Thomaz Bastos faz sucessor de Tarso no ministério da Justiça

Ao contrário do que publicaram alguns jornais nesta segunda-feira, Tarso Genro não fará o sucessor, já que o deputado Cardoso não irá para o seu lugar. Luiz Paulo Barreto, secretário geral do Ministério da Justiça, homem do ex-ministro Thomaz Bastos, tomará posse no lugar de Tarso Genro, atual ministro, na próxima semana. Ele já pode receber cumprimentos.

. Veja o que escreve sobre o novo ministro, o site Presidência da República, Gabinete de Segurança Institucional:

"Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto nasceu em 19 de janeiro de 1964, no Rio de Janeiro. É formado em Ciências Econômicas e Direito pela Faculdade de Economia, Ciências Contábeis e Administração de Empresas do Centro de Ensino Unificado de Brasília - UNICEUB.
Servidor Público, há 20 anos no Ministério da Justiça, exerceu o cargo de Diretor do Departamento de Estrangeiros, onde permaneceu até ser indicado a secretário-executivo do ministério. É presidente do Comitê Nacional para os Refugiados e do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual."

Sensus entrevista 15 em Porto Alegre e 15 em Saubara. Isto não tem lógica.

Os sites estão ali embaixo para você clicar e investigar. Não é preciso acreditar no que diz o leitor. As dúvidas estão lançadas desde que Vox Populi divulgou números extraordinariamente altos para Dilma e extraordinariamente baixos para Serra. O editor até acha que pode ser isto mesmo, mas duvida muito, porque os números com que trabalha, extraídos da última pesquisa do Instituto Methodus, não fecham com os de Vox Populi e CNT Sensus. Vale a pena lembrar que por trás de Box Populi e CNT Sensus estão mineiros ligados ao sr. Clésio Andrade, bem conhecido de todos vocês. Leia a Opinião do Leitor:

Vasculhei nos sites do TSE e do relátório da pesuisa CNT/SENSUS divulgada hoje. Veja que curioso (ou seria mafioso?): na cidade de Saubara, BA, com 8.776 eleitores foram entrevistadas 15 pessoas. Em Porto Alegre com 1.043.389 forma entrevistadas… 15 pessoas! Em Florianópolis, com 306.040 eleitores, foram 4 pessoas, já em Afogados da Ingazeira com 26.195 eleitores foram… 16 entrevistados! Seguem os links para a pesquisa, para quem queira consultar:

TSE: http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/regi_uf_blank.htm
CNT/SENSUS: http://www.cnt.org.br/portal/img/arquivos/Relatrio%20Frequencias.pdf

Bier Markt - Cerveja levada a sério.
42 marcas de chopes e cervejas artesanais, mais petiscos alemães.
Reserve 51-3013.2300. Rua Castro Alves 442, Porto Alegre.
Também reservas para aniversários e happy hours a partir das 18h.
Estacionamento e segurança. http://www.biermarkt.com.br/

Vendas de jornais, 2009: Diário Gaúcho despenca 12%;ZH aumenta 2%; CP estabiliza.

CLIPPING
Meio & Mensagem
Resumo do ex-blog Cesar Maia


1. Caiu 6,9% a circulação somada dos 20 maiores jornais diários brasileiros em 2009. Onze títulos viram seus números encolherem durante 2009. Os dois que mais caíram foram os do Grupo O Dia, do Rio de Janeiro: O Dia (-31,7%) e Meia Hora (-19,8%). Também tiveram quedas Diário de S. Paulo (-18,6%), Jornal da Tarde (-17,6%), Extra (-13,7%), O Estado de S. Paulo (-13,5%), Diário Gaúcho (-12%), O Globo (-8,6%), Folha de S. Paulo (-5%), Super Notícia (-4,5) e Estado de Minas (-2%).

2. A liderança continua com a Folha de S. Paulo (média diária incluindo domingo, de 295 mil exemplares), seguida por Super Notícia (289 mil), O Globo (257 mil) e Extra (248 mil). Em quinto lugar está O Estado de S. Paulo (213 mil), à frente do Meia Hora (186 mil) e dos gaúchos Zero Hora (183 mil), Correio do Povo (155 mil) e Diário Gaúcho (147 mil). O top 10 se completa com o Lance (125 mil).

3. Apenas seis conseguiram melhorar seus desempenhos de acordo com dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC). São eles: Daqui (31%), Expresso da Informação (15,7%), Lance (10%), Correio Braziliense (6,7%), Agora São Paulo (4,8%) e Zero Hora (2%). Mantiveram-se estáveis: Correio do Povo, A Tribuna e Valor Econômico, que encerraram o ano passado com circulações bem próximas às do fechamento de 2008.

Pesquisa CNT e Sensus demonstra aumento espetacular de rejeição a Lula

A leitura a seguir é indispensável para perceber melhor o que está por trás da pesquisa eleitoral CNT e Sensus, sobretudo em relação ao governo Lula, do PT. Na semana passada, o editor tentou iniciar uma discussão sobre a super-exposição de Lula e os prejuízos políticos dela. Foi uma entrevista com o cientista político Francisco Ferraz. Aquilo que o editor percebeu é o que realmente está acontecendo, conforme a leitura da pesquisa, que demonstra o enorme crescimento do índice de rejeição do governo Lula e de que modo isto começa a afetar a sua vontade de passar sua popularidade parfa Dilma. Você saberá que sua capacidade de fazer isto é cada vez mais limitada. A análise a seguir é do ex-prefeito Cesar Maia, economista, o homem que ajudou Brizola a desmontar o episódio da Proconsult-Globo.

PESQUISA (25-29/01)
SENSUS: GOVERNO VAI MAL! VIOLÊNCIA DISPAROU! REJEIÇÃO A LULA É DE 16%!1.

Base da pesquisa Sensus. Norte 7,8% \ Centro-Oeste 7,2% \ Nordeste 28% \ S. Paulo 21,7% \ MG+RJ+ES 20,7% \ SUL 14,6%2. Transferência ou Síndrome de Bachelet. Quando se avalia Lula, apenas 5,8% dizem que seu governo é Ruim+Péssimo. Mas quando a pergunta é se poderiam votar em candidato de Lula, 16% dizem que não votariam de jeito nenhum. Essa é a rejeição verdadeira a Lula. 27,4% disseram que depende do candidato. 31,6% dizem que podem votar. Mas só 20,1% afirmam que votariam em qualquer candidato apoiado por Lula.3. Para 37,8% os Serviços Públicos executados pelo Governo são Ruim+Péssimos (46,3% no Sudeste). Só 16% acham ótimo+bom. Para 54,9% os impostos são muito altos. Para 69,4% a Corrupção está aumentando.4. Principais problemas: Violência+Drogas 44,1% \ Desemprego+Falta de oportunidade de trabalho: 27%. Todos os demais somados 28,9%, sendo que o maior desta lista tem 6%. No Sudeste, 37,1% dizem que sua cidade é violenta ou muito violenta. No Nordeste, 30%.5. 82,5% não pertencem a nenhuma associação, sindicato ou partido. Só 2,7% dizem pertencer a partido, número muito diferente das pesquisas que perguntam por simpatias ou preferências partidárias. São 40,3% os que dizem ter computador em casa.6. Serra 40,7%. Dilma 28,5%. Marina 9,5%. Serra vence no primeiro turno. Dilma vence no Nordeste com 40,2% a 34,6% de Serra. No Sul, Serra tem 49,5% contra 23,7% de Dilma. Marina 6,1% e 8,6% respectivamente. Na área Rural Serra cai da média de 40,7% para 36,2%. Dilma cresce de 28,5% para 35,9%. Dilma cai entre as Mulheres para 24,8%. (32,4% entre os Homens). Entre os Homens Serra não ganha no primeiro turno. / Eleições. Sensus não confirmou DataFolha: Dilma tem entre os de maior nível de instrução e renda menos que sua média de intenções de voto.7. Num segundo turno Serra teria 44% e Dilma 37,1%. Serra avança 3,3 pontos e Dilma 8,6 pontos. Ou seja: 72% das intenções de voto de Marina vão para Dilma e 28% para Serra. 31,3% não têm interesse nenhum nas eleições presidenciais. 25,5% têm muito interesse.

Cresce movimento anti-Chávez dentro da Venezuela


Os estudantes venezuelanos já anunciaram que voltam às ruas de Caracas depois de amanhã para protestar contra a deficiência dos serviços públicos, a insegurança, o fechamento dos meios de comunicação e a perseguição às pessoas que se opõem ao governo. O anúncio foi feito ontem por representantes de várias universidades durante uma coletiva de imprensa na Universidade Católica Andrés Bello, em Montalbán.

. Ainda que a manifestação seja organizada por estudantes, os líderes do movimento convidaram todos os venezuelanos insatisfeitos com o governo a engrossar a sua marcha. Eles denunciam perseguições violentas promovidas por grupos chavistas e pela polícia.

. Entidades ligadas à defesa dos direitos humanos denunciam quase uma centena de prisões arbitrárias no país. E Chávez ainda incita os seus milicianos a combater os supostos “subversivos”. A corrosão do tirano segue acelerada. No país da “democracia até demais” (segundo Lula), quem protesta acaba em cana.

CLIQUE aqui para saber sobre a marcha que os estudantes venezuelanos farão no dia 4 de fevereiro, no jornal El Universal.

China critica os EUA e dá ultimato a Obama

A China fez duas advertências ao governo dos Estados Unidos Nesta terça-feira. Segundo Pequim, a cooperação internacional e regional entre os dois países pode ser afetada pela decisão de Washington de vender armas a Taiwan. Além disso, os chineses avisam que um eventual encontro entre o presidente americano Barack Obama e o Dalai Lama, líder espiritual dos budistas tibetanos, "prejudicaria seriamente" as relações entre os dois países. "Nós nos opomos com firmeza a tal encontro", declarou à imprensa Zhu Weiqun, alto funcionário do Partido Comunista. O Dalai Lama deve viajar em 16 de fevereiro aos Estados Unidos.

. Em um momentos de turbulência nas relações bilaterais, Weiqun declarou que um encontro Obama-Dalai Lama seria extremamente prejudicial "às bases políticas das relações China-EUA". "Se o presidente americano escolher este momento para receber o Dalai Lama, isso certamente ameaçará a confiança e a cooperação entre China e Estados Unidos", disse o diretor do Departamento do Trabalho da Frente Unida, responsável pelas negociações com os tibetanos.

Getmax Computadores
Computadores, notebooks, servidores de redes. Tudo em TI.
Há 15 anos atendendo o mercado corporativo.
99% de índice de satisfação de clientes, conforme pesquisa de pós-vendas.
Compre via site www.getmax.com.br Fone: 51-3388.1010.

PDT "formalizará" nesta quarta apoio a Fogaça

O senador Pedro Simon produziu um inusitado apelo público para que o senador Sérgio Zambiasi saia do mutismo e diga de que lado está na sucessão do RS. Simon quer o apoio do PTB a Fogaça.
O senador acha que o simples apoio do PDT nãogarante a eleição do prefeito de Porto Alegre.

. Zambiasi respondeu de bate pronto e avisou que somente em maio o PTB dirá se confirmará a candidatura do deputado Luís Lara ou apoiará outro candidato. Zambiasi avisou que não compartilha da opinião de Lara, segundo a qual o Partido ficará de qualquer lado, menos do lado em que ficar o PDT.

- Nesta quarta-feira, os trabalhistas prometeram "formalizar" o apoio do Partido a Fogaça, no decorrer de uma reunião entre o prefeito de Porto Alegre e o prefeito de Osório, Romindo Bolzan, presidente do PDT. Além de levar a prefeitura, com o vice José Fortunatti, os trabalhistas querem o deputado Pompeo de Matos na vice de Fogaça. Se isto ocorrer, o candidato do PMDB terá apenas uma vaga para negociar na chapa majoritária, a que sobrar das duas vagas ao Senado, já que uma será de Rigotto. O candidato a senador pelo PTB é o ex-juiz Barbosa.

Lula fumava 30 cigarrilhas por dia

O presidente Lula deixou de fumar desde a crise hipertensiva que sofreu na semana passada. Segundo um auxiliar próximo do petista, o presidente abandonou as cigarrilhas café creme desde o episódio, quando sua pressão chegou a 18 por 9.

. Fontes próximas ao titular do Planalto vinham enfatizando que Lula parecia uma “chaminé” nos últimos tempos, fumando mais de 30 cigarrilhas por dia.

. O médico oficial da Presidência, Cleber Ferreira, afirmou na semana passada que a hipertensão foi decorrente de estresse e cansaço. “Ele (Lula) está consciente de que precisa se cuidar”, afirma o assessor.

Inflação de janeiro assusta e é a maior desde 2003

Inflação de janeiro
IPC da Fipe, 1,34%
IPC da FGV, quarta quadrissemana, 1,29%

Os números demonstram que o reaquecimento vigoroso da economia, depois de um longo período de recessão e números positivos baixos de crescimento, produziu elevação de preços, ameaçando as metas de inflação do governo para este ano (4,5%). O número é assustador.

. Nesta segunda-feira, além do IPC-S da FGV, pouco conhecido, também foi divulgado o IPC da Fipe, que até há alguns anos era considerado o índice mais confiável de todos.


. Como no caso do IPC-S, a taxa para o mês é a maior desde fevereiro de 2003, quando ficou em 1,61%. Os gastos foram pressionados pelas altas nos preços dos alimentos, dos transportes e de educação neste início de ano. A taxa dos alimentos atingiu 1,52%, na maior variação mensal desde julho de 2008, depois de fechar dezembro com deflação de 0,24%.


NESTA TERÇA-FEIRA
Feriado em Porto Alegre
Almoço e jantar
Bah Restaurante - Gastronomia Regional Contemporânea]
BarraShoppingSul, Porto Alegre. Adega com 400 rótulos, 40 opções de vinhos em cálice e Sommelier na casa. Reservas: 51-3247.3000.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Bah
* O editor recomenda torteille com moranga e charque de Bagé, R$ 36,00.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/