Artigo - Portugal quebrou e pode levar junto a União Européia

A crise financeira continua fazendo estragos na União Européia e especialmente na zona do euro. Mais um País, no caso Portugal, será forçado a pedir ajuda externa para sair do buraco fiscal, arrumar suas contas e se enquadrar nos padrões da união monetária. Ele precisará de 70 bilhões de euros. Uma crise política já está instalada em Portugal, que para ingressar na União Européia, recebeu ajuda externa bilionária e reformatou toda a sua economia e a sua administração pública. O editor esteve lá antes, durante e depois do ingresso de Portugal na UE e verificou que os portugueses desperdiçaram a oportunidade. Na época, uma análise corrosiva publicada aqui, despertou reações iradas em Lisboa, mas os acontecimentos de agora comprovam o acerto da posição do editor na época.


CLIQUE AQUI para ler "Crise portuguesa, crise européia", do Estadão desta sexta-feira, página A3.

7 comentários:

Anônimo disse...

Para os que votaram na curriola do Lula, ver a crise desses países da Europa hoje é como prever o futuro do Brasil.
As mesmas mazelas que fizera lá, o Lula fez aos montes por aqui: gastos públicos sem controle, valorização da moeda, perda da competitividade da indústria nacional, aumento do endividamente público, etc...
Viram a dívida externa brasileira? Mas o Lula não tinha quitado toda? A Dilma fechará governo dela com quase 3 trilhões de dívida.

Anônimo disse...

a Europa está perdendo tempo contrate o LULA, este estadista faz milagres.................é um especialista em crises.........principalmente entregando o País, aos grandes grupos econômicos com os recursos do Tesouro, e ainda convencendo os pobres a gastarem quinquilharias importadas.....assim é que se faz.O que que os Europes estão esperando.....se o homem está desempregado, e seu salário é maior do que o do FHC, duzentos mil por dia, isto é uma migalha dado o seu preparo. Agora irá receber uma homenagem dos portugueses, aproveitem bem suas palavras este é o salvador.............. E tem gente que ainda acredita..........hahahaha

Anônimo disse...

Tá ai ! O motivo do pinguço levar a medalha "onoris causa".

Aquiles disse...

Os portugueses vão até a Alemanha passar o pires e pedir esmolas, como já fizeram há algum tempo os gregos.

Anônimo disse...

Os gregos se ferraram porque não fizeram o dever de casa: conter gastos públicos, por exemplo. Portugal segue o mesmo caminho, dizem que a Espanha também está mal das pernas. Realmente, é o que dizem: esquerdinha privatiza o lucro e socializa a despesa.

Anônimo disse...

Com todo o respeito, considero uma bobagem esse raciocinio de "Europa rendida ou quebrada"! O que esta ocorrendo e uma serissima consequencia dos problemas causados pela crise de 2008 que quase levou o mundo a bancarrota. Mesmo Portugal que esta com elevado deficit publico, tem uma infra-estrutura de fazer inveja a qualqeur paiseco da "America Latrina" e saibam que a Europa do alto dos seus mais de 2000 anos de historia e de 02 guerras mundias avassaladoras, saira dessa com progresso e elevado padrao de vida em todos os entidos como sempre ocorreu. O Banco Central Europeu(ECB) ja tem pronto um fundo soberano de socorro aos paises membros da Uniao Europeia de 900 bilhoes d eEuros para fazer frente aos fundos de "Hedge" especuladores e aproveitadores que vao apostando em cima das dividas soberanas dos paises para forcar a elevacao dos juros pagos e tentar levar seus governos a lona. Foi assim com a Grecia e com a Irlanda, ja resgatadas pelos Paises membros da UE e assim sera com Portugal e com Espanha se necessario for.
Eu pergunto: Se os especuladores mundiais que nao param d emandar dinheiro para o Brasil, se aproeitando do maior juro do planeta que e o brasileiro, ficarem com um pingo d edesconfianca do Brasil, o que digamos, nao e nada dificil, como o Pais financiaria a sua "impagavel divida publica" de mais de R$ 1,7 trilhao de reais, emitindo dinheiro e explodindo com o Pais???!!! Ora gente caima na realidade!!!

Anônimo disse...

O anônimo das 09:07 hr, representante da direitalha oligofrênica não sabe a diferença entre dívida com o FMI e dívida externa, mas tudo bem, são assim mesmo.
Portugal está mal das pernas desde que não veio mais dindin das suas últimas colônias africanas e asiáticas. E só não está pior porque a UE injetou rios de euros para que o país entrasse se "endireitasse" e pudessa ingressar na UE (euro).

Mariano da rep. de santa maria.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/