Governo saiu em disparada para apagar o incêndio na Casa Civil, mas o fogo se espalhou pelo Brasil

O mais recente escândalo do governo Lula, no caso as malfeitorias feitas com o dinheiro público pela família da chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, acabou se transformando em verdadeira crise política neste final de noite de terça-feira:

1) A ministra tirou nota paga pelo governo para atacar o candidato José Serra, o que constitui séria e nova infração ao Código de Ética a que estão sujeitos altas autoridades públicas federais e remete a crime material (Erenice aderiu à manobra conhecida do contra-ataque). O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, foi duro na réplica: "Ela tem é que falar com a Polícia Federal".
2) Na Bahia, o chefe do Mensalão, o quadrilheiro ex-ministro José Dirceu, disse que a crise é provocada pela mídia, que precisa ser controlada (censurada).
3) Em São Paulo, o ex-presidente FHC apelou ao STF para que contenha Lula, que segundo o ex-presideente virou chefe de facção e ameaça os adversários com o fogo dos infernos.

. A estratégia do governo para debelar a crise, acabou incendiando ainda mais o caso, já que novas revelações sobre roubalheira de dinheiro público ocorreram.

. O governo torna tudo espalhafatoso para esconder Dilma Roussef atrás das saias de Lula. Ela sumiu durante o dia.

. O dia também foi de reuniões e decisões nas áreas envolvidas em safadezas, no caso o ministério da Fazenda e a Casa Civil. O governo também mandou a PF investigar a família da ministra, o que significa que nada será apurado. As investigações internas de órgãos do governo federal, quando envolvem personalidades do próprio governo, jamais saem do lugar e são feitas apenas para dourar a pílula.

. O PSDB aproveitou o escândalo para aprofundar a discussão no seu programa de TV, mas lo maior problema do governo é mesmo a mídia, que a cada dia encontra laços ainda mais perturbadores entre os membros e amigos da família Guerra, inclusive empresas de fachada que a ministra montou com laranjas confessos.

. A revista Veja prometeu mais combustível para a crise.

Veja o video: o risco de eleger um governo iniquo no dia 3

Quem fala logo aí embaixo é um pastor, um homem experiente. Ele alerta para o risco de elegermos um governo comprometido com a iniquidade.

http://www.youtube.com/watch?v=ILwU5GhY9MI&feature=player_embedded

PMDB-PDT aposta em Força Total nesta quarta, no RS.

Nesta quarta-feira, PMDB e PDT querem ocupar Porto Alegre com seus militantes, elegendo 12 pontos de concentração para bandeiraços. As 12h30m, Fogaça, Pompeo e Fortunatti farão panfletagem no Largo Glênio Peres.

. O coordenador da campanha, Mendes Filho, disse ao editor que o dia de "Força Total - Fogaça e Pompeo", ocorrerá em todos os municípios que tenham prefeitos ou vices do PMDB e do PDT. Muitos prefeitos estão se licenciando para encorpar a campanha nos últimos dias. É o caso de Romildo Bolzan Júnior, prefeito de Osório e presidente do PDT.

Cooperativas acham que RS terá nova supersafra de grãos. Emater também.

O editor ouviu dirigentes de três cooperativas do interior gaúcho nesta terça-feira e constatou que todos acreditam numa nova supersafra de grãos no RS.

. A Emater já está prevendo as seguintes produções para a safra 2010/2011:

- Arroz, 8,1 milhões de tonelada.
- Milho, 4,7 milhões de toneladas.

. Na totalização não estão incluídos soja, cujo plantio só começará em outubro, e trigo, que é safra para o inverno do ano que vem.

. Caso se repitam os números da atual safra (10,5 milhões de toneladas para soja e 2 milhões de toneladas para trigo), a Emater estaria apostando num total de 25 milhões de toneladas, repetindo asupersafra atual – a maior da história.

Nem todo mundo acredita em nova supersafra.

Embora esteja chovendo neste momento, favorecendo o plantio, as expectativas são de que La Niña afetará gravemente os resultados da safra de grãos 2010/2011 do RS.

. Os melhores especialistas gaúchos da área preferem fazer projeções pessimistas (realistas), apostando em safra de 20 milhões de toneladas para o RS.

RS está mais perto da Ferroeste.

Foi aprovado nesta terça o projeto que permite a adesão do governo gaúcho à Ferrosul.

. As Assembléias de SC e do Paraná já tinham feito o mesmo.

. No RS, o deputado Jerônimo Goergen, PP, presidiu a Comissão de Representação Externa de Apoio à Ferrosul.

. A nova ferrovia ligará Mato Grosso ao RS. Seu traçado foi incluído no Plano Nacional de Logística e Transportes para Ferrovias, incluído no PAC 2.

- A Assembléia do RS ainda não aprovou o projeto que cria a Companhia de Desenvolvimento do Extremo Sul. O governo gaúcho entrará com R$ 100 milhões no capital da empresa. Seu objetivo é financiar programas de infraestrutura e logística, como é o caso da Ferrosul.

Caso vença Dilma, Tigre será o Lula da Fiergs.

A sucessão na Fiergs passa diretamente pelos resultados da campanha deste ano para presidente.

. Caso Dilma Roussef vença, Tigre, seu fiel escudeiro gaúcho, sairá muito fortalecido e emplacará o nome de Ricardo Felizola. Felizola quer o cargo, mas não tem compulsão por ele. O próprio Tigre irá para o governo federal.

- Astor Schmidt e Heitor Muller só terão chances se Dilma perder (os dois empresários não são serristas, mas não são candidatos in pectore de Tigre, que será uma espécie de Lula da Fiergs, caso vença o PT).

O editor vai acompanhar o fórum nacional de secretários de energia.

O editor já reservou todo o período de quinta-feira a tarde para acompanhar a reunião dos secretários estaduais de energia elétrica.

. O secretário gaúcho, Daniel Andrade, com quem o editor conversou ontem, é o presidente do Fórum Nacional de Secretários.

. Pelo menos dois temas o editor quer acompanhar:

1) 15h – Perspectivas da Energia Nuclear no Brasil”, exposição do presidente da Eletronuclear.

2) 16h20min – O que terá que existir para atender a demanda da Copa, conforme o que dirá o diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

- Quem chegar as 14h30min, poderá conhecer o teor do documento de análise e reivindicações entregue pelos secretários aos candidatos a presidente.


Pesquisas não demonstram viés de alta para Dilma.

A leitura correta dos resultados da pesquisa CNT/Sensus desta segunda-feira é a seguinte:

1) Dilma e Serra congelaram as posições. Esta é a terceira pesquisa seguida que demonstra isto. É um êxito para Serra, porque a linha ascendente de Dilma foi interrompida, o que revela o acerto da nova estratégia tucana. Só não vê isto quem não quer. Caso Serra continue na oposição e a mídia prossiga desvendando a podridão do governo petista, será inevitável a virada.

2) Marina não está herdando os votos perdidos por Dilma, conforme disse na noite desta segunda, no Jornal da Globo, a comentarista Cristina Lobo, simplesmente porque Dilma não perdeu ponto algum.

O dono do Ibope dá mostras de servilismo repugnante a Dilma.

Os desbragados elogios a Dilma por parte de Augusto Montenegro, dono do Ibope, chegam a ser repugnantes.

. Montenegro tenta recuperar-se das desastrosas declarações feitas no ano passado a Veja, quando garantiu que Serra sucederia Lula.

Saiba o que poderá revelar a nova pesquisa do Correio do Povo.

Nesta quarta-feira o jornal Correio do Povo publicará pesquisa de intenções de votos para o governo estadual e senado. O jornal contratou o Instituto Methodus.

. O Correio do Povo não quer adiantar nada, mas na redação já se sabe que mudanças dramáticas ocorreram na disputa pelas duas cadeiras para o senado.

- O Deputado Claudio Diaz, presidente do PSDB, disse ontem que os números atribuídos a Yeda por Ibope e DataFolha não procedem.

Yeda usa media training na campanha.

Os marqueteiros de Yeda Crusius não dispensam sessões de media training para gravar seus programas de TV.

Editor quer saber para quem o Sargento investigou a mando da RBS.

Nesta segunda-feira, o advogado do editor, Dr. Leudo Costa, protocolou requerimento no Ministério Público de Canoas, porque quer ter acesso a todos os dados das investigações promovidas pelo promotor Amilcar Macedo, já que este citou o editor entre os jornalistas espionados e o editor quer saber se seus dados não foram parar na RBS, já que o grupo admitiu usar os serviços do sargento Rodriguez.


Bornhausen: "Lula anda bebendo muito"

Clicando no endereço a seguir, você verá e ouvirá o ex-ministro José Dirceu, companheiro e eleitor de Dilma Roussef, provavelmente homem forte do seu governo, caso vença as eleições. Ele veio antes de Lula e concitou seus militantes do PT:

- Tem que matar. Vamos matar esses tucanos a pau.

. Em seguida, o então governador Mário Covas foi agredido em plena rua por pelegos sindicais de São Paulo e por pouco não foi morto a pau.

. São cenas fortes.

. O editor coloca tudo aqui porque em Santa Catarina, nesta segunda-feira, o próprio presidente Lula incentivou sua gente a "acabar com a raça dos Bornhausen, extirpando (acabando) com o DEM". O chefe da clã dos Bornhausen, Jorge Bornhausen, reagiu na hora:

- Lula estava bebado.

. Lula, como Zé Dirceu, não estava bebado. Ambos são farinha do mesmo saco: gente atrasada, autoritária, incapaz de conviver com os contrários e capaz de tudo, como se viu no episódio do Mensalão e em todos os mais recentes escândalos de corrupção. É a república dos lúmpens.

CLIQUE AQUI para ver.

Entrevista com o presidente da Assembleia Legislativa do RS RS"

Temos que defender as instituições do RS.
Giovani Cherini, presidente da Assembléia do RS.

O senhor sabe da intempestiva tentativa do promotor de Canoas no caso do ingresso ao Palácio Piratini. O que acha do episódio ?
Não pode um promotor, com a ordem uma juíza, ingressar na sede de um dos Poderes do Estado e investigar sem mais e nem menos. Isto é uma ilegalidade.

O que seria correto ?
O pedido teria que sair da decisão de um desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, como manda a lei.

O senhor está defendendo a governadora Yeda Crusius ?
Não é nada disto. Eu estou defendendo as instituições republicanas e federadas do Estado.

Mas o promotor diz que quer corrigir erros cometidos na Casa Militar
Não é possível corrigir um erro, cometendo outros erros.


Nota do editor
Assim como entre os juízes existem critérios de competência territorial, o juiz de Canoas só atua em Canoas, o de Porto Alegre em Porto Alegre, por exemplo, entre os Promotores há algo equivalente, que se chama atribuição. Assim, o Promotor de Canoas tem atribuição somente nos limites territoriais da Comarca de Canoas. Não poderia, portanto, atuar em Porto Alegre. Teria, se fosse o caso, que deprecar a execução da vistoria para algum promotor criminal de Porto Alegre e não o fez. Quando uma diligência é expedida pelo órgão judicial de uma comarca, como um mandado de busca e apreensão, necessariamente o mandado deve passar pelo juiz local para que dê o devido "cumpra-se", legitimando a medida, o que também não ocorreu no episódio da Casa Militar. Quando medidas que envolvem um poder vão ocorrer, deve haver, de forma antecipada, uma comunicação entre as chefias, o que também não ocorreu. Algo muito estranho aconteceu e por isto a reação dos chefes dos Poderes foi tão forte e decidida.

RS sob ameaça de ilegal intervenção federal


Cheira a provocação política a entrada da Polícia Federal no caso estadual do sargento Rodriguez, um dia depois do chega pra lá em Canoas. Na semana passada isto já ocorreu, por razões inconsistentes. O processo eleitoral está aberto e ele inquieta setores que já se postam para novas posições. O RS está escolhendo um novo governador e não um gauleiter. É intolerável a federalização das apurações policiais no RS, porque isto é uma ameaça às instituições republicanas gaúchas e aos direitos dos cidadãos do Estado - ao estado democrático de direito. Trata-se de uma intervenção federal disfarçada no RS, algo que não ocorria desde o advento da ditadura militar. O cerco dos investigadores federais, já estabelecido sobre prerrogativas e direitos dos deputados gaúchos, como também do governo estadual, ameaça estender-se sobre os demais Poderes do Estado e sobre os cidadãos do RS. A intervenção dos agentes do governo federal não pode ser aceita, porque as instituições federadas e republicanas locais funcionam perfeitamente, até melhor do que ocorre em Brasília, pelo que demonstram as notícias sobre sucessivos escândalos no governo Lula.


Nesta segunda-feira a tarde a governadora Yeda Crusius deu um importante passo para fortalecer institucionalmente os Poderes do Estado, ao convidar para uma reunião de emergência os chefes do Judiciário, Legislativo e do Ministério Público e acertar um pacto republicano capaz de impedir que prossigam ações destinadas a encurralar e desmoralizar politicamente as autoridades constituídas.

. O editor passou esta informação em primeira mão no seu site, segunda, as 23h.

. Os chefes dos Poderes resolveram não tolerar a desordem no RS.

. A reunião ocorreu depois que um promotor de Canoas, Amilcar Macedo, apresentou-se no Palácio Piratini para vasculhar as gavetas da Casa Militar. A governadora proibiu o acesso, chamou os chefes dos Poderes e com eles examinou a ordem judicial portada pelo promotor. A ordem foi repelida por todos, que deram respaldo a Yeda para mandar Macedo embora do Piratini. Os chefes do Ministério Público e do Judiciário escandalizaram-se com os termos da ordem e entraram imediatamente em ação.

. A governadora Yeda Crusius considerou ilegal e invasão de competência a ação do MPE de Canoas e representará contra o promotor e o juiz. Ela já tinha registrado impaciência igual na semana passada, quando considerou também ilegal e inconstitucional a participação da Polícia Federal na ação desencadeada pelo Ministérilo Público de Contas no caso do Banrisul. O evento terá resposta dura do Piratini.

Dilma cai 5 pontos no DF. Soma diz que pode ter começado virada no País.

O respeitado e bem informado jornalista Claudio Humberto, acaba de postar nota sobre a pesquisa anunciada hoje pelo instituto Soma Opinião e Mercado, revelando que Dilma Rousse foi alvejada em pleno vôo e caiu de 43% para 37% das intenções de votos, enquanto Serra subiu de 22% para 24% e Marina foi de 20% para 23%.

. O presidente do Soma, especializado neste tipo de levantamento, explicou que dados eleitorais pesquisados em Brasília antecipam tendências nacionais. Ele informou que isto aconteceu com Collor e Lula.

. O editor já revelou aqui mesmo neste espaço que a última pesquisa DataFolha demonstrou perdas substantivas de posições da candidata oficial, exatamente entre o eleitorado mais esclarecido e de maior poder aquisitivo, os chamados formadores de opinião.

. Os escândalos repetidos e nos quais Dilma Roussef está direta ou indiretamente envolvida, começaram a causar enormes estragos na campanha.

. Clique na imagem acima para examinar o gráfico.

CLIQUE AQUI para ler a nota completa de Claudio Humberto.

As 18h, na TV Pampa, debate entre os candidatos a governador do RS

Esta tarde, as 18h, tem debate eleitoral entre os candidatos a governador do RS, na TV Pampa. A TV é líder de um complexo de emissoras de rádio e televisão, além do jornal O Sul.


Sensus: Dilma, 50,5%; Serra, 26,4%. Números mostram congelamento de cenários. Eleitores prestes a mudar de posição.

Pesquisa CNT/Sensus divulgada na manhã desta terça-feira:

Dilma Roussef, 50,5%
José Serra, 26,4%
Marina Silva, 8,9%

A pesquisa vai na mesma linha dos dados já listados pelo Ibope e por DataFolha, revelando que Dilma parou de subir e Serra parou de cair. Os eleitores fizeram stop diante da enxurrada de revelações escandalosas que envolvem o governo Lula e a campanha de Dilma, o que é sintoma de mudanças a vista.

CLIQUE na imagem ao lado para ler o artigo Segundo turno ?, assinado por Merval Pereira no jornal O Globo desta terça-feira.

Chefe da Casa Civil usou até laranja para criar empresa de arapongagem

O jornal O Globo desta terça-feira publicou reportagem que denuncia a ministra Erenice Guerra pela participação em três empresas, tendo omitido tudo isto da Comissão de Ética Pública da Presidência, embora devesse fazê-lo por força de lei.

. É outro escândalo que estoura no colo de Dilma Roussef, a madrinha política de Erenice, e de Lula, o presidente que mais mantém contatos com a ministra, já que seus gabinetes são contíguos.

. Uma das empresas tem Erenice como sócia oculta, porque ela usou uma laranja, a professora aposentada Geralda Amorim de Oliveira, para compor o contrato social. Geralda confessou ao jornal que é apenas laranja. A empresa é de arapongagem.

Saiba quais são as empresas de Erenice Guerra, a chefe da Casa Civil de Lula, que ela mantém ocultas:

- Razão Social Confecções
- Carvalho Guerra e Representações
- Asa Imperial
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/