Governo Dilma esconde gastos com novas obras da Copa

Clipping
Jornal Folha de S.Paulo - 17/06/2011

O governo federal decidiu que não vai mais divulgar todos os gastos com obras e serviços contratados para a Copa do Mundo de 2014. Em ofício enviado ao Tribunal de Contas da União, o Ministério do Esporte avisou que a prestação de contas de novos contratos de valor estimado em R$ 10 bilhões vai depender da "conveniência do Poder Executivo". Esse é o segundo recuo do Planalto quanto à transparência das informações das obras da Copa. Anteontem, ele mudou a redação da nova Lei de Licitações e tornou sigiloso também o orçamento inicial. O projeto foi aprovado pela Câmara e ainda será examinado pelo Senado.

Se a mudança for mantida, órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União só serão informados sobre as previsões de gastos se o governo achar conveniente, o que poderá prejudicar a fiscalização dos projetos, como a Folha mostrou ontem. Quando se candidatou a sediar a Copa, o Brasil se comprometeu com a ampla divulgação de suas despesas com o evento. "Todos os gastos públicos serão acompanhados pela internet por qualquer cidadão brasileiro ou do mundo todo", disse o ex-presidente Lula em julho de 2010.

O Planalto prometeu divulgar no Portal da Transparência, mantido pelo governo, na internet informações detalhadas sobre os gastos. A inclusão de novos gastos em áreas como segurança e telecomunicações não é assegurada. O TCU aponta em relatório outro problema: o portal não tem sido atualizado.

6 comentários:

Anônimo disse...

A JUSTIÇA EM DOIS TEMPOS.
O Mané, a plebe o povão:
Ele rouba um pãozinho ou uma margarina:
É chamado de ladrão, safado, bandido, leva pau,
a policia joga o meliante abusado dentro
do camburão como se fosse lixo e vai pra cadeia,
a imprensa faz um escândalo o
repórter faz cara de nojo, fica uns dois anos preso.

O Político, o monarca a elite:
(obs.: esta gente não rouba)
Desvia verba, superfatura obras,
sonega impostos, faz caixa dois,
enriquece mentido que o dinheiro é
de consultoria e foi pago impostos.
Vai o melhor repórter fazer a cobertura
fala do carro da mansão, dos advogados
que já pediram habeas corpus, vai responder
o processo em liberdade e gastando a grana
amealhada.

Anônimo disse...

Pobre seste Pais nao mais mais volta do tunel da corrupcao e da roubalheira desenfreada que ja e largamente comentada no exterior!
Agora alem da bandalheira dos cartoes de credito da presidencia cujos gastos"sao de seguranca nacional" tambem os gastos com esta maldita Copa do Mundo vao passar por baixo dos panos!!!

SERGIO OLIVEIRA disse...

Dizem que é para evitar corrupação?
Ah!ah!ah!ah!
A respeito disto a declaração do Romário, já ensinando sobre administração pública:
“Sem flexibilização, roubalheira seria muito maior", diz Romário
Deputado votou a favor da medida provisória que dribla regras das licitações para obras da Copa de 2014.
Estão querendo fazer concorrência com o CQC ou o antigo Casseta e Planeta.

Anônimo disse...

Até as amebas sabiam desde o anúncio da Copa, que a coisa iria se arrastando com o objetivo de forçar o descontrole do dinheiro público, porém, o que nem Nostradamus conseguiria prevêr é que na undécima hora, o próprio Governo iria forçar um "jeitinho", não só para legalizar mas para também refestelar-se na bandalheira. Disso provavelmente até Deus duvidaria.

Cadê a OAB, cadê o MP, cadê todas as entidades de classe desse país. Só a simples concepção dessa ideia já é um atentado contra o nosso país, e o simples fato de mencioná-la, deveria colocar o seu proponente sob suspeição.

Luiz Vargas disse...

"Negócios imobiliários de Jaques Wagner intrigam a Bahia
Após exigir publicamente explicações sobre o patrimônio de Palocci, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), é que se vê obrigado agora a explicar seus negócios imobiliários. Ele mantinha segredo da compra de um apartamento de luxo no Corredor da Vitória, área valorizada de Salvador, mas a confirmou após notícia nesta coluna. O imóvel fica no prédio “Victory Tower” e Wagner diz ter pago apenas *R$ 1,450 milhão."
site do Claudio Humberto.
*Este imóvel está sub-avaliado no entender de especialistas imobiliários baianos, pois seu preço de venda para os seres normais é a partir de 2,1 milhões de reais.

É interessante notar que os imóveis declarados pelo genial gênio da transversalidade e da concertação em sua declaração de bens apresentada ao TRE também tem esta mesma característica de valores sub-avaliados.

Onde estão os membros da quadrilha PeTralha estadual, a dona Luciana Genro e o seu Pedro Ruas que não tossem e nem mugem quanto a isto e também quanto ao con$$$$ultor Palo$$i?

Crucificaram, espezinharam e atazanaram a ex-GOVERNADORA Yeda Crusius que adquiriu uma casa ANTES de assumir e com recursos oriundos de fontes lícitas e agora se fazem se desentendidos.
Triste esta sina que os botocudos tem de votar em trastes sem caráter e sem honra!

Anônimo disse...

Mariano e seus ! Vão continuar escondendo o Paloci ?
Até lei para ele é feita.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/