Gabeira (PV) reafirma apoio a José Serra no 2º turno

Fernando Gabeira (PV) afirmou na tarde desta segunda que "não tem a mínima idéia" de como Marina Silva (PV), vai se comportar no segundo turno. Porém, ele garante que, mesmo não sabendo como será sua própria participação na campanha do candidato José Serra (PSDB), no segundo turno, sua palavra será honrada. "Eu dei a palavra que apoiaria o Serra no segundo turno, caso a Marina não fosse com ele. Eu vou honrar a minha palavra, disse. “Vou procurar fazer as coisas de uma maneira harmônica." O verde se comprometeu a debater o assunto com Marina, mas "sem a intenção de convencê-la".

Governo Lula aumenta IOF um dia após eleição

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira, a elevação da alíquota de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 2% para 4% para os investimentos estrangeiros em renda fixa. A medida vale já a partir de amanhã, dia 5. Segundo o ministro, o objetivo é evitar a valorização excessiva do real que causam prejuízos para as exportações brasileiras. De acordo com Mantega, a iniciativa não atinge os investimentos em Bolsa nem os investimentos estrangeiros diretos (IED).

Os institutos de pesquisa apostaram todas as fichas em Dilma e quebraram a cara no Brasil.

Mais uma vez os institutos de pesquisa erraram de maneira fenomenal, inclusive as pesquisas boca de urna, que deram vitória a Dilma, que levaria e não levou mais de 50% dos votos.

- Terá que ser avaliado o papel corrosivo, indecente, atrabiliário, indevido, jogado pelos institutos de pesquisa, com ênfase para Vox Populi, o mais decididamente aparelhado pelo lulo-petismo. O PSDB do Paraná soube conter em tempo essa intromissão indevida dos institutos de pesquisa no processo eleitoral local, impedindo em juízo a continuação da manipulação contra seu candidato, agora eleito em primeiro turno. O que se espera é que o próximo Congresso saiba estabelecer regras e procedimentos claros para o funcionamento desses institutos.

CLIQUE NOS MAPAS para examinar o mapa que o Ibope armou antes das eleições, baseado na sua pesquisa, e o mapa da realidade que surgiu depois das Eleições. O serviço é de um leitor do jornalista Reynaldo Azevedo, Feliciano Maduro. As áreas vermelhas indicam vitória de Dilma; as azuis, de Serra; o que está em cinza, indefinição. A comparação dos dois mapas expõe com crueza o tipo de interferência cretina que os institutos de pesquisa eleitoral produziram nas eleições em curso. As oposições venceram em Estados que representam 53% dos votos do Brasil

Serra e Dilma recomeçam nesta quarta seus programas de rádio e de TV

Recomeçarão nesta quarta-feira os programas de rádio e de TV de Dilma e de Serra. Os dois candidatos terão tempos iguais.

. Para este segundo turno, já foram agendados pelo menos tres debates por redes nacionais de TV e um quarto está a caminho.

Serra venceu as eleições em Porto Alegre

Por mais surpreendente que possa parecer, Serra venceu as eleições em Porto Alegre, 900 mil eleitores. Os 338 mil votos que conseguiu, estão muito próximos da soma das votações de Fogaça e Yeda.

. Em Porto Alegre, venceu Tarso Genro, por larga margem.

Votação para presidente
1 JOSÉ SERRA 45 PSDB 338754
2 DILMA VANA ROUSSEFF 13 PT 328041
3 MARIA OSMARINA MARINA DA SILVA VAZ DE LIMA 43 PV 150083

Votação para governador

1 TARSO FERNANDO HERZ GENRO13 PT 419761
2 JOSÉ ALBERTO FOGAÇA DE MEDEIROS15 PMDB 214686
3 YEDA RORATO CRUSIUS45 PSDB 144516

Saiba por que razão Tarso Genro venceu as eleições no RS.

OPINIÃO DO LEITOR
O editor postou nota em que afirma que municípios onde o PDT tem o prefeito, a votação de Fogaça foi pífia, o que configuraria uma traição. Dou dois exemplos de municípios governados pelo PMDB, nos quais Tarso venceu com folga. A avaliação do editor estava incorreta:
Mas em municípios governados pelo PMDB o Tarso venceu disparado.

Santa Maria:
Em 2008 Schirmer fez 80.989 votos e Fogaça, agora, fez 32.070;ao passo que Pimenta fez em 2008 - 58.700 e Tarso, agora, 83.797.
Caxias do Sul:
Sartori em 2008: 134.320; Fogaça, agora, 77.841
Pepe em 2008: 112.818; Tarso, agora, 121.882

Pelo menos duas situações surpreendentes surgiram nas eleições para o governo do RS e que os institutos de pesquisa não conseguiram captar com precisão:

1) Yeda conseguiu bem mais votos do que previam as pesquisas.

2) Mont’Serra Martins, do PV, e não Pedro Ruas, do PSOL, superou a casa dos 1%, embalado na onda verde comandada por Marina Silva.

. O outro dado tem a ver com a votação de José Fogaça, do PMDB, que foi muito mais raquítica do que previam os institutos de pesquisa.
 
. Ganhou Tarso Genro, do PT, que emplacou níveis de votação jamais alcançados antes por qualquer candidato do Partido no RS.

. Mas a oposição ao PT segue muito forte no Estado, porque conseguiu 46% do total dos votos.

- Os acertos de Tarso Genro e do PT – Ao privilegiar uma campanha pasteurizada, alienada politicamente, da qual eliminou todo o conteúdo e retórica xiita fundamentalista guasca e todos os símbolos e consignas do PT, o líder petista compreendeu a profundidade do desgaste da logomarca, atingida em cheio pelo Escândalo do Mensalão. Tarso pavimentou sua vitória a partir de suas posições no governo Lula, sobretudo ao comandar a Polícia Federal, mas ambém soube surfar em cima da onda lulista de crescimento econômico e bem-estar social. 

- Os problemas de Yeda e Fogaça – Yeda Crusius resultou fragilizada em função de um cerco politicamente selvagem movido contra seu governo sob a liderança do PT, que ela conseguiu enfrentar politicamente e não soube capitalizar eleitoralmente. O caso de Fogaça foi diferente, porque o ex-prefeito de Porto Alegre pagou o preço da sua indecisão. Os dois candidatos – Yeda e Fogaça – aceitaram o jogo de Tarso Genro e jamais o confrontaram. 

. O jogo dos marqueteiros foi ganho pelos marqueteiros do PT, que acertaram a mão ao pasteurizar Tarso Genro e erraram feio com Fogaça e Yeda ao fazerem a mesma coisa.

- O problema de Tarso Genro e do PT será governar o RS com maioria na Assembléia e dialogando com os segmentos econômicos e sociais resistentes ao PT, evitando os erros cometidos pelo governo Olívio Dutra, que não se compôs com ninguém e acabou tomando uma CPI que por pouco não o alijou do Piratini. Na primeira fala depois de eleito, Tarso Genro disse que fará isto.

- Resultados finais:
Tarso, 54,35%
Fogaça, 24,74%
Yeda, 18,4%.

Eis como será a composição de forças na Assembléia do RS.

Base de apoio ao governo Tarso Genro
32 deputados (PT, 14; PCdoB, 1; PSB, 3, mais aliados que virão, no caso PDT, 7; PRB, 1 e PTB, 6).
Oposição
23 (PP, 7; DEM, 1; PSDB, 5; PPS, 2; PMDB, 8).

- Além  de contar com maioria na Assembléia, coisa com a qual Olívio Dutra não contou porque não quis compor, Tarso Genro também terá maioria para entronizar presidentes afinados. O acordo da atual legislatura, que dividiu o comando da Assembléia entre PP, PMDB, PT e PTB, não vale mais nada.

CLIQUE AQUI para saber quem foram os deputados eleitos.

DEM e PSOL, o casamento que acabou mal para o casal.

Ao se aliarem de modo carnal durante quatro anos para derrubar o governo Yeda, os nanicos PSOL e DEM cometeram verdadeiro suicídio político. Foi um pacto politicamente tão esquizofrênico como foi o Pacto Ribentrop-Molotov.

. O PSOL sumiu com os raquíticos 0,56% do vereador Pedro Ruas, o que resultou no fracasso eleitoral de todos os candidatos a deputado, inclusive a Deputada Luciana Genro.

. Apenas Onyx Lorenzoni e Paulo Borges, do DEM, conseguiram escapar, mas as bancadas foram cortadas pela metade.

Como o PT, também o PP venceu as eleições no RS.

O PP, junto com o PT, foi o único dos grandes Partidos que se fortaleceu muito nas eleições do RS.

. É dele uma das duas vagas para o Senado, no caso a jornalista Ana Amélia Lemos.
 
. No jogo final, elegeram-se Paulo Paim, PT, 3,8 milhões de votos; e Ana Amélia, PP, 3, 4 milhões de votos.

- Germano Rigotto amargou sua segunda derrota em eleições majoritárias seguidas. 

O PMDB do RS, esvaído em sangue, terá que se reinventar.

Maiores derrotados nas eleições do RS, PMDB e José Fogaça terão que se reinventar para sobreviver politicamente.

- Fogaça já anunciou que voltará a lecionar.

- O PMDB já não conta com Pedro Simon na presidência desde este domingo. Ele assumiu a responsabilidade pelo fracasso e foi para casa. 

Até novembro, Márcio Biolchi presidirá o Partido. Os dois grupos principais do PMDB – simonistas e padilhistas – saíram muito enfraquecidos. Caso não encontre uma terceira opção, o PMDB do RS continuará se esvaindo em sangue.

PT também lidera na Assembléia. Saiba como ficam as cadeiras.

As derrotas de Luciana Genro, PSOL, e Eliseu Padilha, PMDB, foram as mais chocantes das eleições deste ano no RS.

. Manoela D’Ávila, do PCdoB, 482.590 votos, um recorde no RS, pavimentou seu caminho para a Prefeitura de Porto Alegre em 2012.

PMDB (4), DEM (1), PSDB (1), PPS (0) e PSOL (0), perderam uma cadeira cada um, enquanto que PT e PP ganharam uma cadeira cada um. O PDT ficou com as mesmas três vagas que tinha.  O PT ganhou uma cadeira (8), da mesma forma que o PCdoB (2), mas quem mais cresceu foi o PSB que ampliou suas cadeiras de uma para três.

. Os gaúchos distribuíram assim suas 33 cadeiras à Câmara dos Deputados: DEM, 1; PSDB, 1; PCdoB, 2; PDT, 3; PSB, 3; PTB, 3; PMDB, 4; PP, 6; PT, 8.

CLIQUE AQUI para examinar a relação de Deputados Federais do RS.

Marina garantiu segundo turno para Serra. Eis os resultados.

O jogo ainda não acabou. Dilma e Serra vão para o segundo turno.
Os números finais revelam que o segundo turno, dia 31 de outubro, foi resultado dos seguintes dados:
Dilma Roussef, 46,8%
Serra, 32,6%
Marina, 19,35%.

Saiba como o PDT traiu Fogaça no interior do Estado

Alguns dos assessores mais próximos de José Fogaça já começaram a tabular os votos do candidato do PMDB no RS para checar as informações de que os eleitores do PDT da maior parte das cidades do interior gaúcho roeram a corda neste domingo.

. Fogaça não está por trás do serviço e nem autorizou ninguém a buscar culpados.

. As informações sobre os votos da traição sairão nesta terça-feira nesta página, conforme tabela que abrangerá todas as cidades governadas pelo PDT.

. Aí vai uma prévia:

Passo Fundo
Cidade governada pelo Prefeito Airton Dipp, do PDT, que foi membro do primeiro governo Lula
- Votação do prefeito Dipp em 2008 - 63.305 votos.
- Votação de Tarso Genro em 2010 - 65.643 votos (61,29%)
- Votação de José Fogaça, "apoiado" por Dipp e pelo PDT local - 17.557 votos.(16,44%)

São Borja
Prefeito Mariovane Weiss, PDT
- Votação do prefeito em 2008 - 17 mil votos
- Votação de Tarso Genro em 2010 - 25.000 votos (70%)
- Votfação de José Fogaça, apoiado por Weiss e pelo PDT local - 4.800 votos (13%). Fogaça ficou em terceiro lugar, mesmo depois de ter visitado os túmulos, em companhia de Pompeo de Mattos.

Dilma Roussef terá que se mostrar de corpo inteiro no segundo turno.

Neste segundo turno, vis-a-vis, Serra e Dilma Roussef serão obrigados a se mostrar de corpo inteiro  e sem blindagem.

Dilma, clima de velório; Serra, clima de vitória.

Os pronunciamentos de Dilma Roussef e José Serra ao final das apurações mostraram cenários bem diferentes, mas altamente significativos.

1) Foi em clima de velório a fala de Dilma Roussef. A candidata petista apresentou-se ao lado do seu Politburo, na pose que preferiam fazer os dignitários comunistas durante os desfiles militares no Kremlin, todos sérios, compenetrados e até contrariados. O tom do discurso de Dilma foi pacificador.

2) Foi em clima de vitória a fala de José Serra. O tucano falou com a mulher ao lado, cercado pela multidão de militantes e fornecendo o tom do que fará no segundo turno – um tom beligerante.

. Marina Silva, do alto dos seus 18% e já na pose de fiel da balança mostrou-se radiante ao falar para militantes e jornalistas.

No RS, sem campanha, Serra fez 40%. Dilma foi a 46%.

Do Twitter pessoal do editor, domingo à noite http:www.twitter.com/polibiobraga:

RS, sem campanha, sem comitê, sem propaganda alguma: Serra, 40%; Dilma, 46%; Marina, 11%. Que tal, hein?

Como Dilma fez 46% no RS, mas Tarso fez 54%, isto significa que parte considerável dos eleitores do PMDB trocaram Fogaça por Tarso (ninguém de Yeda votaria em Tarso, por razões mais do que óbvias). Este foi o temor de líderes do PMDB, como Osmar Terra, Ibsen Pinheiro e Darciso Perondi,  quando o Partido adotou a chamada "neutralidade ativa". 

Lula, o grande perdedor destas eleições.

Lula, o grande derrotado nas eleições deste domingo, errou a mão ao radicalizar a campanha na reta final.

. O que ocorre é que o presidente não tinha muito o que fazer, porque foi a única maneira que encontrou para chamar a briga para si e blindar Dilma.Roussef diante dos escândalos sucessivos da Casa Civil.

- Ao radicalizar, contudo, o Presidente fez o que não evitou com Dilma, ou seja, assustou os eleitores. 
 
CLIQUE AQUI para ler o artigo do cientista político Paulo Kraemmer, intitulado “Lula, o grande derrotado”.

Serra convidou Fogaça para conversar em São Paulo. Fogaça poderá coordenar campanha no RS.

O editor consultou pelo menos tres deputados federais gaúchos que apoiaram José Serra e também dois dos quadros mais qualificados que fizeram a campanha do PMDB no Estado, constatando que o ex-prefeito José Fogaça seria o nome mais embalado para coordenar a campanha da candidarto de oposição no RS.

. Durante o primeiro turno, José Serra chegou a desembarcar incógnito em Porto Alegre, dia 4 de julho, para com Fogaça, a quem veio pedir apoio. Fogaça ainda era prefeito. Os dois conversaram no saguão do aeroporto velho.

. Fogaça e a família votaram em Serra no domingo.

- A leitura que fazem os deputados e os assessores é de que Fogaça daria peso político abrangente à campanha do segundo turno de Serra, porque é o único nome capaz de unir o PMDB e  reunir em torno de si todas as forças de oposição do RS (era o que pretendia o PMDB, quando acertou sua candidatura ao Piratini). O editor tem informações de que Serra já convidou Fogaça para um encontro em São Paulo.

Dilma ou Serra terá enorme base aliada no Senado.

A classificação abaixo obedece a lógica do governo atual e ficará a mesma caso Dilma Roussef seja eleita. Na eventualidade da eleição de José Serra, Partidos que formam a atual base aliada, como PMDB, PTB, PP, PR, PSB, PCdoB, PRB, PSC e PMN mudarão imediatamente de lado.

Base aliada                                          Oposição
62 senadores:                                         21 senadores:
PMDB, 19                                               PSDB, 11
PT, 13                                                    DEM, 7
PTB, 6                                                    PSOL, 2
PP,5                                                       PPS, 1
PDT, 4
PR, 4
PSB, 4
PCdoB, 2
PRB, 1
PSC, 1
PMN, 1

Base aliada cresce muito e dominará amplamente a Câmara dos Deputados.

Na Câmara dos Deputados, a ampla maioria da base aliada do governo Lula ou de um eventual governo Dilma Roussef, será devastadora. Caso Serra vença, bastará suprimir da conta o PT, porque todos os demais Partidos darão as costas aos seus atuais condutores.

A RBS faz mea culpa e promove a releitura do governo Yeda Crusius.

A RBS começou a fazer a releitura do governo Yeda Crusius. A reportagem laudatória saiu pelas mãos de quatro dos melhores jornalistas da casa.

. As duas páginas de revisão histórica (favorável ao governo) saíram pelas mãos de David Coimbra, Flávio Ilha, Leandro Fontoura e Cristiane Schmitt.

CLIQUE AQUI pra ler a reportagem.

Veja a cara da nova bancada federal gaúcha

A Deputada Manuela d'Avila, do PC do B, foi novamente a primeira colocada, com mais de 482 mil votos. A novidade ficou por conta do ex-goleiro gremista Danrlei, quarto Deputado Federal mais votado. Políticos renomados como Eliseu Padilha (PMDB - PMDB / PSDC) e Luciana Genro ficaram de fora. Os Deputados Estaduais Záchia (PMDB/PSDC) e Ivar Pavan (PT) também não se elegeram. Já a candidata do PT Maria do Rosário teve 143.128 votos. Entretanto, sua candidatura ainda depende de aval da Justiça já que foi enquadrada na Ficha Limpa por suposta improbidade administrativa. O PSol foi o grande derrotado desta eleição, pois Luciana, Pedro Ruas e Robaina não se elegeram. Ruas por sinal, teve um péssimo desempenho ficando atrás até do Verde MontSerrat Martins.

CLIQUE na imagem acima para ver quem são os novos Deputados Federais do RS.

Assembleia Legislativa do RS tem renovação de 40%

A Assembléia Legislativa do Estado terá 22 novos deputados na 53ª legislatura, o que representa uma renovação de 40%. Os demais 33 deputados já detêm mandato na casa e conquistaram a reeleição.Dos 55 deputados atuais, 40 concorriam à reeleição e apenas sete não tiveram êxito: Francisco Appio (PP), Francisco Pinho (DEM), Leila Fetter (PP), Nedy Marques (PMDB), Nelson Härter (PMDB), Paulo Azeredo (PDT) e Paulo Brum (PSDB).
CLIQUE na imagem ao lado para ver quem são os 55 novos parlamentares gaúchos.

Collor fica fora do 2º turno, que terá Teotonio e Lessa

O ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello (PTB), apoiador de Dilma para presidente, ficou fora do segundo turno em Alagoas, em uma disputa acirrada com o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT). O pedetista vai disputar o segundo turno com o atual governador, Teotonio Vilela Filho (PSDB). Vilela Filho teve 39,58% dos votos válidos. Lessa teve 29,18% e Collor, 28,8%.

Veja como ficou a composição do novo Senado

Veja abaixo como ficou a composição do novo Senado brasileiro. Entre parenteses, a bancada antiga.


PMDB- 19 (17) \ PT- 13 (08) \ PSDB- 11 (16) \ DEM- 7 (13) \ PTB- 06 (07) \ PP- 5 (01) \ PDT- 04 (06) \ PR-04 (04) \ PSB- 04 (02) \ PCdoB- 02 (01) \ PSOL- 02 (01) \ PRB- 01 (02) \ PSC- 01 (01) \ PMN- 01 (01) \ PPS- 01(01).

Dilma convoca reunião de emergência

A campanha de Dilma Rousseff (PT) convocou uma reunião de emergência hoje com todos os governadores e senadores eleitos e presidentes dos partidos da base aliada para definir a estratégia do segundo turno. A convocação para a reunião foi definida em reunião na noite de ontem, no Palácio


. Dilma chegou a acreditar numa vitória no primeiro turno a partir de informações passadas a ela, durante a reunião com Lula, por sua equipe. Depois, com a evolução da apuração indicando que se mantinha na casa dos 45% dos votos, deu como certo o segundo turno.

Aécio papa tudo em Minas

Após ter sido preterido pelo PSDB na disputa pela vaga de candidato à sucessão presidencial, o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves acabou assegurando à oposição uma das maiores vitórias na eleição deste ano. Com seu apoio, o governador tucano, Antonio Anastasia, conseguiu ser reeleito já no primeiro turno, com 62,72% dos votos. O senador e ex-ministro Hélio Costa (PMDB), apoiado pelo PT, terminou com 34,17%.


. Com sua alta popularidade no segundo maior colégio eleitoral do país, Aécio garantiu sua vitória na disputa pelo Senado com 39,48% dos votos. E ainda ajudou o ex-presidente Itamar Franco, do PPS, aliado do tucano, a conseguir a segunda vaga no Senado, com 26,75% dos votos. Esse resultado confirma não apenas a força política de Aécio, como levou Anastasia ontem a cogitar publicamente a possibilidade de Aécio ser o próximo candidato do PSDB à Presidência.

Em vez de 50 mil militantes, "festa" do PT de Dilma teve 300

A festa preparada com antecedência pela direção do PT — para a comemoração de uma eventual vitória da candidata à Presidência Dilma Rousseff ainda no primeiro turno — terminou num retumbante fracasso.


. Pelos cálculos da Polícia Militar, cerca de 300 pessoas compareceram à área externa do Ginásio Nilson Nelson, onde participaram do ato, um número bem abaixo dos 50 mil militantes esperados pelos organizadores do evento.


. O Presidente Lula e Dilma, principais convidados, desistiram de participar do encontro com os poucos militantes que, até por volta das 20h30m, ainda esperavam o triunfo da ex-ministra da Casa Civil no primeiro turno.


Lula, o grande derrotado

Artigo - Lula, o grande derrotado
por Paulo Kramer

No momento em que escrevo, 94,3% das urnas de todo o país já foram apuradas, delas emergindo o maior derrotado até agora: o presidente da República, que, durante a campanha - e campanha para ele é permanente, confundindo-se com o exercício de suas atribuições constitucionais -, ultrapassou todos os limites do bom senso e da decência para fazer desta eleição um plebiscito arrasador entre as eras Lula e FHC.
Ele não contava com o espetacular desempenho de Marina Silva, do PV, cuja votação provou ser o dobro do que previam os institutos de pesquisa e empurrou o pleito para o segundo turno entre Dilma e Serra.

CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo do cientista político Paulo Kramer.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/