FHC avisa: "O corporativismo estatizante está voltando".

Maria Cristina Frias e Vincius Motta, dois belos exemplares do atual jornalismo da Folha de S. Paulo, entrevistaram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Vale a pena ler o que vai na íntegra no link a seguir. O ex-presidente demonstrou pouca tolerância com o seu Partido, o PSDB, e avisou que Dilma Roussef é uma incógnita. Eis alguns trechos representativos da entrevista:

"Não estou mais disposto a dar endosso a um PSDB que não defenda a sua história", disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), ontem, em entrevista no instituto que leva seu nome, no centro de SP. Presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique defende que o partido anuncie dois anos antes das eleições presidenciais seu candidato. "O PSDB não pode ficar enrolando até o final para saber se é A, B, C ou D." O ex-presidente diz que Lula "desrespeitou a lei abundantemente" na campanha e que promove "um complexo sindical-burocrático-industrial, que escolhe vencedores, o que leva ao protecionismo". Para FHC, a tradição brasileira de "corporativismo estatizante está voltando". Lula é uma "metamorfose ambulante que faz a mediação de tudo com tudo".

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da entrevista.

13 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente alguém com lucidez. Realmente o PSDB tem que acabar com as disputas internas, caso contrário a situação vai fechar 20 anos no poder e o Brasil, não sei para onde irá.

Anônimo disse...

Políbio,

Interessante o quadro político a partir de janeiro de 2011.

Um dos pontos que ficou bem determinado nesta eleição é que aquele partido ou candidato que quiser concorrer em 2014 deverá cedo começar um trabalho para ser mostrado ao país. Não vejo isto acontecer estando estes candidatos ou partidos compondo base de governo ou apoiando (sem participar) o mesmo.

E aí ficam, no mínimo, dois partidos a serem observados atentamente: 1º PSB - vai participar do governo federal e de governos estaduais (exemplo: RS) almejando lançar candidato à Presidência? Os 43 milhões de votos que disseram não ao governo atual estão ligados e penso que não aceitarão; 2º - PV - análise identica ao PSB descontando-se que não faz parte da base aliada. A receptividade de Marina para o eleitor no 1º turno pode ser considerada a maior surpresa desta eleição. E se o PV não ficar independente terá ela a mesma receptividade em 2014?

Importante destacar que o comprometimento destes dois partidos com o PT se dava em cima de tentarem trazer simpatia para sí com a utilização do presidente atual e sua popularidade (questionável é claro) e que agora terão, em princípio, de andarem com suas próprias pernas. As eleições de 2014 começam em janeiro de 2011. Se não começarem na muda em 2014.

Francisco Berta Canibal disse...

Estamos na trincheira assim conclamou Serra a seus eleitores e colaboradores,para ficarem unidos pela causa da Liberdade do Brasil. Em uma simples mensagem, mas de muita importãncia cívica. dado o momento. Serra ao agradecer a seus adeptos, depois do anuncio de sua derrota,em 31 de outubro,convocou a todos para uma oposição firme com propósitos claros,dizendo e reafirmando, que o Brasil é para os Brasileiros.Por outro lado o Presidente Lula,após votar disse,e a imprensa registrou,que estará a serviço dos países da América do Sul,e que não irá psrticipar mais do PT,e do governo federal.Para bom entendedor,a preocupação de Serra a as palavras irônicas de LULA,ENTENDE-SE QUE ESTE ESTARÁ A SERVIÇO DE CHAVES E A SERVIÇO DO FORO DE SAO PAULO.É de lamentar a situação política da América do Sul,e as arrojadas condutas da turma lula-chaves,ainda mais agora com a morte do lider e ex-presidente da Argentina. É evidente a preocupação de Serra,e a urgência desta mobilização oposicionista,que com isto tudo estavam muito apreensivos e preocupados,dadas as declarações pós resultados das eleições e apostura de preocupação e apreensão do Candidato José Serra. Se tem a impressão que algo aconteceu, que não se poderia ou não se deveria divulgar,ao menos por enquanto,ou naquele momento.Comentada na imprensa a metamorfose de Dilma Presidente nos primeiros minutos após a divulgação do resultado das eleições,vem agora já algumas determinações de Lula,para evitar gastos. Hoje terça-feira dia dois de novembro. Então valeu os gastos para a eleição,que assim a torna,dita "legal".Diante deste quadro a oposição tem que ser radical em suas posições e postulações,porque é evidente a tomado do Poder, além do legal,pelas hostes do PT. Organizar a oposição é uma valorização concreta dos quarenta e cinco milhões de votos de Serra, que representam muito mais dos 3% que desaprovam o governo e desabonam e irritam o "tal" Presidente lula. Francisco Berta Canibal.

Anônimo disse...

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem toda a razão. O PSDB foge da discussão que faria sentido sobre privatizações e, com isso, desonra a melhor parte de seu passado. Para cada provocação do tipo "Vocês privatizaram a ...", a resposta deveria ser "Sim, e o resultado foi ...". CVRD? Hoje produz muito mais e recolhe muito mais impostos no país. Teles? Hoje quase todos os brasileiros têm telefone, e o PT só fala em universalizar o acesso à internet por banda larga porque houve essa transferência à iniciativa privada. Bancos? Hoje o sistema bancário anda par-e-passo com o do primeiro mundo. Elétricas? Melhorou o serviço tanto das regiões atendidas pelas empresas adquirentes quanto das regiões que permaneceram atendidas por empresas estatais. Ou alguém duvida de que a CEEE melhorou muito após a entrada de distribuidoras privadas em sua antiga área de concessão? Esse deveria ser o comportamento de qualquer candidato do PSDB ou do DEM. Não perderia votos com isso, porque já não são seus os votos de quem discorda dessa linha de interpretação. Ganharia os votos de quem concorda, e são muitos, e também os daqueles que não têm opinião sobre esse assunto, mas se encantariam com a honestidade de uma posição assim. Em tempos de marquetagem regada a mentiras e dissimulações, esta seria a novidade na Política brasileira.

Anônimo disse...

LULA DESRESPEITOU A LEI ABUNDANTEMENTE PORQUE O JUDICIÁRIO NÃO SE DÁ RESPEITO.
PODEMOS DIZER QUE O BRASIL TEM UM JUDICIÁRIO BANDIDO.
É O PCC OFICIAL.

Anônimo disse...

O PSB E O PV TEM QUE SE DESLIGAR COMPLETAMENTE DO PT, CASO CONTRÁRIO FICARÃO COM A MESMA MARCA DE PARTIDO TERRORISTA, CRIMINOSO COMO O PT.

Anônimo disse...

IMAGINEM A TURMA DO PT REUNIDO NO PLANALTO: JOSÉ DIRCEU, O CHEFE; LULA, O CHFETE BÊBADO; O JOSÉ JENUÍNO; CUECA RECHEADA DE DÓLARES; O MERCADANTE; O DELÚBIO; DO MENSALÃO; CESARE BATISTI; MINISTRO DA JUSTIÇA; O PALOCCI; MINISTRO DA CORRUPÇÃO; NÃO ESQUECAMOS A DILMONA; SERVIDORA DE CAFEZINHO.
ISTO DÁ INVEJA AO PCC.
E, O PMDB, O BABACA DE FORA, SÓ QUER O RESTO, OS FARELINHOS DA FESTA.

Anônimo disse...

Não entendo muita coisa de política e muito menos sobre a ¨ideologia¨ que essas pessoas que se dizem representantes do povo carregam em suas mentes. Eu apenas espero que possa viver e crescer profissionalmente neste país sem o medo de perder não só o que já conquistei com muito trabalho e dedicação, mas os sonhos que ainda fomento. Tomara Deus ou seja lá quem olha por nós brasileiros que não sejamos uma segunda União Soviética. Esta é a minha única preocupação. O governo que garanta a liberdade que eu garanto o meu trabalho, como diria aquele apresentador censurado.

Anônimo disse...

TÁ,mas olha só o que os tucanos querem fazer com o DEM!É DE ESTARRECER!!!
Reproduzo um comentário meu,postado no blog do REINALDO AZEVEDO:

"ATENÇÃO DIREITISTAS DO BRASIL!!!
VEJAM A SORDIDEZ VINDA DO PSDB,CONTRA O SEU ALIADO DEM:

“Anônimo”
-02/11/2010 às 23:41,disse:

“DEM recusa ideia de fusão com o PSDB
Para o presidente do partido, união iria reduzir espaço da oposição no governo Dilma
02 de novembro de 2010 | 19h 45

Marcelo de Moraes, de O Estado de S.Paulo

SÃO PAULO - A ideia de fazer a fusão entre PSDB e DEM para criar um grande e fortalecido partido de oposição foi rechaçada ontem pelo presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). Para o dirigente, a proposta diminuiria o espaço político da oposição no Congresso e ainda abriria a possibilidade para uma onda de desfiliações.

Maia lembra que uma das brechas jurídicas permitidas hoje para que parlamentares troquem de partido sem perderem o mandato por conta da regra de fidelidade partidária é justamente a fusão com outra legenda.

“Num período pós-eleitoral, onde o governo federal conseguiu a reeleição, sempre pode ocorrer um oportunismo eleitoral com migrações para o lado que venceu. Uma fusão criaria um precedente legal para permitir uma debandada, por exemplo”, afirma Maia.

Para o dirigente, entretanto, a questão não se resume a isso. Ele acredita que as eleições deixaram clara a existência de um eleitorado de centro-direita, que pode ser representado pelo DEM, mas que não encontra tanto conforto nas posições políticas assumidas pelo PSDB.”

Íntegra aqui:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dem-recusa-ideia-de-fusao-com-o-psdb,633721,0.htm


PARABÉNS,caro Rodrigo Maia(DEM-RJ)!!!


Kirk"


Almirante Kirk

Anônimo disse...

TÁ,mas olha só o que os tucanos querem fazer com o DEM!É DE ESTARRECER!!!
Reproduzo um comentário meu,postado no blog do REINALDO AZEVEDO:

"ATENÇÃO DIREITISTAS DO BRASIL!!!
VEJAM A SORDIDEZ VINDA DO PSDB,CONTRA O SEU ALIADO DEM:

“Anônimo”
-02/11/2010 às 23:41,disse:

“DEM recusa ideia de fusão com o PSDB
Para o presidente do partido, união iria reduzir espaço da oposição no governo Dilma
02 de novembro de 2010 | 19h 45

Marcelo de Moraes, de O Estado de S.Paulo

SÃO PAULO - A ideia de fazer a fusão entre PSDB e DEM para criar um grande e fortalecido partido de oposição foi rechaçada ontem pelo presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). Para o dirigente, a proposta diminuiria o espaço político da oposição no Congresso e ainda abriria a possibilidade para uma onda de desfiliações.

Maia lembra que uma das brechas jurídicas permitidas hoje para que parlamentares troquem de partido sem perderem o mandato por conta da regra de fidelidade partidária é justamente a fusão com outra legenda.

“Num período pós-eleitoral, onde o governo federal conseguiu a reeleição, sempre pode ocorrer um oportunismo eleitoral com migrações para o lado que venceu. Uma fusão criaria um precedente legal para permitir uma debandada, por exemplo”, afirma Maia.

Para o dirigente, entretanto, a questão não se resume a isso. Ele acredita que as eleições deixaram clara a existência de um eleitorado de centro-direita, que pode ser representado pelo DEM, mas que não encontra tanto conforto nas posições políticas assumidas pelo PSDB.”

Íntegra aqui:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dem-recusa-ideia-de-fusao-com-o-psdb,633721,0.htm


PARABÉNS,caro Rodrigo Maia(DEM-RJ)!!!


Kirk"


Almirante Kirk

Anônimo disse...

A Oposição feita pelo PSDB que Fernando henrique defende NÃO é a mesma agenda feita por Serra e Índio. O nível que a campanha desceu não é bom para o Republicano FHC e tampouco para o Brasil. A oposição encontrará o jeito mais correto de vencer a petralhada. Sem o racismo, mentiras, xenofobia, reliogismo e encampamento de agendas ultra-direitistas. O PSDB não é a baixaria serrista e do DEM.

Francisco Berta Canibal disse...

O tal jose dirceu,comenta em seu blog,sobre declarações de FH. Diz o referido cidadão de duas caras,que o Presidente FHC, não entendeu o Novo Brasil. Isto é de dar risadas.

Francisco Berta Canibal disse...

O tal jose dirceu,comenta em seu blog,sobre declarações de FH. Diz o referido cidadão de duas caras,que o Presidente FHC, não entendeu o Novo Brasil. Isto é de dar risadas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/