Polícia Federal indicia secretário de Tarso em crime por evasão de divisas

O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do RS, Mauro Knijnik, ex-presidente da Federasul, é um dos 42 cotistas do Opportunity Fund indiciado pela Polícia Federal por evasão de divisas, conforme investigações feitas no âmbito da Operação Satiagraha, comandada pelo delegado Protógenes Queiroz e que resultou na prisão de vários dirigentes do Banco Opportunity, inclusive seu presidente, Daniel Dantas. O problema é que brasileiros não podem participar desse tipo de Fundo, porque só este tipo de Fundo permite que os rendimentos fiquem fora da cobrança do Imposto de Renda. O indiciamento de Mauro Knijnik não significa julgamento e nem condenação, mas complica bastante sua presença no governo do PT do RS. O governo não falou sobre o assunto nesta sexta-feira. Além da Folha, também o jornalista Claudio Humberto destacou o nome do secretário de Tarso Genro.

Flávio Ferreira
A Polícia Federal indiciou o ex-presidente do Banco Central, Persio Arida, em um dos inquéritos da Operação Satiagraha, por suposta prática de gestão fraudulenta, evasão de divisas e formação de quadrilha, à época em que ele foi um dos dirigentes do Opportunity Fund, do banqueiro Daniel Dantas.Também foram indiciados sob a acusação de evasão de divisas 42 cotistas do fundo, segundo o inquérito. A Folha obteve o nome de 26 deles. Entre os acusados estão o secretário estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul, Mauro Knijinik, o empresário Romeu Chap Chap, a dona da rede "Amor aos Pedaços", Silvana Abramovay Marmont, e o sócio da casa de espetáculos HSBC Brasil Gladson Tedesco. O inquérito da PF investigou o fundo de investimentos Opportunity Fund, sediado nas Ilhas Cayman. Ele participou das privatizações de estatais ocorridas no governo de Fernando Henrique (1995-2002), quando adqu iriu, entre outros ativos, a tele Brasil Telecom e o terminal de contêineres do porto de Santos. A legislação não permite que investidores residentes no Brasil tenham recursos no fundo, pois os rendimentos das aplicações na carteira estão isentos do pagamento de Imposto de Renda.

CLIQUE AQUI para ler a Folha de São Paulo.
CLIQUE AQUI para ver o comentário em vídeo sobre esta notícia.

17 comentários:

Anônimo disse...

Não se preocupe, o delegado que o indiciou será transferido imediatamente para o Acre...

Anônimo disse...

Ué! Onde estão o PSOL, o Sr. Pedro Ruas,Luciransa Genro, Raul Pont, Coluna 10 da Zero Hora? E o MP?

Anônimo disse...

A massa votante nunca vai ficar sabendo porque Zero Hora jamais vai publicar esta noticia. Primeiro porque Mauro é judeu e segundo porque Tarso Genro abriria a caixa de Pandora da familia Sirotsky. Elles tem mais a perder com a divulgação desta noticia do que a ganhar.

Anônimo disse...

Pobre desse delegado... Sua carreira acabou...

Anônimo disse...

Para quem tem uma Stela Farias e jura fidelidade à Cesare Battisti, um Mauro Knijnik desfrutando de isenção fiscal não é nada.

Sinto pelo delegado que o indiciou. Provavelmente amanhã já estará policiando em algum fundão do Brasil.

Anônimo disse...

Só tem falcatruas neste ParTidinho. Poucos são indiciados e raros condenados, mas muitos são os CORRUPTOS!

Aquiles disse...

O Delegado que indiciou este elemento é um homem destemido e de valor incomum. E Tarso Genro também é judeu, é bom lembrar.

Anônimo disse...

Calma pessoal, indiciamento nao é condenacao O passado do cara merece cautela nas conclusoes

Anônimo disse...

E o genro de Mauro Knijnik, Túlio Milman, vai barrar a notícia na Zero Hora?

Anônimo disse...

ninguem aqui esta julgando o acusado. nao somos petistas para agir assim...

Anônimo disse...

Na física cargas iguais se repelem, no petismo cargas iguais se atraem e como se atraem, até nisto eles vão contra toda a natureza! Somente ignorantes e pessoas de má fé neles crêem.

justiniano disse...

Segundo Tarso somente se for preso sairá do governo caso contrário ficha suja é passaporte para o governador. Descoberta a lavanderia agora é hora lavar a roupa suja em casa ou melhor esconder a roupa suja.
Tem muito empresário judeu no RS que está com a pulga atrás da orelha ou resolveu pegar uma aviãozinho para o Uruguai, mas se for amigo do aTraso ou colaborou substancialmente na campanha não haverá problemas, pois com o ex-sinistro da justiça é na base do "xá comigo que resolvo!!"

Anônimo disse...

será possivel isto,neste governo lulista-tarso zé dirceu...................

Anônimo disse...

Sr.Aquiles, o que que o Sr.tem contra os judeus, o Sr.por acaso é nazista

Anônimo disse...

NÃO DÁ NADA.
NO BRASIL SÓ POBRE É CONDENADO.
PARA O JUDICIÁRIO, NÃO EXISTE PT CRIMINOSO.

Aquiles disse...

Ao "Anônimo" das 15:26:

Não tenho nada contra judeus, pelo contrário. Como cristão, é meu dever espiritual defendê-los incondicionalmente.

Vc deve reler a postagem do outro "anônimo" das 16:53 (de 25 de março) que vc entenderá o porquê de eu ter frisado a origem étnica do elemento Tarso Genro.

Anônimo de 25 de março de 2011 16:53 disse...

ninguém aqui foi contra judeus. eu fiz o comentário sobre a RBS e sobre Mauro ser judeu e eu sou judeu. Por ser judeu, me envergonho ao ver a familia Sirotsky ter se vendido a este ParTido que ama o presidnete do Irã e os palestinos do Hamas. Falei em ele ser judeu porque ele será protegido. Sirotsky é um vendido e não por ser judeu mas por não ter carater.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/