Brigada e Defesa Civil devem explicações ao povo do RS

O editor foi neste sábado atrás da reportagem que o repórter Jocimar Farina produziu para o programa do jornalista Antonio Carlos Macedo, da Rádio Gaúcha. O material é explosivo e esclarecedor. O que ocorre é o seguinte:

1) O coordenador da Defesa Civil do governo do RS está há algumas semanas sendo chamado a dar explicações sobre a doação de telhas para flagelados. Existe até investigação da Polícia Civil sobre o caso.
2) No meio do caso, o coordenador da Defesa Civil vai para a reserva e um major assume seu lugar.

. O problema todo é que nem as doações e a ida do coordenador para a reserva foram explicados. Até pelo contrário, porque você vai notar que o coronel Prates foi agressivo com o repórter e não quis explicar nada, como também a Brigada se negou a informar sobre o processo todo, como se não devesse explicações a ninguém, quando se sabe que deve explicações cabais para a opinião pública, porque é a sociedade quem paga os salários de todos os brigadianos, do soldado ao coronel, e tem o direito de saber claramente o que ocorre.

CLIQUE na imagem acima para conhecer melhor a questão (são os trechos finais e mais elucidativos da reportagem de Farina e dos comentários pertinentes e corajosos de Macedo).

Clipping. Artigo Clóvis Rossi: De vira-latas a megalomaníaco

CLIPPING
Folha de S. Paulo
Sábado

CLÓVIS ROSSI
De vira-latas a megalomaníaco
Brasil, impotente no próprio quintal, quer ser potência na cúpula de Copenhague e no conflito do Oriente Médio
É INEGÁVEL que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi relevante para que o Brasil espantasse o complexo de vira-lata que Nelson Rodrigues via incrustado n'alma do brasileiro. Pena que o seu governo tenha trocado esse complexo pela megalomania, sem nem sequer passar por algum estágio intermediário mais consentâneo com a realidade do poder brasileiro. O mais recente exemplo de megalomania está em frase do presidente durante comício em Recife na quarta-feira: "Copenhague só vai ser o que vai ser porque o nosso querido país teve a coragem de, há um mês, apresentar as metas que apresentamos", afirmou. Ninguém sabe ainda o que Copenhague vai ser, mas o próprio Lula já havia descartado, apenas uma semana antes, que de lá saísse o acordo de seus sonhos. Portanto, o que fez "o nosso querido país" não diz grande coisa. De mais a mais, qualquer pessoa que não tenha perdido completamente o senso de proporção sabe que Copenhague, saia o que sair de lá, será o produto de um equilíbrio entre os lobbies empresariais, sindicais e de ONGs, além das necessidades político-eleitorais dos líderes dos principais atores participantes, Brasil inclusive, mas não apenas nem principalmente o Brasil, ao contrário do discurso de Lula.

Bachelet, como Lula, tem 80% de aprovação, mas seu candidato perde no Chile

A presidente socialista Michelle Bachelet está com 80% de apovação, mas não consegue transferir estes números para seu candidato às eleições de domingo no Chile, o ex-presidente Eduardo Frei. Ela vai amargando uma derrota, segundo as pesquisas. O mesmo acontece e acontecerá no Brasil.

Os candidatos:
Sbastião Piñera, da Coalização pela Mudança, oposição direitista, 44%
Eduardo Frei Ruiz-Tagle, Concertação, centro-esquerda no Poder há 20 anos, 31%
Marco Enríquez-Ominami, independente, 18%
Jorge Arrate, extrema esquerda, 2%

Segundo turno em 17 de janeiro. Piñera e Ominami vão se unir contra Frei.

Saiba como será a aposentadoria (reserva) do coordenador da Defesa Civil do RS

Foi uma surpresa o ingresso na reserva do coronel da Brigada Militar, Joel Prates Pedroso, subchefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do governo do RS

. A transferência para a reserva remunerada foi publicada no Diário Oficial do Estado.

. Eis as vantagens que o coronel da Brigada leva para a reserva (aposentadorai), além dos salários integrais:

1) Ele vai ter direito de receber os seus proventos integrais do posto de subchefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil

2) 25% de gratificação adicional

3) 11 avanços trienais

4) 222% de gratificação de incentivo à atividade policial

5) 100% da gratificação equivalente à função gratificada acrescida de 75% de gratificação de representação prevista e lei que ele, nos 31 anos de BM, foi acumulando e agora recebe todos estes proventos.

. Para o cargo do coro nel vai assumir o major AurivanChichetta.

A boliburguesia de Chávez: viagens a Miami, "companheiras" com Silicone e jipes Hummer

Clipping - Venezuela: Chávez prende ex-aliados
Revista Veja - 12 de dezembro de 2009

Nas últimas três semanas, Hugo Chávez mandou prender trinta banqueiros e altos funcionários de sete instituições financeiras, postas sob intervenção. Chamou-os publicamente de "bandidos", "corruptos" e os encarcerou nas pouco confortáveis dependências da polícia política, recém-rebatizada de Serviço Bolivariano de Inteligência. É um raro caso em que fica difícil duvidar das palavras de Chávez, mas não custa dar uma olhada no que existe por trás delas. Detenções arbitrárias são corriqueiras na Venezuela. A surpresa é que, desta vez, atingiram integrantes da boliburguesia – neologismo criado para denominar os empresários alinhados com o bolivarianismo, a ideologia da linha populista autoritária propugnada por Chávez. Seus integrantes são sindicalistas e companheiros de partido que, graças à amizade com o caudilho, foram promovidos a empresários e amealharam fortunas em contratos amistosos com o governo.A ascensão da boliburguesia é a conquista social mais vistosa do chavismo. Com nacionalizações, congelamentos de preço e perseguições, Chávez espantou e destruiu os empreendedores tradicionais. Os que ficaram aderiram. Os que caíram fora foram substituídos pelos companheiros, que prontamente adotaram hábitos da antiga elite, como as viagens frequentes a Miami, o uísque sem gelo, as mulheres com silicone e, no topo de tudo, o jipão americano Hummer, de 100.000 dólares. Para essa nova classe social, estranha às noções mais elementares de gestão, bastam os contatos no Palácio de Miraflores, a sede do governo. Ricardo Fernández Barrueco, o primeiro a receber a ordem de prisão, é um caso exemplar. Em 2003, ofereceu caminhões de sua então modesta frota para furar uma greve geral de teor antichavista. Caiu nas graças do regime e foi escolhido para abastecer toda a rede da Mercal, a estatal de supermercados em que sempre falta de tudo. Com o empurrão, Barrueco comprou dezenas de empresas, entre elas quatro bancos de pequeno porte, que passaram a receber generosos depósitos do governo, incluindo pagamentos de funcionários públicos. Seu patrimônio bateu em 1,6 bilhão de dólares. Outros três bancos dirigidos por boliburgueses foram escolhidos para receber as mesmas gentilezas.

* Nota - No Brasil do Mensalão do PT, qualquer semelhança é mera coinscidencia: viagens de Ze Dirceu a Paris, os whiskyes de Delubio, Palocci nas festas com prostitutas siliconadas de jeany Mary Corner, jipes Silvinho LandRover...

RedeTV leva retransmissora sem consulta pública

O Ministério das Comunicações deu à RedeTV! o último canal para retransmissão de televisão, em sinal analógico, na cidade de Salvador. Não houve consulta pública prévia, como determina a legislação.

. O decreto 5.371/2005, que regulamenta o serviço de retransmissão de TV, determina que, antes de destinar um canal a uma emissora, haja consulta pública para que outros interessados se manifestem.

. O caso chamou a atenção do setor porque o canal foi autorizado na véspera do aniversário do acionista da RedeTV! Amilcare Dallevo, comemorado com uma grande festa em Brasília. Costa foi um dos convidados e um assessor dele teria dado a notícia ao empresário na festa.

No seu atual ritmo de investimentos, Lula levará 66 anos para "tirar o povo da merda"

Um dia depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dizer em São Luís que seu governo investe mais em saneamento do que os anteriores porque ele quer “tirar o povo da merda”, especialistas se encarregaram de mostrar que a realidade é bem diferente dos discursos. Estudo do Ministério das Cidades mostra que, o ritmo atual dos investimentos em obras de coleta de esgoto só levará o Brasil a universalizar esse serviço em 66 anos.

. Hoje, apenas 42% dos brasileiros são atendidos. Se mantiver o mesmo ritmo de investimentos, o país não conseguirá cumprir a meta do milênio de ampliar a rede de coleta para atender 70% da população até 2015. No ritmo atual, a meta só seria alcançada em 40 anos.

. Dinheiro não falta. E periodicamente o Ministério das Cidades flexibiliza as exigências dos convênios. Mesmo assim, de 2007 até hoje, o governo só conseguiu executar 11% dos R$ 12,6 bilhões reservados para programas de saneamento básico urbano e rural no Orçamento da União. Dos mais de R$ 8 bilhões do FGTS alocados para financiar esse tipo de obra desde 2003, apenas 35% foram usados.

PMDB não gostou da lista tríplice para vice sugerida por Lula

O líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, reagiu de forma dura à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que sugeriu que o PMDB apresente uma lista tríplice para o posto de vice na chapa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata petista à Presidência. "Essa prerrogativa, esse direito, por favor, ninguém tente restringir. Em respeito ao PMDB", disse o líder em nota, deixando claro que cabe ao partido a escolha do único candidato a vice.

. Anteontem em São Luís, Lula havia dito que o vice será dos partidos aliados. "O PMDB é o maior partido da base", afirmou. "O correto não é o PMDB impor um nome forte. O correto é o PMDB indicar três nomes para a ministra Dilma escolher."

. "O "correto" para o PMDB é o que o PMDB entender ser o correto", rebateu Henrique Alves.

Decisões em dois processos assombram Stela Farias na semana que vem

Na semana em que poderia completar os seus tres segundos de fama, a deputada Stela Farias, presidente da CPI do PT, enfrentará as fases críticas de dois dos seis processos que responde na Justiça do RS:

- Processo crime - Nesta segunda-feira a deputada irá a julgamento no Tribunal de Justiça porque depositou detritos no lixão da cidade de Alvorada, quando era prefeita, sem observar as exigências para a atividade. Stela alegou na defesa que depois de advertida, transformou o lixão em aterro sanitário. O MPE deu parecer pela absolvição.

- Processo de improbidade administrativa - Entrou nos últimos dias a fase para a apresentação de memoriais o processo no qual a deputada é acusada de aplicar indevidamente R$ 3 milhões dos aposentados do serviço público municipal de Alvorada no falido Banco Santos, dinheiro que acabou perdido. O banco nem agência tinha no RS. Em São Paulo, sua sede, o Banco Santos mantinha depósitos do PTnacional. Ele costumava pagar comissões exageradas pelas aplicações que recebia. Stela é processada pelo Ministério Público e está com a casa onde moram os pais e o carro bloqueados para venda, já que garantirão uma possível condenação da deputada.

. Nesta segunda, o colega de Stela, Dionilson Marcon, também irá a julgamento no TJ. É acusado até de cárcere privado em invasões do MST.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/