Foto deste domingo mostra Gramado às vésperas do Natal Luz.

A foto ao lado é deste domingo de manhã, 8 horas, na zona mais central de Gramado, 102 kms de Porto Alegre, Serra do RS, com certeza a mais bela cidade do Estado.

. O domingo foi de muito sol.

. A cidade já trabalha em ritmo de Natal. Todas as principlais vitrinas, sobretudo lojas de chocolates, decorararam-se com motivos natalinos e vendem produtos focados na festa.

. Gramado prepara-se para o Natal Luz, evento que irá de 12 de novembro de 2008 a 11 de janeiro.

. As obras que ocorrem nos palcos principais do evento, como o Lago Joaquina Bier e a Carrière, estão em fase de conclusão.

Saiba mais: http://www.natalluzdegramado.com.br/

Piñera, direita, bate candidato esquerdista Eduardo Frei no Chile

Pesquisa deste domingo da Universidade Diego Portales:

Sebastian Piñera (centro direita), 30,2%
Eduardo Frei (esquerda), 23,7%
Marco Enriquez-Ominami, 16,3%.

. O ex-presidente Eduardo Frei é o candidato da socialista Brachelet, da coligação Consertación (democratas-cristãos, como Frei, e socialistas, como Brachelet, que governam há 16 anos o Chile). As eleições sairão dia 13 de dezembro.

Assembléia ainda aposta no metô e no aeromóvel para Porto Alegre

Neste domingo o deputado Luiz Fernando Zacchia, do PMDB, disse ao editor que a Subcomissão Mista de Acompanhamento das Obras do Metrô da Copa de 2014 e do Aeromóvel avisou que primeira reunião está marcada para a manhã de 9 de novembro e vai tratar de dois projetos, inclusive custos:
1) Metrô de Porto Alegre
2) Implantação da linha do aeromóvel entre a Estação Aeroporto do Trensurb e a área de embarque do Salgado Filho.
. O ministro das Cidades, Márcio Fortes, disse ao vice-pefeito José Fortunatti que o governo não fará o metrô.
. Mais quatro reuniões estão previstas até 8 de fevereiro de 2010, quando será entregue o Relatório Final.
METRÔ
A linha proposta sai do Mercado Público e vai até as imediações do estádio Olímpico, passando pelas avenidas Borges de Medeiros e José de Alencar. A obra está orçada em R$ 2,5 bilhões e deverá ser financiada através de uma parceria público-privada (PPP).
DISCUSSÕES
Cronograma de atividades
9 de novembro, às 9h 30min – Projetos e Custos do Metrô de Porto Alegre e Aeromóvel: Trensurb, Coester Sistemas de Transporte S/A, Secretarias Estadual e Municipal da Copa. 23 de novembro, às 9h 30min – Sistema Integrado de Mobilidade Urbana e Metrô de Porto Alegre: Secretaria do Planejamento Municipal, Câmara Municipal de Porto Alegre, EPTC e ATP 27 de novembro, às 9h 30min - Visita Técnica nas obras da extensão da linha 1 entre São Leopoldo e Novo Hamburgo: Trensurb e membros da Subcomissão Mista.7 de dezembro, às 19h– Audiência pública sobre a Implantação do Metrô de Porto Alegre e Aeromóvel - Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, BNDES, Trensurb, Metroplan e Prefeitura Municipal de Porto Alegre 8 de fevereiro de 2010, às 9h 30min- Entrega do Relatório Final da Subcomissão Mista

Ex-prefeito de Sapucaia pode ser excluído da ação da Operação Solidária

O material a seguir foi obtido pelo editor no site da Rádio Gaúcha. É do programa Chamada Geral, 17h, sexta. A notícia diz respeito ao processo que corre contra o prefeito e o vice de Sapucaia do Sul na administração anterior do PMDB. Ambos foram denunciados pelo MPF no }ambito da Operação Solidária, um dos objetivos da atual CPI do PT. A Operação Solidária recebeu este nome porque visava atacar malfeitorias na compra de merenda escolar pela Administração Solidária de Canoas, que é como o prefeito Marcos Roncheti intitulava seu governo. No decorrer das investigações, a Polícia Federal soube que um grupo de empresas liderada pela SP Alimentos, aliciou políticos, executivos, parlamentares e prefeitos para manipular editais e concorrências com o mesmo objetivo em Canoas, Sapucaia, Gravataí, São Gabriel e Passo Fundo. Curiosamente, as investigações centraram-se em Canoas e Sapucaia, cidades comandadas por adversários do ministro Tarso Genro, o chefe da Polícia Federal. No RS, somente as cinco prefeituras terceirizaram seus serviços de merenda escolar. Em todas elas, a SP Alimentos ou suas controladas (o caso de Gravataí é de uma subsidiária da SP Alimentos e ela disputou sozinha a licitação) usou o mesmo esquema. Na época, Gravataí era administrada pelo PT (o prefeito era Sérgio Stasinski e o deputado era Daniel Bordignon), Passo Fundo pelo PDT e São Gabriel pelo DEM. Em cada uma delas, o deputado com zona de influência ali teve papel relevante nos contratos.


Eduardo Matos, repórter - O processo que apura suposta fraude no fornecimento de merenda escolar em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, está parado há 10 meses e 28 dias. O motivo: recursos movidos por dois dos 22 réus que tramitam no TRF da 4ª Região. O ex-prefeito do município Marcelo Machado e o ex-vice-prefeito Gilberto Alves ingressaram com agravos de instrumento, questionando a competência da Justiça Federal para julgar a ação de improbidade administrativa movida pelo MPF. No dia 02/12/2008, o Desembargador relator, LUIZ CARLOS DE CASTRO LUGON, decidiu pela suspensão da ação na primeira instância até o julgamento do mérito dos recursos no Tribunal. O problema é que de lá para cá eles ainda não foram julgados. Um dos motivos é a troca de relatores no processo. Outro fator que também deixou de lado os recursos é a chamada Meta 2 do CNJ, que passa na frente ações mais antigas. No entendimento do Juiz GUILHERME PINHO MACHADO, o processo deveria ficar onde está, ou seja, na Justiça Federal de Canoas. O magistrado ressalta, no entanto, que cumprirá o que for determinado pela corte superior.

Guilherme Pinho Machado, juiz federal de Canoas – Já na época em que ele era prefeito eu entendia que a competência era da Justiça de primeiro grau, em se tratando de uma ação cível de improbidade. Nós temos agora um fato novo, que é o fato de que o réu sequer hoje é prefeito, mas tudo é uma questão que tem que ser analisada, como eu disse, agora pelo Tribunal, não está nas minhas mãos, e a nossa atitude aqui vai ser cumprir rapidamente aquilo que for determinado. (Sonora)

Eduardo Matos– Se os agravos forem julgados procedentes, a ação de improbidade administrativa terá de ser extinta para o ex-prefeito e vice de Sapucaia do Sul. A discussão jurídica é semelhante à que ocorreu no processo que tramita na Justiça Federal de Santa Maria, em que a Governadora YEDA CRUSIUS foi retirada da ação. Segundo o TRF da 4ª Região, os agravos não têm prazo para serem julgados. Enquanto a ação sobre Sapucaia do Sul está parada, a que apura as mesmas irregularidades em Canoas já está na fase de instrução. O MPF apura superfaturamento na merenda escolar e desvio de verba dos cofres públicos nos dois municípios.

Você sabe como sabotar o PT ? É só tocar a chapa Serra-Aécio.

CLIPPING
Manual de sabotagem
Diogo Mainard, www.veja.com.br

sábado, 31 de outubro de 2009 0:05
“Com o único propósito de sabotar o PT, amolei um monte de gente para tentar descobrir se José Serra e Aécio Neves podem se tornar companheiros de chapa em 2010. A probabilidade de um acordo entre os dois é muito maior do que parece”
Eu tento sabotar o PT. Como é que se sabota o PT? Atualmente, só há um jeito: unindo José Serra e Aécio Neves, em 2010.
Sem Aécio Neves, José Serra perde. Sem José Serra, Aécio Neves perde. Eles sabem disso. O PT sabe disso. Aécio Neves pode até ser o melhor candidato presidencial. Mas o PSDB acabará apoiando a candidatura de José Serra, porque ele lidera – e lidera folgadamente – em todas as pesquisas eleitorais.
Com o único propósito de sabotar o PT – e de sabotar Lula, Dilma Rousseff, Franklin Martins –, amolei um monte de gente para tentar descobrir se José Serra e Aécio Neves realmente podem se tornar companheiros de chapa em 2010. O primeiro como candidato a presidente e o segundo como candidato a vice-presidente. Publicamente, eles negam essa possibilidade. José Serra diz que a disputa presidencial ainda está longe. E Aécio Neves responde que, se o PSDB escolher José Serra, ele pretende se candidatar ao Senado.
Mas a probabilidade de um acordo entre os dois é muito maior do que parece. Na última semana, o marqueteiro de José Serra e o marqueteiro de Aécio Neves se reuniram e trataram abertamente do assunto. Eu só soube disso – repito – porque amolei um monte de gente. O marqueteiro de José Serra fez um cálculo simples: para eleger seu candidato ao Palácio do Planalto, ele tem de ganhar em Minas Gerais. Se Aécio Neves se candidatar a vice-presidente, José Serra ganhará disparado. Se, por outro lado, Aécio Neves concorrer ao Senado, desinteressando-se da campanha presidencial, ganhará em Minas Gerais o candidato apoiado por Lula.
Aécio Neves tem de fazer um cálculo um tantinho mais complicado. O Senado oferece-lhe um caminho perfeitamente seguro. Mas, se José Serra acabar perdendo de Dilma Rous-seff, ele poderá ser responsabilizado pela derrota. Para alguém como Aécio Neves, cujo maior atributo político é ser um aglutinador, nada pior do que rachar o próprio partido. Se Aécio Neves tomar o caminho oposto e aceitar ser companheiro de chapa de José Serra, sabotando os planos do PT, ele só terá a ganhar. Em primeiro lugar, porque isso garantirá o triunfo eleitoral de José Serra. Ele será o Lula do PSDB. Em segundo lugar, porque ele poderá ocupar, além do Palácio do Jaburu, um grande ministério da área social, cacifando sua candidatura presidencial em 2014, contra Lula, ou em 2018, contra o que restar do PT, se é que ainda restará algo.
Pronto: sabotei o PT. Agora só falta o PSDB sabotar o PSDB.
Por Diogo Mainardi

Lula quer confronto com Serra, diz presidente tucano

Na semana em que o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, deu um ultimato para que o PSDB defina até dezembro seu candidato à sucessão de Lula, o presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra, diz que "um em cada três brasileiros já decidiu votar em [José] Serra". "O próprio Lula quer estabelecer logo esse confronto." O trunfo de Aécio seria, segundo Guerra, ter maior "capacidade de aglutinação" e a preferência de "setores que hoje não estão na aliança" tucana. Apesar de dizer que "os dois vão se entender", Guerra admite que também tem pressa: "O nosso tempo é urgente".

. Leia trechos da entrevista ao jornal Folha de S.Paulo:

FOLHA - Há duas semanas o PSDB enfrenta desgaste, bombardeado por aliados. É uma candidatura que já começa em crise?
SÉRGIO GUERRA - Crise e racha são muito utilizados para se falar sobre o PSDB. Enfrentamos dificuldades, situações que se repetem em diversos partidos. Muitas vezes, nós mesmos damos consistência à tendência de crise. Não estamos no governo, somos um partido sem dono. Mas esse partido que vive em crise é fantasia.

FOLHA - O governador Aécio Neves não deu ultimato ao partido?
SÉRGIO GUERRA - O presidente do DEM [Rodrigo Maia] disse que o PSDB deveria abreviar a escolha. Todos os militantes de PSDB, DEM, PPS e os que temos no PMDB assistem à exposição diária da candidatura do governo com dinheiro público, então é natural que a nossa gente queira o time escalado logo. O que o Rodrigo falou deve ser entendido como opinião.

FOLHA - Deixar a decisão para o ano que vem, como quer o governador José Serra, não é tarde?
SÉRGIO GUERRA - O Serra é considerado pelo governo seu principal adversário. Isso é explicável pelos índices da opinião pública e de intenção de voto. Ele governa um Estado como São Paulo, é um líder. Um em cada três brasileiros já decidiu votar nele para presidente, deseja votar nele. O próprio Lula provoca ele para o debate porque quer estabelecer logo esse confronto.

Espera por Aécio leva PP a protelar apoio a Dilma

Dificuldades regionais e a esperança do partido de ver o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) candidato tucano à Presidência da República devem retardar até o próximo ano a decisão do PP de apoiar ou não a candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

. Na última semana, Dilma jantou com líderes do partido, fez elogios à atuação do ministro Márcio Fortes (Cidades), mas não ouviu da bancada a promessa de aliança. Segundo o presidente nacional, senador Francisco Dornelles (RJ), o partido "não tem pressa".

. Dornelles, tio de Aécio, externa sua simpatia à candidatura do mineiro à Presidência. Apesar de elogiar Dilma, diz que o tratamento dado ao PP por Aécio é "excelente".

Caixa pagou parte de festa em homenagem a Toffoli

Parte da festa oferecida em homenagem ao ministro José Antonio Dias Toffoli após a sua posse, no último dia 23, em Brasília, foi patrocinada pela Caixa Econômica Federal.A Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), que organizou a homenagem em parceria com outras entidades da magistratura, pediu R$ 50 mil à Caixa Econômica, a título de patrocínio para a festa. Questionado pela Folha, o banco confirma que, do valor pedido, repassou R$ 40 mil.

. A comemoração, para 1.500 pessoas, aconteceu no Marina Hall, casa de eventos numa área de 5 mil metros quadrados às margens do lago Paranoá, ponto nobre da capital federal. O juiz federal Luiz Cláudio Flores da Cunha, do 6º Juizado Especial Federal do Rio de Janeiro, pretende questionar no Tribunal de Contas da União e no Ministério Público Federal a legalidade do patrocínio da CEF à festa. Ele entende que a associação dos juízes federais foi usada para ocultar o repasse de um órgão público para cobrir gastos de uma festa. Quer saber se a despesa foi regular.

Planalto prepara a criação de órgão que ficará acima do TCU

O governo fedral já estuda a criação de uma câmara técnica para resolver pendências relacionadas com a paralisação de obras diretamente com o Tribunal de Contas da União (TCU). O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, levou a proposta ao presidente do órgão, Ubiratan Aguiar, e ao ministro José Múcio Monteiro e aguarda uma manifestação. O Palácio do Planalto considera o TCU uma espécie de célula da oposição, visto que, dos nove membros, cinco são ex-políticos oposicionistas.

Dica de Livro

De Cuba com Carinho, Yoani Sánchez, Contexto, 203 páginas, R$ 23,60.
Bom para ler neste feriadão (compre o livro na Cultura, Porto Alegre, Bourbon Shopping). Yoani administra o blog mais conhecido de Cuba, mas a leitura é proibida em Havana. Ela não pode sair do País. No livro, conta a deprimente situação dos cidadãos cubanos. 50 anos depois da ditadura de Fidel Castro, o povo continua comprando apenas o que permite sua caderneta de racionamento.

CLIQUE na imagem acima para ler "O tempo e o espaço da Cuba de Yoani", digitado pelo editor para você conhecer melhor o trabalho dessa brava guerreira cubana.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/