Queda de braço com Argentina provoca CPI do Mercosul

Na próxima terça-feira, o deputado gaúcho Jerônimo Goergen (foto) vai começar a recolher assinaturas para instalar uma CPI do Mercosul.

. O deputado reuniu representantes dos ramos industriais têxtil, moveleiro, calçadista e também de bens de capital e máquinas agrícolas, porque todos estão com problemas na Argentina. A lista não é conclusiva.

. O problema não é apenas dos gaúchos.

. Em São Paulo, a Fiesp começou a jogar pesado para cima dos governos do Brasil e da Argentina.
. Produtos gaúchos continuam retidos nas alfândegas argentinas

Há mais de 70 dias, meiomilhão de  pares de calçados de indústrias gaúchas estão retidos na alfândega argentina por falta de autorização para entrar no País.

. Calçados são apenas a ponta do iceberg.

- O editor soube nesta sexta-feira  que os ministérios da Fazenda e da Casa Civil não recebem os gaúchos para conversar. Não é o caso do ministro Fernando Pimentel. No RS, o governo estadual age com lentidão e com pouca vontade política. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Olha nestes 08 anos do Lula a Argentina pintou e bordou, fez o que bem entendeu nas relacoes comerciais com o Brasil.
Espero que a Dilma faça o enquadramento dos hermanos, retaliacao imediata, que eles provem do proprio veneno.

Anônimo disse...

Ué? mas a autoridade em Mercosul na assembléia não era o deputado "tô sem erva"???

Luiz Vargas disse...

Se tivessem pagado uma "con$ultoria" para o cumpanhero, tem que a língua e o rabo preso, Antônio Palo$$i a coisa já tinha andado e estaria re$olvida.

Anônimo disse...

CPI para discutir o que na pratica, pois este tal de "Merdasul" nunca existiu de fato?! Nao existe mercado comum algum entre Paises que so sabem serem predadores e se canibalizarem uns aos outros. Quando quiserem ver um Mercado Comum de verdade olhem para o da Europa com 500 milhoes de consumidores e total livre transito de produtos entre suas fronteiras. Na UK se compra BMW alemao sem imposto algum d eimportacoa so pagando VAT de 20% e vice-versa na Alemnaha com um carro ingles. Assim e com vinhos, vestuario, toda a cadeia alimenticia e etc.
Esta America Latrina nao apreende mesmo!

Luiz disse...

Não sei porque quem não entende merda nehuma fica querendo opinar. Fiquem calados que é melhor. O COMERCIO COM A ARGENTINA É ALTAMENTE FAVORÁVEL AO BRASIL. Quem deve berrar são os Argentinos. Estes criticadores de plantão, examinem os números antes de falar do que não entendem

Anônimo disse...

Posso falar que os produtos retidos na fronteira não foram comprados pelo Governo Argentino e sim por clientes, importadores do setor privado de là que não tem nada haver com as trapalhadas economicas da Dona Cristina kirschner.
As regras comerciais estabelecidas pelos 2 Governos, invariavelmente não è cumprida por quem:
Governo Argentino.
E o Governo Brasileiro tem que ficar quieto???.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/