O governo terá que endurecer para evitar a desvalorização do dólar.

Há bastante tempo o editor adverte os leitores sobre os problemas relacionados com a valorização do real.

. Os efeitos mais desastrosos da situação cambial atual ocorrem sobre o setor industrial, porque ele exporta menos e enfrenta internamente a perversa concorrência dos produtos importados.

. Este comentário tem a ver com o aumento da liquidez no sistema financeiro internacional, puxado pelos Estados Unidos.

. O governo federal brasileiro já sabia de tudo e sabe que o cenário econômico internacional só piorará.

. Nesta sexta-feira, o editor voltou a analisar o caso com o ex-secretário gaúcho da Fazenda e atual consultor de empresas no RS, o economista Aod Cunha. Aod repetiu o que vem dizendo e o que tem passado aos seus clientes:

- Medidas tópicas como aumentar o IOF e comprar moeda para controlar o câmbio, além  de contingenciar as importações não resolvem nada. O que resolverá: 
1) conter os gastos públicos, o que levaria o Banco Central a baixar os juros e com isto reduzir a atração por investimentos e aplicações especulativos de dinheiro estrangeiro no Brasil. 
2) compensar as perdas cambiais da indústria via redução de custos, o que poderá ocorrer pela melhora da infraestrutura, reforma tributária, incentivos tecnológicos, desoneração da Folha.

. São remédios duros, alguns até impopulares, mas não tem outro jeito.

CLIQUE AQUI para ler "Dólares perigosos", editorial do Estadão desta sexta.

Medidas precisam sair de imediato no Brasil.

O ex-secretário Aod Cunha acha que o governo terá que prosseguir controlando o câmbio, mas não escapará de medidas de duríssimo aperto fiscal.

. As compensações ao parque produtivo brasileiro terão que começar agora, mesmo que os efeitos demorem.

- Lula e Dilma estarão com Obama, segunda, em Seul, na reunião do G20. Lá, peitarão Obama para que pense nos demais Países. A reunião será inútil.

Fortunatti lançará, terça, o Comitê da Copa 2014.

Será terça, no Sheraton, o lançamento do Comitê da Copa 2014 de Porto Alegre.

. O prefeito José Fortunatti também apresentará a nova logomarca local aprovada pela Fifa.

Grupo Almeida Júnior é catarinense e não de SP.

É de Santa Catarina e não de São Paulo o grupo Almeida Júnior, que apresentará na quarta-feira o seu projeto do Continente Park Shopping, 5º empreendimento da empresa em Santa Catarina.

. O grupo Almeida Júnior confirmou ao editor que está de olho no mercado do RS.

Saiba por que o processo da Operação Rodin virou uma grande farsa.

Nos últimos três meses, de olho no terceiro aniversário da Operação Rodin, considerando o nascimento da criança como o dia das prisões realizadas pela Polícia Federal no RS, o editor encomendou um amplo estudo técnico a uma equipe de economistas e advogados da sua confiança. O objetivo do editor é encorpar os capítulos do livro "O Eixo do Mal", cujo motivo condutor mais dramático foi este incidente policial e político, utilizado ad nauseam para desestabilizar e derrubar o governo e a governadora do RS. O livro é desenhado em cima de entrevistas, relatórios e pesquisas deste tipo.

. Você poderá conhecer o resultado nas 161 páginas do link abaixo.

. O relatório examinou cada um dos contratos realizados entre a Fatec e o Detran, concluindo pela inexistência de superfaturamento, o que por si só elimina a hipótese de assalto aos cofres públicos. O editor aceita réplicas.

. Este documento produzirá perplexidade e protestos, mas o editor lembra que foi no site http://www.polibiobraga.com.br/ a primeira e única publicação de todo o inquérito da Operação Rodin. Na época, a decisão do editor causou estupor em todo o Estado. O editor jamais deixou de acompanhar o caso e não se deixa conduzir por factóides.

. O processo ainda não saiu das mãos da Juiza Simone Barbisan e prossegue na Justiça Federal de Santa Maria.

CLIQUE AQUI para ler o relatório técnico.

Fiergs não discute câmbio e ignora CPMF e desindustrialização.

CLIQUE AQUI paraler o editorial do jornal O Estado de São Paulo desta sexta-feira,  intitulado "CPMF - primeirao recuo de Dilma.


Alinhada de modo carnal com o governo Lula, a Fiergs trata com luvas de pelica os problemas cambiais que Meirelles e Guido Mantega não conseguem resolver no Brasil.

. No site da poderosa entidade da indústria gaúcha, o editor não encontrou uma só palavra sobre o assunto.

. Lá também não existe uma só linha sobre a recriação da CPMF e nem sobre a desindustrialização.

- O presidente da Fiergs, Paulo Tigre, está envolvidíssimo com as negociações que poderão levá-lo ao BNDES. 

Sucessor de Simon só será conhecido em dezembro.

Os chamados cardeais do PMDB do RS não querem saber de discussão de nomes para a sucessão de Pedro Simon antes da hora.

. A hora soará entre o final deste mês e o início de dezembro.

. Até lá as principais lideranças do Partido querem desenhar o planejamento político e eleitoral estratégico.

. Dentro dele é que será encaixado o nome.

PMDB gaúcho aprovará indicações de Dilma.

Se Dilma Roussef convidar qualquer membro do PMDB do RS para o seu governo, haverá apoio do Partido no Estado.

Torturadores de Dilma vão a julgamento, mas STM não abre caixa preta sobre Dilma.

Leia AQUI os conselhos que o editor oferece gratuitamente para Dilma Roussef. São dez sugestões bem humoradas, mas verdadeiras. Nennuma delas tem nada a ver com cleptocracia.

Mal saiu a eleição de Dilma Roussef e já saiu a notícia sobre a primeira ação civil pública contra os torturadores da nova presidente. A ação ignora a Lei de Anistia.

. O processo foi ajuizado pelo Ministério Público Federal.

- Como são conhecidos os verdugos que castigaram Dilma na prisão e eles irão a julgamento, o editor continua cobrando acesso aos autos dos processos movidos contra a nova presidente e que estão sob sigilo no STM.   No comentário que está na capa do site http://www.polibiobraga.com.br/ , o editor cobra providências do Ministro Marco Aurélio, que no STF sentou em cima do Mandado de Injunção ajuizado para forçar a abertura da caixa preta do STM.

Saiba mais sobre a ação do MPF contra os torturadores de Dilma clicando aqui.

ONDE ESTÁ DILMA ?
Depois do suspense causado pelo anonimato dos últimos dias, a presidente eleita, Dilma Rousseff, foi vista na manhã desta sexta-feira (5), tomando banho de mar e andando de triciclo na Praia do Patizeiro, a 18km de Itacaré, ao norte de Ilhéus, região sul da Bahia. Agentes da Polícia Federal fazem a segurança da praia onde Dilma relaxa após quatro meses de campanha eleitoral intensa. A presidente eleita está hospedada na mansão de luxo do empresário paulista João Paiva, localizada no alto de um mirante cercado por mata atlântica. A propriedade fica ao lado de uma área de proteção ambiental e também nas proximidades de um resort, onde especulou-se que a petista ficaria nos dias de descanso.
Dilma desembarcou na última quarta-feira (3) no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, num jato de inscrição PR-SPR vindo de Brasília. A sucessora de Lula deve permanecer na região sul da Bahia até domingo (7) quando embarca para a África para viagem com o atual presidente.

Banco alemão KfW virá nesta terça para debate na Câmara Alemã.

O banco de fomento do governo alemão KfW, por meio de seu gerente de projetos no Brasil, Fernando Nascimento,  será um dos participantes do seminário promovido pela Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre “Sustentabilidade Estratégia e Ética nos Novos Negócios”, na terça-feira, 9/11.

. No primeiro turno, o banco KfW adquiriu notoriedade nacional, porque foi no período que saíram as notícias de que o banco ajuizou ação contra diretores do sistema Eletrobrás, cobrando indenização por prejuízos decorrentes dos avais falsos concedidos pela CGTEE a empresas de energia do Sul. O envolvimento do diretor Valter Cardeal, homem forte da nova presidente, Dilma Roussef, azedou o clima político dentro do governo federal.

CLIQUE na imagem para ler toda a informação.

Eleitores gaúchos não quiseram saber de “realidade”.

No RS, os eleitores que escolheram o novo governador entre os quadros do PT, pareceram seguir esta máxima eleitoral mexicana:

- Chega de realidade ! Queremos promessas.

Obama e Yeda levaram “surras eleitorais” por razões diferentes.

Yeda Crusius confirmou a agenda de segunda-feira, 11h, para a reunião com o governador eleito, Tarso Genro.

. A governadora continua dando mostras de que a derrota mexeu pouco com seu reconhecido otimismo, tanto maior quanto se aproxima o dia da sua viagem aos Estados Unidos, sempre adiado em função do chamado Fator Paulo Feijó. O discurso que fez na quinta-feira, quando comparou a “surra eleitoral” que levou à “surra eleitoral” sofrida por Barack Obama, foi comemorada como um achado no Palácio Piratini.

- O editor considera que as duas derrotas somente são comparadas no tamanho, porque as razões são diametralmente diferentes. É que Obama foi punido por não arrumar o governo e a economia, enquanto Yeda foi punida por ter arrumado o governo e a economia.

Indústria gaúcha dá sinais de desaquecimento em setembro.

Calculado sobre o mês anterior, agosto, o desempenho da indústria gaúcha no mês de setembro registrou leve desaceleração, já que o índice foi de 0,2%, conforme medição do IDI (Índice de Desempenho Industrial). 

. Os números foram divulgados nesta quinta pela Fiergs.

. No terceiro trimestre do ano, o IDI registrou avanço de 7,4% sobre igual período do ano passado, quando a crise global encontrava-se no auge, o que prejudica a análise, já que a base de dados foi muito baixa. Sobre o trimestre imediatamente anterior, o crescimento foi mais modesto: 2,7%.

- Neste penúltimo trimestre, os seis indicadores que compõem a equação melhoraram: massa salarial, 2,1%; emprego, 1,6%; faturamento, 1,7%; capacidade ocupada, 1%; uso de insumos, 3%; horas trabalhadas na indústria, 2,2%. 

- Os setores industriais eletroeletrônicos do RS não param de se queixar da invasão de concorrentes estrangeiros.

 

Clientes do Bradesco já podem operar via celulares da Claro.

A Claro anunciou em Porto Alegre que seus clientes podem acessar livremente as contas que possuem no Bradesco.

. Isto inclui pagar contas e transferir dinheiro.

. O diretor do Departamento Bradesco Dia & Noite, Luca Cavalcanti, mandou dizer nesta sexta ao editor que um milhão de correntista usam o celular para acessar suas contas do Bradesco.

- Para esclarecer dúvidas ou obter orientações sobre o uso dos serviços o Banco disponibiliza o site bradesco.com.br, item Bradesco Celular ou o cliente pode ligar para o Fone Fácil Bradesco: 4002-0022 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-570-0022 (demais regiões) - opção 9 (atendimento personalizado).

Líderes dos Partidos que deram vitória a Serra reúnem-se neste momento no Copacabana

Já estão no restaurante Copacabana, Porto Alegre, os deputados e dirigentes partidários que integraram o comitê suprapartidário que deu apoio e virou as eleições para Serra no RS.

. A surpreendente virada eleitoral ocorreu em todo o Estado, mas foi maior em grandes cidades como Porto Alegre, Caxias, Gravataí, Pelotas e Santa Maria.

- Alguns deputados e dirigentes considerarão a proposta de ato público em Porto Alegre para comemorar a vitória, mas também querem discutir de que modo poderão permanecer unidos para as eleições municipais de 2012. A unidade gaúcha contou com a participação do PMDB, PP, PSDB, PPS, PHS e DEM.

Aécio: "Lula não verá uma oposição como a que o PT fez com FHC"

Na primeira aparição após a eleição de Dilma Rousseff (PT), o ex-governador de Minas e senador eleito, Aécio Neves, evitou polemizar com o PSDB paulista, reiterando os elogios ao candidato derrotado José Serra. Mas deixou clara a disposição de protagonizar a oposição no seu retorno ao Congresso, mobilizando o Parlamento para construção de agenda pela aprovação das reformas política e tributária.

. Em entrevista coletiva, defendeu a participação dos governadores do PSDB na construção de um projeto de poder, rebateu a declaração do presidente Lula, que pediu atitude não-raivosa da oposição, e disse que, ao contrário do comportamento do PT, a oposição no governo Dilma será não só responsável e generosa com o Brasil, como terá o dever de apresentar agenda propositiva no Congresso.

Governadores defendem volta da CPMF

Os governadores do PSB defenderam ontem a criação de um novo imposto para financiar a saúde – a CSS (Contribuição Social para a Saúde) ou a volta da CPMF. Pronta para votação na Câmara desde 2008, a sugestão é que a CSS tribute em 0,1% as movimentações financeiras e que o valor seja integralmente destinado ao setor.

. O tributo foi embutido no projeto que regulamenta a Emenda 29, faltando votar só uma emenda do texto. Caso seja aprovado, ele ainda precisa passar pelo Senado. "A pauta real do povo não é quem será ministro de A ou B, mas a necessidade da saúde. Por isso, se for necessário criar um novo imposto, vamos fazer", disse o presidente do PSB, o governador reeleito Eduardo Campos (PE). O PSB foi o partido aliado a Dilma Rousseff (PT) que mais elegeu governadores: seis.


OPINIÃO DO LEITOR
As urnas nem esfriaram e já estamos discutindo o aumento de impostos.
Os políticos não respeitam os eleitores e pensam que somos burros, otários, idiotas e outros adjetivos mais. A presidente eleita prometeu diminuir impostos e devido a vingança do Lula (que não engoliu até hoje a derrota da CPMF no Senado) disse que vai ouvir os governadores. Ela tem que ouvir os eleitores! O que parece esquecido é que a sociedade derrotou a CPMF na ocasião e devemos fazê-lo de novo agora. Não a CPMF já! 

Eng. Jose Inacio Rad, Porto Alegre - RS


Polibio, quando em 2007 foi extinta a CPMF, o Governo criou o IOF 0,38%  sobre toda e qualquer operação de crédito no mercado financeiro. Agora já estão falando na volta da CPMF, irão retirar o IOF sobre as operações de crédito ou acrescenta-se somente a CPFM.
Damos o Nome disso de "REFORMA TRIBUTÁRIA" ??

Abs, Rosnei Alfredo da Silva, Parobé - RS.

As 11h, aqui ao lado e na Twitcam, o editor falará sobre os processos de Dilma no STM

Não foi julgado até agora a ação que pretencia abrir os arquivos dos processos movidos contra Dilma Roussef no STM. Ajuizado há duas semanas com pedido de liminar, já que as eleições estavam ás portas, o Mandado de Injunção que o editor protocolou no STF através do advogado gaúcho Leudo Costa. O caso está há 14 dias nas mãos do ministro Marco Aurélio, que não levou adiante o pedido, embora o caso fosse de urgência.

. Uma ação cautelar movida pela Folha de S. Paulo com o mesmo objetivo e protocolada no mesmo dia, foi arquivada pela ministra Carmem Lúcia, que alegou não caber o remédio ao caso.

- As 11h, na capa deste site, aí ao lado, mas também no endereço Twitcam (http://twitcam.com/2m4ty), o editor vai analisar tudo isto e os problemas que esta censura à imprensa causam à liberdade de expressão no Brasil.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/