DataFolha divulgará primeira pesquisa da campanha neste sábado

DataFolha divulgará neste sábado sua pesquisa eleitoral. O serviço de campo já terminou. Agora é só tabulasr e divulgar.

Outras três pesquisas estão a caminho:

SENSUS

Encomendada pela CNT, a pesquisa entrevistará 2.000 pessoas entre segunda e quarta.

VOX POPULI
Encomendada pelo iG, serão 3.000 entrevistados na segunda e na terça.

IBOPE
Encomendada pelo Estadão e pela Globo, entrevistará 3.010 pessoas entre segunda e quarta. DETALHE: a pesquisa, como o Datafolha, também faz um interrogatório religioso - repetindo praticamente as mesmas perguntas.

Próximo governo começará com forte quebra de safra agrícola no RS.

A própria Conab aposta em diminuição da próxima safra de grãos (2010/2011) no RS, por conta do La Niña.

. A queda prevista pela Conab é de 6,3%, com o que a safra somará 23,2 milhões.

. O editor conversou com líderes agrícolas de várias regiões e percebeu que todos temem os efeitos catastróficos do La Niña. A percepção geral é de que a safra gaúcha mal emplacará 20 milhões de toneladas.

. Quando o tempo prenuncia desastre no Cone Sul, o fenômeno não costuma durar um ano apenas.

. O próximo governo começará com algo parecido com um desastre agrícola no RS.

. Será um governo de vacas magras na agricultura, bem diferente do que aquele que Yeda deixará ao final do ano no RS.

. Yeda acumulou quatro supersafras seguidas de grãos no RS, algo jamais visto antes neste Estado.

Produção de alimentos despencará no Brasil em 2011.

O raciocínio válido para o desastre anunciado para a produção agrícola gaúcha 2010/2011, vale também para o Brasil.

. A Conab aposta em queda de apenas 0,7% na produção, num cenário otimista. Seriam 147,9 milhões de toneladas.

. O governo federal parece ignorar os efeitos devastadores decorrentes do La Niña que se aproxima velozmente das costas do Peru.

. Por que ocorreriam efeitos tão devastadores ?

. O editor conversou com o diretor da Brasoja, Antonio Sartori, que há 30 anos examina os relatórios climáticos publicados pela Universidade do Colorado:
- Será a primeira vez que as águas do Pacífico, das costas do Peru para baixo, terão sua temperatura reduzida em 2 pontos percentuais. O La Niña virá muito forte. Teremos um verão sem chuvas. 

Raul Pont ordena que Yeda paralise todas as PPPS no RS.

Espécime raro de irmão Zangado, o Deputado Raul Pont, Presidente do PT, foi aos jornais para fazer um repto à governadora Yeda Crusius:

- O governador Tarso Genro quer que Yeda pare agora mesmo as PPPS para a construção da ERS-010 (Via Leste, para desafogar a BR-116), o Presídio de Canoas e a Revitalização do Cais do Porto.

. A transição começou pelos jornais e através de diktakts.

. O PT despreza filigranas jurídicas,  instâncias, ritos e rituais da chamada ordem burguesa, preferindo a democracia direta.

. E se Yeda Crusius, a governadora em pleno exercício das suas funções, não aceitar o ukase petista ?

- Tarso irá ao Ministério Público para impedir tudo.

. O Deputado Raul Pont parece não saber que o Ministério Público não é um departamento do PT e sequer uma repartição do governo estadual.

Yeda ignora o diktakt petista e segue com Cais Mauá. Hyatt terá hotel em Porto Alegre.

Nesta sexta-feira, o governo gaúcho ignorou o diktakt do governo que se instalará em janeiro e analisou as propostas para a escolha da empresa que implantará o Cais Mauá em Porto Alegre.

. O complexo receberá investimentos privados de R$ 500 mihões.

- O consórcio capitaneado pelo Grupo Bertin de São Paulo, em parceria com a espanhola Landside, entregou projeto à Comissão Especial de Licitação da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais do Estado (SEDAI). Na próxima quarta-feira (13), a parte documental será avaliada. A expectativa é que a concessão do arrendamento da área por 25 anos seja anunciada até dezembro.Entre os novos empreendimentos previstos, um hotel Hyatt Place, que será construído pela Ivo Rizzo. Além do Hyatt, a nova orla contará com uma casa de espetáculos, um Business Center e um shopping com 92 mil m2 – a área total de revitalização vai da Estação Rodoviária até o Gasômetro. “É um projeto grandioso, que trará modernidade e funcionalidade ao Centro da cidade. Devolverá à população de Porto Alegre o acesso a uma bela área pública”, afirma Rui Back, diretor executivo da Ivo Rizzo.Os galpões do cais também serão revitalizados: receberão a companhia de lojas e restaurantes, sem perder o espaço de eventos. Uma ciclovia contornará a margem do Rio Guaíba ao longo de toda a extensão do novo cais – a arquitetura do projeto é assinada pela espanhola b720.Após a avaliação da parte documental, o consórcio terá oito dias para prestar esclarecimentos. Respeitados os prazos legais do edital, uma apresentação pública da proposta, com todo o conceito arquitetônico, será realizada. Back adianta que a previsão é iniciar as obras até o final do primeiro semestre de 2011. A entrega deve ocorrer antes da Copa do Mundo de 2014.


Heitor Muller entra na disputa pelo comando da Fiergs.

Heitor Muller, ex-Frangosul, aceitou incluir seu nome na lista dos candidatos à sucessão de Paulo Tigre na Fiergs.

. Os outros candidatos são Ricardo Felizola e Astor Schmitt.

Simers manda suspender exportações para Venezuela.

Nesta sexta-feira o poderoso Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS, Simers, recomendou que as indústrias do seu setor devem suspender suas vendas para a Venezuela. O Simers denunciou a interrupção das importações que vinham sendo feitas pela Venezuela.

. Acontece que o Coronel Hugo Chavez expropriou, domingo, os ativos da empresa Agroisleña, que tem 60 lojas e era responsável por 60% das importações de máquinas agrícolas do Brasil.

. O Presidente do Simers, Claudio Bier da Silva, disse ao editor que são recorrentes problemas com a Venezuela. Em 2008, Chavez interrompeu importações, porque fez permuta de petróleo com a Argentina.
Bier da Silva pediu a ajuda do governo Lula, mas o caso não foi adiante. Ele está pedindo ajuda de novo.

- A Abimaq informou que as exportações de equipamentos agrícolas para a Venezuela somaram US$ 65 milhões este ano.

Padilha e Brum disputarão o comando do PMDB do RS.

No dia 15 de novembro, os Deputados Eliseu Padilha e Edson Brum disputarão a Presidência do PMDB do RS. Brum avisou a Simon que é candidato. Os dois falaram na quarta-feira.

.  Márcio Biolchi e José Fogaça correm por fora.

PMDB não quer quebrar os cristais e continua em cima do muro no RS.

Ao remeter qualquer decisão para mais adiante, o PMDB do RS reafirmou a tese fogacista da “neutralidade ativa”, porque não quer quebrar os cristais.

. E la nave va.
 
CLIQUE AQUI para ouvir a orquestra de cristais (copos de cristal) interpretar Verde.

Postal é candidato ao lugar de Giovani Cherini.

Caso o novo governo do PT não monte um rolo compressor na Assembléia, o primeiro presidente da nova legislatura será Alexandre Postal, do PT.

Tarso almoça Dilma com líderes do PT, mas poderá jantá-la em 2014.

Nesta sexta-feira ao meio dia o governador eleito do RS, Tarso Genro, assumiu na prática a coordenação da campanha de Dilma Roussef no RS.

. A conversa entre os líderes do PT ocorreu no restaurante Copacabana.

- O editor não acredita em empenho extraordinário de Tarso. Caso Dilma Roussef não se eleja, Tarso será forte candidato a Presidente em 2014. Lula ? Ora, Lula. 

Arthur Virgílio denuncia fraude no Amazonas e apresenta provas ao MPF.

O Senador Arthur Virgílio, do PSDB, derrotado nas eleições de domingo, conseguiu reunir provas materiais de uma assombrosa fraude eleitoral praticada nas eleições do dia 3 de outubro no Amazonas.

. O Senador, ex-líder do PSDB no Senado, perdeu as eleições para Eduardo Braga, PMDB, ex-governador, e para Vanessa Grazziotin, do PCdoB, apoiada por Braga.

. A fraude envolveu uma empresa amazonense, a A.C. Nadaf Neto, que usou agências do Bradesco. O Bradesco disse que não tem nada com a história e abriu auditoria.

. O Senador fez a denúncia formal ao Ministério Público Federal.

Nota do editgor - O editor vem insistindo com a possibilidade de que tenha ocorrido fraude eleitoral, mas aiknda não tem evidências materiais. O esquema denunciado por Virgílio no Amazonas, pode ter ocorrido em outras regiões do País,  porqaue algumas campanhas, inclusive no RS, apresentaram evidentes sinais de riqueza, incompatíveis com a renda e as possibilidades dos candidatos. Descobrir o modus operandi da transferência de dinheiro para os comitês e para comprar eleitores é o grande desafio do momento, porque isto pode ter acontecido também no Estado.

CLIQUE ao lado para ler a reportagem completa do Diário do Amazonas.

Na TV, programa mostra animado Serra e alfinetadas em Dilma, no PT e em Lula

Ao contrário do primeiro programa de TV apresentado pelo PT, o PSDB conseguiu botar na telinha 10 minutos de grande entusiasmo.

. É outra campanha.

. O candidato também comemorou seus 33 milhões de votos, apresentou propostas e botou a falar Aécio Neves, Anastasia, Alckmin, Raimundo Colombo e Beto Richa, mas desta vez começou por cutucar Dilma, o PT e Lula com vara curta:

1) Ao analisar demoradamente sua biografia, contrapondo tudo ao magro currículo mais recente de Dilma Roussef.

2) Ao aproveitar a carona da discussão sobre o aborto, para apresentar belas inéditas e prolongadas imagens de mães grávidas, no bloco em que tratou do seu projeto Mãe Brasileira, já conhecido no primeiro turno.

O golpe final foram duas bonecas russas babuskas. Na boneca de Dilma Roussef não existem personagens para encaixe.

Primeiro programa de TV do PT mostrou sombrios Dilma e Lula

Não chegou a ser soturno, mas o animus que permeou todo o programa eleitoral de TV da tarde desta sexta-feira foi mais do que sombrio.  As falas crepusculares de Dilma Roussef, mas sobretudo a de Lula da Silva, foram arrastadas e cadenciados por ritmo lento e lamuriento, de personagens que decididamente estão na defensiva. A derrota eleitoral para Serra-Marina quebrou a auto-estima petista, abalada ainda mais por uma inesperada questão religiosa que trás junto uma delicada discussão moral e ética sobre o modo petista de fazer política e governar. Pareceram recorrentes no programa do PT:

1) O apelo à palavra de Deus, figura divina na qual Dilma deixou de acreditar quando tinha 19 anos e adotou a cartilha marxista-leninista, aderindo à luta armada para a implantação da ditadura comunista no Brasil.

2) A apelação aos valores da vida, via oblíqua através da qual a candidata quer dizer que não disse o que disse sobre o aborto. O programa abriu com a comemoração dos 47 milhões de votos recebidos ("67% da população mostrou que quer uma mulher", disse Dilma Roussef). O programa de 10 minutos,  também incluiu a fala de governadores e senadores vitoriosos, voltou a demonstrar programas realizados pelo governo Lula e propôs a continuidade das ações do atual governo. Todo o bloco final foi dedicado a rebater "as mentiras da Internet" e a abrir espaço para uma fala enfadonha e rancorosa de Lula. Claro que também sobrou para FHC, mas o refrão soou falso como uma cédula de tres reais. O PT sentiu o golpe e não entende o que está acontecendo.

O editor recomenda o video a seguir para descontrair o animus do pessoal durante o feriadão.
Trata-se de uma bem humorada reconstrução da Valsa da Dilma. É um dos materiais que circulam adoidamente pela Internet, cujo controle escapou das mãos  do Sr. Marcelo Branco.


http://www.youtube.com/watch?v=eChYzVqqFOc

No Manhattan, Lula é espinafrado por Marcelo Madureira

DICA DE VÍDEO 

Em tempos de eleições, o Marcelo Madureira, do Casseta e Planeta, desabafa sobre o Lula no programa Manhattan Connection da GNT:. Excelente! 
Ibrahim Erisseira, Curitiba, PR.

http://www.youtube.com/watch?v=QjjhnMyPTxM&feature=related

Entrevista, Cesar Maia: "Marketing eleitoral foi atrasado, do tipo Vote em Mim"

A entrevista a seguir é de Cesar Maia, ex-prefeito do Rio. ele aborda o fracasso do marketing político nesta eleição. A análise que faz, serve como uma luva ao caso do RS.

O Senhor acompanha atentamente marketing político ao redor do mundo e aqui no Brasil. O que mudou em termos de marketing nesta eleição? Os candidatos estavam mais engessados, excessivamente guiados por talking points. Tivemos uma eleição de marketing politico primário, típico de 50 anos atrás na América Latina com o caudilho orientando o eleitor e ocupando todos os espaços, nas ruas, nas rádios, nos panfletos e agora na TV.

O que o Senhor acha da estratégia de marketing da Dilma e do Serra?
Nenhum dos dois teve estratégia de marketing se usarmos como referência os Estados Unidos e a Grã-Bretanha. Dilma fazia uma comunicação simplista: de quem quer o caudilho, vote em mim. Serra apostou numa continuidade com melhorias e teve que mudar tudo atropelado pelos escândalos que envolveram o Planalto. Marina começou com o discurso de sustentabilidade e século 21, e cresceu em função do voto evangélico e os valores cristãos que professa. Não houve estratégias.

Há um artificialismo na campanha?
Não. Há o relançamento do populismo eleitoral dos anos 50. E por isso fenômenos de voto, nessa mesma linha para parlamentares.

Os debates foram muito engessados? O que deveria mudar?
Não houve debates se tomarmos como referência os debates nos EUA, Grã-Bretanha, Espanha e França.

E o horário politico, cumpre a função de informar o eleitor?
Serve para isso, mas esse ano foi depolitizador: vote em mim porque 'papá' pede.

Faltam figuras políticas carismáticas na eleição atual, como foram em uma era Jânio Quadros, Juscelino?
Faltam agendas. Os caudilhos dos anos 50 tinham agenda. Os de hoje apostam na antipolítica no sentido que os cientistas políticos dão.

Tem uma "Erenice" no Superior Tribunal Militar. Ministra que pediu vistas foi "braço direito" da Dilma..

OPINIÃO DO LEITOR

Faz jus a matéria publicada recentemente em Veja sobre tentáculos do polvo - um ensaio sobre totalitarismo. Dilma plantou vários assessores e assessoras de confiança  (LEIA, a seguir, as ações de Ibanez Cassel, outro gaúcho que Dilma Roussef plantou no governo do PT, em Brasília) todos em cargos de confiança na Petrobrás, no Superior Tribunal Militar, em áreas estratégicas, que agora começam a ser descobertos. Alguns deles exercem funções de vigilância sobre inúmeras atividades, mas quase todos também sabem fazer negócios paralelos bem remunerados. Sob o atual governo do PT, o Estado foi privatizado, porque funciona em benefício particular de agentes públicos aninhados em cargos de confiança.Ao mesmo tempo,  estas pessoas estão seriamente comprometidas com corrupção e(ou) espionagem. Roberto Rosen, Brasília, DF.

CLIQUE ao lado para aumentar a imagem e ler a reportagem de hoje da Folha de S. Paulo.

Ibanez Cassel, diretor de estatal levado por Dilma, é sócio da Capacitá Eventos, que assinou contratos sem licitação com a Petrobrás.

Durante todos os dias desta semana, o editor conversou com jornalistas do Rio, São Paulo e Brasília, interessados em obter informações sobre a empresa gaúcha Capacitá, a maior da sua área no RS, e Ibanez Cassel, diretor de Gestão Corporativa da Empresa de Pesquisas Energéticas, a EPE.

. Por trás do interesse estavam as denúncias que acabaram aflorando a partir de segunda-feira (o jornal O Globo fala em quinta-feira, mas o editor já sabia disto desde segunda), de que a Capacitá abiscoitou contratos sem licitação com a Petrobrás. A Capacitá atendeu e atende muitas contas do governo atual, ao qual pertence um dos seus sócios, Ibanez. Até o camarote da Apex, no Carnaval do Rio deste ano, foi evento montado pela Capacitá. Era o camarote (2 andares) mais luxuoso. Foi um contrato milionário. Ali rolou champanha e caviar e Joãozinho Trinta e Carlinhos de Jesus animaram os dias e noitadas.  Ibanez Cassel é marido de uma da diretora Geral da Capacitá, Eliana Azeredo.  Ele é sócio da empresa, mas além disto é homem da maior confiança de Dilma Roussef, que foi quem o levou para a EPE ao tempo em que comandou o Ministério das Minas e Energia. A EPE, com Cassel, chegou a trazer o escritório de advocacia Trajano & Silva, o mesmo onde despachava o lobista e auxiliar de Dilma, o filho de Erenice, Israel Guerra. Ibanez e Dilma são parceiros desde os tempos em que ambos eram do PDT. Ele é auditor-fiscal da secretaria gaúcha da Fazenda.
 
. Foi Ibanez Cassel quem assinou dois contratos pela Capacitá, no valor de R$ 538,5 mil.

. Apenas para produzir o evento da inauguração da plataforma P-53, em Rio Grande, onde Lula foi “aplaudido” entusiasticamente e Yeda foi “vaiada” com decisão, a Capacitá levou R$ 438,8 mil.

CLIQUE na figura ao lado para ler a reportagem completa do jornal O Globo desta sexta-feira.

Dilma abriu na defensiva seu primeiro programa eleitoral na TV

Recomeçaram nesta sexta-feira as propagandas da campanha eleitoral presidencial. No rádio, o material dos dois lados foi ao ar as 7h, mas outra carga sairá ao meio dia. Será assim até o dia 29. Na TV, a estréia de Serra e Dilma já ocorreu, porque os dois Partidos têm direito a 7min30s por dia para inserções de até 30 segundos cada vez. O ponto alto serão os programas das 13h e das 20h30m, porque cada candidato terá 10 minutos para disponibilizar o que quiserem.

. Caso se confirmem nos horários principais de TV o que já saiu de manhã nos comerciais de 30 segundos, Dilma continuará se defendendo dos ataques que vem recebedo sobre suas posições e do PT relativamente ao aborto. A questão dos valores religiosos, no fundo uma posição sobre valores morais, éticos e legais, também constou da propaganda de Serra.

- No domingo a noite, os dois candidatos participarão do primeiro debate do segundo turno, na Band.

A QUESTAO RELIGIOSA
Dom Emílio, bispo de Campo Limpo, SP, é outro religioso que resolveu interferir no debate eleitoral. Veja:
http://www.youtube.com/watch?v=6ReNtpTykKI&feature=player_embedded#!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/