Começa a romper o cartel das empresas gaúchas de ônibus de transporte intermunicipal de passageiros

Começa a romper o cartel das empresas gaúchas de ônibus de transporte intermunicipal de passageiros.

. Há 20 anos nada era licitado no RS.

. Agora, por decisão judicial, o Daer terá que licitar a rota Torres-Caxias do Sul.

- Isto é só o começo.

10 comentários:

Anônimo disse...

A linha operada há uns 30 anos pela PLANALTO, de SM até POA, é caríssima, custa 120,00 reais ida e volta. A empresa presta um serviço bom, mas o preço é um assalto, um ônibus na ida e na volta fatura mais de 5.000 reais por dia, e deve ter mais de 12 saídas diárias de cada cidade. Está mais que na hora de ter uma concorrência licitatória séria, para esses valores baixarem.

Mariano da rep. de santa maria

Anônimo disse...

Até que enfim o usuário poderá viajar em ônibus executivo ou leito, capital-interior-capital, sem cheiro de urina, ar condicionado desregulado para as épocas do ano, bancos que reclinam, etc. É só cuidar para que não tenha maracutaia. Aliás, o edital provavelmente pedirá para os novos concorrentes já terem estrutura física própria, ...

Anônimo disse...

na rodoviária de Porto Alegre, quando o DAER vai abrir uma licitação sem sacanagem.

Anônimo disse...

Linha Erechim _ POA, na mão de uma única empresa (Unesul), preços em torno de 130,00 (ida e volta). É muito dinheiro. Tem que haver concorrência.

Anônimo disse...

Legal. Mas fica aqui um pensamento para refletirem: aqui no Brasil parece que apenas empresa de ônibus não paga imposto, pois quando sobe a luz, o gás, a água, o telefone, o aluguel, o colégio dos filhos, o alimento, o plano de saúde, o IPTU, combustível e etc..., ninguém reclama, mas passagem de ônibus acham sempre um absurdo. Concordo que tem que haver licitação, mas isso apenas vai encarecer a tarifa, pois quando se faz investimentos alguém tem de pagar (usuário), além do cartel continuar o mesmo ou pior, bem pior. Sempre foi um sonho do PT ter o transporte coletivo em suas mãos, desde o início do partido.

CARLA disse...

NAO PRECISA LICITAÇAO, JA TEM VANS MUITO BEM EQUIPADAS ATE COM AGUA, CHA, DVD, E AQUELE CONFORTO FAZENDO TRANSPORTE DENTRO DE PORTO ALEGRE( NÃO E SO GUAIBA) DEIXA OS CARAS TRABALHAREM ATE O CUSTO E MENOR.....INCLUSIVE AR CONDICIONADO.

Pescando a notícia disse...

Existe uma verdadeira máfia operando neste setor (Planalto, Unesul, Ouro e Prata). É inconcebível um serviço essencial para a população, estar ao sabor dos interesses econômicos. Certa feita ao ser questionado quanto o porque das poucos horários interior-capital, a Unesul alegou que porque havia poucos passageiros e que todos já sabiam os horários. Isto soa ridiculo. Uma cidade como Passo Fundo com 200 mil habitantes tem 3 horários concentrados de manhã das 7 até as 8 h, meio-dia do 12h até 13:30 e a noite de 19:00 até às 20:30. Ressalte-se o estado dos ônibus que tem mais de 20 anos, que volta e meia quebram durante o percurso. Mas a pior de todas é de longe disparada a Hélios, hoje São Jorge, com verdadeiras sucatas ambulantes, ônibus com mais de 30 anos (era a mais malandra de todas, colocava a carroceria nova em cima de chassis velhos, hoje proibido por lei).
Depois dessa mudança das licitações das empresas de ônibus, devemos rever imediatamente a questão das concessões de rodoviárias que é outro escândalo, famílias que operam por 3 ou 4 gerações os mesmos serviços, diga-se de péssima qualidade. Há rodoviárias no interior do RS que são verdadeiras paradas, sem um mínimo de condições. A rodoviáriade de Passo Fundo é uma vergonha para cidade, porque tenho comigo que a rodoviária é o cartão postal de visita de uma cidade. A de POA quando inaugurou era muito grande para a capital (conheci quando tinham inaugurado, tinha até tv interna), mas hoje serve precariamente os serviços. Imaginem quando da copa 2014 porque muitos vizinhos castelhanos virão de ônibus, assim como, turistas europeus que apreciam viajar de ônibus para conhecer as paisagens brasileiras, vão ficar apavorados com os precários serviços. Na de POA não há nenhum painel gigante informando as partidas e chegadas de ônibus interestadual ou internacional e informações bilingue, imaginam para alguém que não fala a nossa língua.

Luiz Vargas disse...

A intenção é boa, mas sinto um cheiro de maracutaia PeTralha por detrás desta "inten$ão". Ano que vem tem eleições municipais e a cumpanherada PeTralha JAMAIS vai para uma eleição com as cuecas sem recheio e com cofres vazios.

Anônimo disse...

Máfia das rodoviárias, máfia do transporte coletivo, máfia dos pardais....
Vai continuar tudo igual. Só vai aumentar as contribuições para a próxima campanha e as consultorias.

Kafka disse...

Quer saber não acredito que os PeTralhas fação algo contra seus patrocinadores fieis... Eu acho que isso não passa de coação para poderem cobrar muittoo de propina nas eleições que estão ai. Vai ser que nem em Canoas... Falaram na campanha depois assumiram e ficaram calados. Fizeram um acordo para assinarem antes de assumirem para terem desculpa de impossibilidade jurídica. Quando que os PeTralhas respeitaram contrato? Fa sério...

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