Alckmin é o novo governador de São Paulo

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin é o novo governador de São Paulo. Com 99% das urnas apuradas, Alckmin tem 300 mil votos acima da soma dos outros candidatos e não pode mais ser alcançado.

GERALDO ALCKMIN PSDB - 11.404.868 (50,62%)

ALOIZIO MERCADANTE PT - 7.935.872 (35,22%)

Segundo turno será entre Dilma e Serra

Desde as 19h30m de domingo, baseado nma projeção sobre os números parciais das 27 unidades da federação, esta página demonstrou que, matematicamente, já podia ser considerada certa a realização do segundo turno na eleição presidencial. Apurados 70% dos votos em todo o país naqujele molmento, Dilma Rousseff tinha 44,49% dos votos válidos. Já considerando que a apuração avançava mais lentamente nos estados do Norte e Nordeste, onde ela levava vantagem, a candidata do PT ter]ia cerca de 46% dos votos ao final da apuração, contra 33% de José Serra (PSDB), 20% de Marina Silva (PV) e 1% de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).

. O resultado final foi de 46,8% paras Dilma, e 32,6% para Serra e 19% para Marina. No dia 23 de setembro, data da úoltima pesquisa DataFolha, Dlm a tinha 49%, Serra 28% e Marina 14%.

. Para fazer a extrapolação, a revista ÉPOCA levou em conta o resultado parcial em cada estado, projetou-o como se ele fosse o resultado de 100% das urnas e somou os totais. Essa projeção, embora sujeita a leves distorções - basicamente, o fato de que os votos urbanos são contados mais rapidamente que os rurais -, permite calcular com bastante precisão o resultado final. Mesmo que as urnas do interior tragam um resultado muito diferente do já apurado, dificilmente Dilma ultrapassaria os 48% dos votos válidos. Embora Dilma venha subindo a cada parcial geral nacional do TSE, a subida será insuficiente para levá-la a 50% mais um dos votos válidos.

Vox Populi deu 53% dos votos válidos para Dilma

Outro instituto que errou feio foi o Vox Populi que deu 53% para Dilma neste sábado. Com 85% das urnas apuradas Dilma tem 45% dos votos, ou seja, 8% a menos.

Sem campanha, sem comitê, sem propaganda, Serra faz 40% no RS (Dilma, 46%).

Do meu Twitter (http:www.twitter.com/polibiobraga

polibiobraga RS, sem campanha, sem comitê, sem propaganda alguma: Serra, 40%; Dilma, 46%; Marina, 11%. Que tal, hein ?
 
Nota do editor - Como Dilma fez 46% no RS, mas Tarso fez 54%, isto significa que parte considerável dos eleitores do PMDB trocaram Fogaça por Tarso (ninguém de Yeda votaria em Tarso, por razões mais do que óbvias). Este foi o temor de líderes do PMDB, como Osmar Terra, Ibsen Pinheiro e Darciso Perondi,  quando o Partido adotou a chamada "neutralidade ativa".

Saiba o que está por trás da vitória de Tarso Genro (e os desafios que terá pela frente para governar o RS)

Pelo menos três situações surpreendentes surgiram nas eleições para o governo do RS e que os institutos de pesquisa não conseguiram captar com precisão:

1) Yeda conseguiu bem mais votos do que previam as pesquisas.

2) Mont’Serra Martins, do PV, e não Pedro Ruas, do PSOL, superou a casa dos 1%, embalado na onda verde comandada por Marina Silva.

. O outro dado tem a ver com a votação de José Fogaça, do PMDB, que foi muito mais raquítica do que previam os institutos de pesquisa.

. Ganhou Tarso Genro, do PT, que emplacou níveis de votação jamais alcançados antes por qualquer candidato do Partido no RS.

. Mas a oposição ao PT segue muito forte no Estado, porque conseguiu 46% do total dos votos.

- Os acertos de Tarso Genro e do PT – Ao privilegiar uma campanha pasteurizada, alienada politicamente, da qual eliminou todo o conteúdo e retórica xiita fundamentalista guasca e todos os símbolos e consignas do PT, o líder petista compreendeu a profundidade do desgaste da logomarca, atingida em cheio pelo Escândalo do Mensalão. Tarso também soube surfar em cima da onda lulista de crescimento econômico e bem-estar social.

- Os problemas de Yeda e Fogaça – Yeda Crusius resultou fragilizada em função de um cerco politicamente selvagem movido contra seu governo sob a liderança do PT, que ela conseguiu enfrentar politicamente e não soube capitalizar eleitoralmente. O caso de Fogaça foi diferente, porque o ex-prefeito de Porto Alegre pagou o preço da sua indecisão. Os dois candidatos – Yeda e Fogaça – aceitaram o jogo de Tarso Genro e jamais o confrontaram.

. O jogo dos marqueteiros foi ganho pelos marqueteiros do PT.

- O problema de Tarso Genro e do PT será governar o RS com maioria na Assembléia e dialogando com os segmentos econômicos e sociais resistentes ao PT, evitando os erros cometidos pelo governo Olívio Dutra, que não se compôs com ninguém e acabou tomando uma CPI que por pouco não o alijou do Piratini.

Morre em BH o pai de Aécio Neves

Morreu, na tarde deste domingo, o pai do ex-governador Aécio Neves, Aécio Ferreira da Cunha, aos 83 anos, em Belo Horizonte. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do governo estadual. Ele estava internado no Hospital Life Center há alguns dias. O motivo da morte ainda não foi divulgado. O velório de Aécio Ferreira da Cunha será realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir das 19h.

Estes números do Ibope para o segundo turno demonstram que haverá novo confronto entre Dilma e Serra

Vale a pena ler a análise a seguir, porque ela revela dados que Ibope e DataFolha não tornaram relevantes e não compararam, relativamente às pesquisas destas quinta e sábado, todos eles relacionados com um possível segundo turno. Eis os dados sobre o segundo turno: 1)  quinta-feira - 52% para Dilma e 32% para Serra, uma diferença de 23 pontos. 2) sábado - 51% para Dilma e 37% para Serra, portanto uma diferençpa de 14 pontos, o que quer dizer: 9 pontos de queda em tres dias, ou 12,1 milhões de votos, algo como 4 milhões de votos por dia. Isto teria parado ? É certo que não. Talvez estes números expliquem porque Dilma saiu silenciosa de Porto Alegre, Lula admitiu segundo turno em São Paulo e Serra pareceu tão exultante ao votar em São Paulo.


CLIPPING
http://www.veja.com.br/
Reynaldo Azevedo.

Na madrugada do dia 30, vieram à luz números do Datafolha, em pesquisa realizada nos dias 28 e 29. A petista teria 47%; o tucano, 28%, e a verde, 14%. Também o Datafolha simulava um segundo turno: 53% a 39% para Dilma: 14 pontos de diferença.
Ontem (dia 2 de outubro), os dois institutos divulgaram novos levantamentos. Eureca! Os números são os mesmos: 47%, 29%, 16%, com uma pequena diferença por causa dos nanicos: o Datafolha diz que Dilma tem 50% dos válidos, e o Ibope, 51%. Certo!
Ora, a questão jornalística que se coloca desde logo é a possibilidade de a eleição não se resolver amanhã. Logo, os números do segundo turno são relevantes, certo? Para Daniel Bramatti e José Roberto de Toledo, que assinam o texto do Estadão, mais ou menos. Eles nem mesmo deram os números totais do segundo turno, limitando-se aos válidos: 58% a 42%.
E por que os totais são importantes? Ora, na pesquisa divulgada pelo ibope há quatro dias, num eventual segundo turno, Dilma aparecia com 55%, contra 32% de Serra — uma diferença de 23 pontos! Na divulgada ontem, a petista caiu para 51%, e o tucano subiu para 37% — 14 pontos de diferença. Segundo o Ibope, em quatro dias, a diferença entre Dilma e Serra caiu nove pontos percentuais!!! Só para registro: no Datafolha — e os dois omitem este dado também —, a diferença já era de 14 pontos (53% a 39%) e, agora, é de 10: 52% a 42%.
NOVE PONTOS DE DIFERENÇA EM QUATRO DIAS? 12,15 milhões de eleitores? Ou o Ibope está muito errado na pesquisa de ontem ou estava muito errado naquela de há quatro dias. Ou está em curso uma sangria com a qual nem os tucanos sonharam!De todo modo, o espantoso é que se omita do leitor um fato óbvio. Ah, sim: não sei se vai haver segundo turno, tá? Havendo ou não, o leitor tem o direito de saber dos números, não é mesmo? Não há especialista que consiga explicar esse critério.

Lula já admite 2º turno entre Dilma e Serra

Ao votar nesta manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se queixou em tom de brincadeira que, nas opções da urna eletrônica, seu rosto não estava entre os candidatos que concorrem no pleito deste ano. "Só lamento que essa é primeira vez que vou votar e não tem a minha cara", disse. O presidente também se disse confiante sobre as chances de vitória da candidata do PT, Dilma Rousseff, e disse não haver problema se a disputa for para o segundo turno. "Apenas vai demorar trinta dias a mais. Serão mais trinta dias de luta."

CLIQUE na imagem acima para ler a matéria completa sobre Lula no "Estadao".

Collor de Melo, com adesivo de Dilma no peito, é vaiado e vota em si mesmo e no PT

O fato mais sórdido desta campanha é com certeza o apoio do ex-presidente Collor de Melo aos candidatos do PT. É que Collor de Melo foi cassado por iniciativa e influência direta do PT. Os novos aliados do Partido dos Trabalhadores - Collor, Sarney, Jader Barbalho, Renan - demonstram de que modo foi pasteurizada a política brasileira, o que ficou evidente na atual campanha eleitoral, a mais alienada e alienante de toda a história republicana brasileira.

Clipping
http://www.uol.com.br/

Com um adesivo da presidenciável Dilma Rousseff (PT) no peito, o senador Fernando Collor de Mello (PTB), candidato ao governo de Alagoas, votou na manhã deste domingo (3) no colégio Imaculada Conceição, em Maceió (AL), sob vaia dos eleitores que aguardavam na fila da votação.
Acompanhado da esposa Caroline Medeiros e das filhas gêmeas Cecile e Celine, Collor evitou ao máximo as perguntas dos jornalistas, especialmente às de âmbito nacional, mas afirmou que acredita em mudanças no país com as eleições 2010. “Toda eleição é muito importante, ela representa um momento único na democracia. Eu acho que essas eleições vão dar um retrato de um novo Brasil”, disse.
Sobre sua possível ida ao segundo turno da eleição em Alagoas, Collor despistou. “Vamos aguardar o resultado das urnas. A expectativa é a melhor possível”, disse, afirmando que não definiu onde vai acompanhar a apuração dos votos. “Vou pegar o helicóptero agora e viajar para o interior. Vou planejar ainda o que irei fazer, depende da hora que chegarmos", afirmou.
O ex-presidente aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenções de voto no Estado, com 31%, atrás do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), que está 34% das intenções, segundo levantamento do Ibope realizado entre 29 e 30 de setembro. O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) aparece em terceiro lugar, com percentual de 24%.

Saiba os números dos seus candidatos e conheça os locais de votação

O site http://www.zerohora.com.br/ disponibiliza ndeste momento um excepcional serviço de informações úteis para as eleições deste domingo no RS.  Através do endereço a seguir, você poderá examinar todas as listas de candidatos, inclusive a deputados federais estaduais, com a identificação dos nomes,números e Partidos.
http://wp.clicrbs.com.br/guiadoeleitor/2010/09/27/veja-os-perfis-dos-candidatos-e-faca-sua-cola/?topo=52,1,1,,263,e263

. O serviço do site também disponibiliza dados sobre os locais e incidentes de votação.

Dilma vota rápido em Porto Alegre e se diz preparada para o 2º turno

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, votou às 9h17, da manhã deste domingo, na escola estadual Santos Dumont, na zona sul de Porto Alegre (RS). Ela estava acompanhada do candidato do PT ao governo do estado, Tarso Genro, e levou 46 segundos para voltar.

. Dilma se disse preparada para disputar um possível segundo turno. A declaração foi feita por volta das 8h deste domingo, em um encontro que ocorreu em um hotel no centro de Porto Alegre. Ao ser perguntada se um eventual segundo turno desanimaria seus apoiadores, ela negou que desanimaria porque, segundo disse a candidata, a militância é "aguerrida e guerreira". "Quem combate o bom combate sai mais forte do que entrou, seja no primeiro ou no segundo. Já é uma vitória ter chegado aqui."

Serra vence Dilma na Nova Zelândia

O candidato do PSDB, José Serra, venceu a eleição na Nova Zelândia, primeira zona eleitoral a concluir a votação, à 1h da manhã no horário de Brasília. O tucano teve 22 votos e foi seguido de Marina Silva (PV), que foi a opção de 14 eleitores. Dilma Rousseff (PT) ficou em terceiro lugar, com 9 votos. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) obteve 2 votos e José Maria (PSTU), 1. Apenas 49 dos 501 brasileiros registrados para votar na Nova Zelândia compareceram às urnas ontem. Um deles votou em branco.

Pesquisas dizem que em São Paulo, Minas e SC vencerão PSDB e DEM

DataFolha deste sábado nos Estados:


Santa Catarina
Raimundo Colombo, DEM, 41%
Angela Amin, PP, 27%
Ideli Salvatti, PT, 16%
- No segundo turno, o PT tende apoiar Amin.

Minas
Anastasia, PSDB, 55%
Hélio Costa, PMDB e PT, 42%
- Anastasia vencerá no primeiro turno. O PSDB elegerá também os dois senadores.]

São Paulo
Geraldo Alckmin, PSDB, 55%
Aloísio Mercadante, PT, 28%
Celso Russomano, PP, 9%
- Alckmin vencerá no primeiro turno, mas as duas vagas ao Senado irão para o PT e seus aliados, Marta Suplicy e o cantor Netinho.

Atentado com molotov destrói carro de líder do PPS na frente do comitê de Yeda

Poucos minutos antes da chegada da governadora Yeda Crusius, na manhã deste domingo, foi praticado um atentado de características políticas  contra o comitê central do PSDB em Porto Alegre, porque vários coquetéis molotov foram lançados em direção aos carros e um deles, uma Mitsubishi do líder do PPS, Sérgio Camps de Morais, foi atingido, pegou fogo e foi destruído. Os bombeiros estiveram no local, recolheram uma garrafa com gasolina e estopa, tentaram apagar o incêndio, mas não conseguiram salvar a camioneta.

. A Polícia Civil foi ao local e identificou uma câmera de segurança. Ela permitirá capturar as imagens do atentado.

-  Durante os quatro anos do seu governo, Yeda Crusius enfrentou selvagem oposição por parte do PT, PDT, PSOL e DEM, aos quais se somaram sindicatos e ONGs aparelhadas pelos quatro Partidos, mais o próprio vice de Yeda. A oposição foi reverberada permanentemente pela RBS, Polícia Federal e Ministério Público Federal. O permanente clima de confrontação política não impediu que o governo saneasse completamente as finanças públicas gaúchas, o que não acontecia há 40 anos, regularizando o pagamento dos salários,  fornecedores  e precatórios, recuperando a capacidade de investimento do Estado e fazendo a economia estadual crescer em níveis superiores aos da própria economia nacional.As ações do governo, contrariam interesses empresariais, políticos e sociais que durante 40 anos obtiveram êxito em cima dos desastres continuados da administração pública estadual e da economia do RS.  O atentado deste domingo de manhã,  é a materialização do clima de ódio gerado pelo Eixo do Mal no RS.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/