Lei burra de Manuela reduz procura por estagiários

Caiu drasticamente a procura por estagiários nas empresas privadas. É tudo conseqüência do irrealismo da nova legislação protetiva que saiu da generosa cabeça da deputada Manuela D’Ávila.

. Manuela D’Ávila é responsável pela gradual extinção dos estágios nas empresas.

32 comentários:

Anônimo disse...

e que tal fornecer um pouco de conteudo para o leitor ? apenas opiniao é complicado.. todos tem opinioes, e crer em opinioes é artigo de fé. Precisamos de fatos, idealmente oriundos do sul e nao somente do bom jornalismo investigativo do estadao (SP)

Arno Edgar Kaplan disse...

Ach, essa balofa, de novo...

Mordaz disse...

Esta é a cara da nova política. Fazer menos com menos ainda! Tínhamos que criar uma Comissão da Verdade para saber onde foi parar o dinheiro desviado pelo PCdoB! O Partido da Tapioca.

Anônimo disse...

Queriam o que dela ????? Só beleza e olhe lá !

CARLA disse...

DEVIA ESTAR CHEIRADA...KKKKKKK.....

Anônimo disse...

Burguesinha nunca trabalhou, se mete a fazer lei só podia dar nisso.

Anônimo disse...

PARABÉNS MANU !!!!

TU ÉS ESPERTA HEIN "MENINA"??!!

GRAÇAS A MANU, OS ESTUDANTES QUE PROCURAM ESTÁGIO SIFU !!!!!

Anônimo disse...

Ela tentou transferir direitos trabalhistas para os estagiários. Estágio não é trabalho. Liquidou com os estágios. O que ela quer fazer não funciona nem em pais comunista: lá eles quebram com qualquer solução. Aqui o mercado resolve: não tem mais estágio.
Os ingênuos estudantes, que nada entendem, consideram a anta do atraso como heroina.

Anônimo disse...

Esse é o troco que ella dá para a estudantada que votou nela. Mais burros do que ella.Essa é a cara da nova política kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

O dado em apreço tem alguma fonte de referência? Pesquisa ou algo assim, ou se trata apenas de constatação ou opinião do colunista?

Francisco Amado disse...

Qual é a fonte?

Gostaria de postar isto no meu portal mas, não gosto de postar nada sem fontes e dados.
Tem como conseguir?

Anônimo disse...

Leizinha burra feita para agradar os barbudinhos maconheiros dos DCE's da vida.
E a gurizada trouxa ainda vota nesta criatura.Têm mais que se fu...mesmo.

Anônimo disse...

que coisa , a beleza não ajuda, ao menos para isto, para o resto até voto terá,,,,,,,,,,hahahah

Anônimo disse...

Mas o que poderia sair da cabeça dessa comunista de butique...aconselha a distinta tentar uma vaga na assembléia do povo no regime cubano.

Anônimo disse...

Não é somente em empresas. Estagios em hospitais para estudantes da área da saúde tb. estão muito dificultados. Comunista Burra (redundancia!).

Anônimo disse...

Mas algumas verdades precisam ser ditas. O estágio se transformou em uma forma de burlar a legislação trabalhista. Existem empresas que usam e abusam da mão-de-obra barata dos estagiários. Em minha área, por diversas vezes li anúncios nos jornais que diziam "Procura-se estagiário - curso técnico em eletrônica - ampla experiência em manutenção de monitores de vídeo, computadores e impressoras (!!!).

E coitados dos trabalhadores mais velhos (acima de 35), que tentam se requalificar profissionalmente e no final lhes é negado o estágio por que são considerados velhos demais pelo mercado. Ficam sem diploma e sem emprego.

Em outros setores, o estágio virou peça de ficção, pois muitos dos estudantes já trabalham e não podem deixar um emprego formal a troco de um estágio.

Precisamos encontrar alternativas para o estágio, isso sim, e não torná-lo uma obrigação e deixar os empregadores fazerem o que bem entendem a respeito.

Anônimo disse...

picaretas que mascaravam relação trabalhista em falsos estágios..fora todo o tipo de picareta

Anônimo disse...

Mas com Atitude tudo se resolve

Anônimo disse...

Pois eh, na Prefeitura de porto alegre, depois da lei da Manu quem roda perde o estagio. É um castigo que nao tem relacao nenhuma. a repetencia é muito grande no ensino por varios motivos. o tempo de estagio é limitado a dois anos. Eles querem quem ta no primeiro ano pra aproveitar o tempo todo da gente. mas mando embora quem precisa do dinheiro pra tentar estudar, agora rodei e vou parar de estudar pq não tenho como bancar o estudo. O negocio é largar o estudo de ganhar salario mesmo!!!

Anônimo disse...

A Lei do Está gio, na realidade, mostrpi que a iniciativa deixou um vácuo e alimentou desconfianças em relação ao número de exigências, não tendo sido benéfica nem para estudantes nem para quem os contrata.

A Lei do Estágio surgiu com o objetivo maior de tornar mais clara a relação empresa-estudante, deixando evidente que o estágio não deveria ser considerado um trabalho, mas parte integrante do processo do aprendizado, visando à preparação para o trabalho produtivo. As diversas regras nela contidas, porém, assustaram muitos empresários, que preferiram abrir mão dos estagiários a arriscarem ficar em desacordo com a lei e sofrerem autuações em uma fiscalização.

Entre as várias regras impostas pela nova legislação está a limitação do número de estagiários em relação ao quadro de funcionários e a restrição quanto à carga horária estabelecida aos estudantes. A lei ainda restringe o tempo de duração do estágio, definido em dois anos, estipula a contratação de alunos do ensino médio a somente 20% do quadro total de funcionários de uma empresa, além de elencar os benefícios a serem repassados aos estudantes.

O receio de não conseguir se adaptar ao "tamanho" da regulamentação acabou invertendo o resultado da lei. A relação entre empresários e estudantes acabou esfriando ainda mais. De acordo com a Associação Brasileira de Estágios (Abres), o número de estágios diminuiu de 1,1 milhão em 2008 para 900 mil em 2009. Nesse universo, foi preocupante o recuo de estagiários do ensino médio e técnico - de 385 mil para 250 mil, ou seja, 135 mil a menos.

Jovens nos quatro cantos do país estão sendo prejudicados. A situação preocupa, já que é cada vez maior o número de estudantes que iniciam sua vida acadêmica e são despejados em um mercado de trabalho cada vez mais escasso, transformando o sonho do início de uma carreira profissional em uma busca árdua e frustrante.

E não são os candidatos a estágios os únicos prejudicados nesse primeiro aniversário da lei. Empresários também perdem a oportunidade de encontrar, nessa força de trabalho faminta por absorver trabalho e conhecimento, talentos ímpares para o desenvolvimento de seus negócios.

Anônimo disse...

Abres realiza pesquisa sobre estágio

Levantamento irá atualizar o número de estagiários após a publicação da nova lei.

A Abres – Associação Brasileira de Estágios está realizando uma pesquisa junto às instituições de ensino em todo o país. O objetivo é fazer um levantamento mais detalhado de quantos estagiários temos nos cursos superiores e técnicos e quais os reais impactos que a lei 11.788/08 causou ao estágio desde sua publicação em 26 de setembro de 2008.

A pesquisa foi encaminhada via e-mail para todas escolas técnicas e universidades do Brasil. Antes da lei, havia 1,1 milhão de estagiários sendo 715 mil de ensino superior e 385 mil de ensino médio e médio técnico. O presidente da Abres, Seme Arone Junior, conta com a participação das instituições de ensino para termos números concretos sobre a atual situação do estágio.

“Uma prévia nos mostrou que o número de estagiários havia diminuído em 60 mil, dos quais 20 mil estagiários do ensino superior e 40 mil do ensino médio e médio técnico perderam seus estágios nesse primeiro momento após a nova legislação”, explica Arone. “A maior perda é no ensino médio referente a cota para esses estudantes imposta pelo artigo 17”, completa.

O número de novas vagas diminuiu 40% em outubro. Já em novembro e dezembro algumas empresas, já adaptadas à legislação, começaram a contratar novamente.

Ressaltamos que todas as instituições de ensino que responderem a pesquisa terão seus dados mantidos em sigilo. Os números gerais da pesquisa nacional de estágio serão divulgados no início de 2009.

Caso você faça parte da coordenação de estágio de uma instituição de ensino e queira colaborar ou obter mais informações entre em contato pelo e-mail pesquisa@abres.org.br

Anônimo disse...

Sintomático:a cabeça de um comunista é como uma privada cheia de m*rd*!

Esperar o quê de esquerdopatas?!


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Ela é uma menina muito bonita, mas faltando vivência e sabedoria para administrar uma cidade como ela pensa.

Mordaz disse...

A deputada Manuela d'Ávila recebeu hoje, 6, oficialmente, uma correspondência do Parlamento Cubano e do povo do país (quem falou pelo povo, a ditadura?) pelo gesto de solidariedade da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados para com Cuba. A CDHM apresentou, pela primeira vez na sua história, uma moção em defesa de Cuba, relacionada com a libertação de cinco presos cubanos nos EUA. O Parlamento Cubano, através do deputado Ramon Pez Ferro, Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, reiterou o seu reconhecimento e gratidão à deputada Manuela e a todos os membros da CDHM. Claro que os 200 presos políticos e de opinião em Cuba, a cara da nova política acha que está bem assim. Direitos humanos, afinal, não são para todos!

Anônimo disse...

Isto é uma reflexão para os jovens que votam nesta incompetente !

Adão Patta disse...

Burros e ingenuos sao os que nao sabemas penas que sofrem os estagiarios que cumprem duas jornadas estudos e trabalho e sao explorados por estes empresarios que descobrirao um filao pois nao contratam mais empregados pois estagiario sai quase de graça.Sao jovens que estao no melhor de suas potencialidades e no segundo mes ja estao aptos para executar qualquer tarefa dai ficar dois anos sendo chamado de estagiario conta outra.Eles devem sim receber todos os direitos trabalhistas.Que futuro nos queremos.

Anônimo disse...

Com mais "Atitude" esta lei vai deixar de ser Burra !!!

Surfista Prateado disse...

Bem, todo mundo sabia que ia dar nisso. Agora, esta imbecil vai criar outra lei obrigando empresas a ter estagiários, mesmo que não queiram ou não precisem. Comunista não tem jeito mesmo.

Anônimo disse...

é dando que se recebe, aí ela,dá,dá,dá,dá e dá, e não aprende então não recebe, que coisa como não aproveita a beleza, para ter o que merece, fica só na feiúra dos seus conhecimentos da esquerda burra.

Anônimo disse...

Esclarecimento ao "Adão Patta",às 10:57:

O estágio é uma oportunidade a todo indivíduo inexperiente,profissionalmente falando!

Agora,quanto aos outros aspectos abordados por você,lembro-o de que os esquerdistas estão no poder faz aproximadamente duas décadas!Pergunto:se não está bom,por que não reclamaram do FHC e do Lula?


Almirante Kirk

Adao Patta disse...

Esclarecendo ao "ANÔNIMO" 14:45

Oque esta colocado nao tem nada a ver com esquerda ou direita mas sim com a exploraçao do trabalho destes jovens que sao verdadeiros herois pois muitas vezes nao ganhao o suficiente para sua alimentaçao.Quanto a FHC e Lula sao farinha do mesmo saco.

Anônimo disse...

AO "Adão Patta",às 16:20:

Reitero o que afirmei!
O assunto envolve política;política envolve escolhas;escolhas,em política,envolve ideologias ou visões de mundo!


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/