciais e abusivas,  para consegui vantagens indevidas junto aos seus consumidores, sem temer a reação devida, o que ocorre por força de lacunas legais e sobretudo pelo caráter difuso com que seus regramentos impõem a relação entre os dois lados.

. No jogo pendular que mede a força de cada lado, via de regra o consumidor desiste da disputa antes mesmo de iniciá-la.

. Os setores que mais se utilizam dessa posição vantajosa,  são os que estão ligados às áreas petroquímica e de aciaria, mas também aos grupos que exploram os serviços de transporte aéreo, telecomunicações e financeiro.

. É por isto exemplar a vitória anunciada nesta quinta-feira pela Associação Nacional em defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo, Andep, que ajuizou  Ação Coletiva de Consumo junto a 15ª. Vara Cível de Porto Alegre. A Andep representou 100 passageiros lesados pela Gol entre 2006 e 2000.

. O juiz Giovanni Conti mandou a Gol indenizar todo mundo. Ela terá que pagar R$ 1,5 milhões – R$ 14.661,78 pra cada passageiro.

. O advogado Marcelo Santini, consultor jurídico da Andep, disse ao editor que a Gol praticou cárcere privado de passageiros em salas de embarque, seqüestro, atrasos, cancelamentos de vôos, desvios de rota, extravio e violação de bagagem e falta de informações.

. No ano passado, a 12ª. Câmara Cível do TJ do RS, manteve a decisão do juiz Giovani Conti.

- A resolução 141 da Anac, editada depois de ajuizada a ação, regrou quase todos osincidentes descritos junto a 15ª. Vara Civel.

Um comentário:

Anônimo disse...

Políbio,

O que se podia esperar de uma empresa cujo dono é um GÂNGSTER, com processo em andamento por mandar MATAR um desafeto?

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