Corregedor do Senado vai investigar episódio da sunga vermelha de Suplicy

O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), decidiu abrir nesta sexta uma investigação preliminar para avaliar se o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), quebrou o decoro parlamentar ao usar por cima do terno uma sunga vermelha.

. Na quarta, Suplicy atendeu a um pedido da apresentadora Sabrina Sato, do programa "Pânico na TV", da RedeTV! e circulou com o adereço no Salão Azul do Senado. A ideia, segundo o petista, era que ele ficasse parecido com o personagem do Super-Homem. A gravação deve ser exibida no próximo domingo.

. Segundo informações do site de Claudio Humberto, na avaliação do corregedor, o episódio prejudica a imagem do Congresso. Segundo Tuma, não há necessidade de cassação de mandato, mas talvez de propor à Mesa Diretora uma advertência.

Bovespa fecha semana em baixa; dólar sobe 0,35%

A Bolsa de Valores de São Paulo caiu 0,75% nesta sexta-feira e fechou aos 66.200,48 pontos, quebrando uma sequência de cinco altas. Mesmo assim, acumulou uma valorização de 3,32% na semana. No mês, os ganhos são de 7,61%; no ano, de 76,3%.

. Já a cotação do dólar comercial, ao contrário, subiu 0,35%, a R$ 1,707 na venda, após uma sequência de cinco dias de queda.

Aqui vão as provas de que o vídeo de Feijó foi entregue para a RBS pelo MPF.

Nesta quinta-feira o advogado Fábio Medina Osório, que representa a governadora Yeda Crusius, protocolou representação contra os procuradores do MPF do RS, junto ao Conselho Nacional do Ministério Público, reclamando a identificação do autor ou autores do vazamento do video da delação não premiada do vice Paulo feijó. O video foi entregue com exclusividade para a RBSTV, 48 horas antes da leitura do relatório que inocenta Yeda no pedido de impeachment protocolado na Assembléia, visando interferir politicamente no resultado, segundo alega Medina Osório.

As informações que vão abaixo, todas com provas explícitas - não se trata de indício nenhum, mas provas materiais (identificação clara de fonte, sobretudo quando o assunto é muito relevante, é como identificação de arma em caso de crime de morte, porque se trata de um dado técnico insofismável) - comprovam que a RBS obteve com exclusividade o vídeo com a delação não premiada do vice-governador Paulo Feijó junto ao Ministério Público Federal do RS. O vídeo foi para o horário nobre da RBSTV na sexta-feira, repercutindo em toda a rede no RS e Santa Catarina, além do Jornal Nacional, da Globo.

. O caso é grave porque o MPF não poderia ter liberado o video sem autorização da Justiça Federal.

. Tão logo o editor fez a denúncia e o advogado de Yeda anunciou que representaria contra os procuradores do MPF, a RBS iniciou dois movimentos:

1) repaginou a ficha técnica no site da RBSTV, conforme provam as reproduções a seguir, mas o editor já tinha copiado a ficha na sexta mesmo.

2) buscou responsabilizar o “mordomo”, no caso “a menina” que digitou a ficha técnica (leia carta de Rosane Oliveira, a seguir), mas esqueceu que na Internet as notícias são copiadas e na página do Cpergs e em outras páginas, a nota de sexta-feira do jornal Zero Hora foram copiadas sem maquiagem, conforme reprodução a seguir. Neste caso das notícias, não existe “mordomo” alguma a acusar.

. A editora política da RBS coloca à disposição da Justiça o seu repórter, Daniel Scola, para provar que sua fonte não foi o MPF. É o que terá que fazer. Aliás, o leitor do jornal tem o direito de saber, agora mesmo, quem foi a fonte do vazamento, já que ele se dispõe a abrir a informação. Por que continuar sonegando da opinião pública um segredo de tamanha relevância ?

O editor insiste com esta denúncia porque chegou a hora de dar um basta aos vazamentos pinçados cirurgicamente para atingir pessoas e alcançar objetivos políticos bem estabelecidos. Isto é ilegal, imoral, anti-ético e fisicamente ameaçador numa sociedade democrática que preza o estado de direito e portanto relações civilizadas. A prática de desrespeitar o segredo de justiça (uma conquista civilizatória decisiva na proteção da intimidade das pessoas e na garantia do contraditório), não pode continuar sendo tolerada.

A FICHA TÉCNICA FOI ALTERADA DEPOIS DA DENÚNCIA

A FICHA TÉCNICA VERDADEIRA

1) No dia 9 de outubro, no site da RBSTV, na ficha técnica, estava anotado o dado de que o Ministério Público havia cedido o vídeo.

CLIQUE AQUI e examine a ficha técnica que o editor copiou na própria sexta-feira, temendo que ela fosse eliminada pela RBSTV.

A FICHA TÉCNICA MODIFICADA

2) Hoje, aparece a informação de que uma fonte que não quer se identificar cedeu o vídeo.

CLIQUE AQUI e examine a nova ficha técnica, reelaborada depois que o editor passou a informação sobre a fonte usada pela RBS.

A NOTÍCIA SUMIU DEPOIS DA DENÚNCIA

A NOTÍCIA VERDADEIRA SOBRE A FORMA COMO FOI CONSEGUIDO O VIDEOA notícia que você lerá a seguir, sumiu do site zerohora.com (clicrbs). Ela foi capturada, hoje, no site do Cpers, que reproduziu o texto no mesmo dia, sábado, 10 de outubro, copiando diretamente do site do jornal. Aqui não foi “menina” alguma que cometeu um “erro” de digitação, portanto que não “sabia” de nada.

Sábado, 10 de Outubro de 2009
http://nucleo14cpers.blogspot.com/2009/10/depoimento-de-feijo-ao-mpf.htmlDepoimento de Feijó ao MPF
Em depoimento obtido de forma exclusiva pela RBSTV junto ao MPF, o vice-governador, Paulo Feijó (DEM), deu detalhes de como funcionaria o esquema de caixa dois na campanha eleitoral da governadora Yeda Crusius. Assista à primeira parte da íntegra do depoimento.
Veja em http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=80700&channel=45*

CLIQUE AQUI para ver a cópia da notícia no blog do Cpers, caso ela seja suprimida por "engano" de alguma "menina".

A NOTÍCIA NÃO É MAIS A MESMA

Eis o aviso que você encontra agora no site de zerohora.com (clicrbs) “ESCLARECIMENTO: por um erro de crédito de zerohora.com, constou inicialmente que o vídeo foi obtido junto ao MPF. O repórter da Rádio Gaúcha e RBS TV Daniel Scola conseguiu o vídeo com um fonte, que pediu para não ser identificada.

AS EXPLICAÇÕES DA RBS SOBRE AS “MUDANÇAS”

A TENTATIVA DE DESMENTIR A ORIGEM DA FONTE

Programa da Rádio Gaúcha, 11h, dia 14 de outubro

ANTONIO CARLOS MACEDO (apresentador) – Quem conseguiu foi o Daniel Scola.
FÁBIO MEDINA OSÓRIO (advogado da governadora Yeda Crusius) – Não pretendo discutir isso, pois respeitamos o direito da preservação da fonte jornalística.
ANTONIO CARLOS MACEDO (apresentador) – Acredito no Daniel Scola e lhe garanto que não foi do MP.

A CARTA DA EDITORA DE POLÍTICA DA RBS SOBRE A ORIGEM DA FONTE

A mensagem a seguir foi entregue ao editor por um leitor comum (o nome foi retirado do e-mail para evitar represálias) que conversou com a editora de Política da RBS sobre a incongruência.

Mensagem original
De: Rosane de Oliveira < rosane.oliveira@zerohora.com.br >
Para: *****
Assunto: RES:
Enviada: 14/10/2009 17:06
O senhor não deve ter visto, mas o pessoal do online deu uma correção dessa informação tão logo foi constatado que a menina que escreveu aquele textinho tinha cometido um erro. Isso é comum, infelizmente. O Políbio é que capturou o texto errado e ignorou a correção. Tenho absoluta segurança da informação que publiquei até porque conheço muito bem o repórter Daniel Scola. Ele está disposto a depor em qualquer instância da Justiça para reparar a verdade. Atencisoamente, Rosane de Oliveira.

Nota do editor - O repórter Daniel Scola passou mal na quarta-feira, dia em que a jornalista Rosane enviou ao leitor a nota acima e mesmo dia do debate entre Macedo e Medina. No Gaúcha Hoje, na Rádio Gaúcho, saiu a manifestação de desconforto do repórter, que parece ter se estressado.

Adesão à portabilidade de celular é muito baixa no Brasil e no RS

O editor foi atrás de informações sobre o cenário pós-portabilidade dos números dos celulares e chegou à constatação de que muito pouca gente resolveu ser infiel à sua operadora. Até o momento, passados um ano, 3,2 milhões de pedidos foram atendidos. As operadoras não fazem corpo mole, porque 92% das demandas resultaram beneficiadas.

. O Brasil tem 160 milhões de celulares.

. No Brasil, trocar de operadora, mantendo o mesmo número, só é possível quando a mudança ocorrer entre operadoras que ofereçam o mesmo serviço (fixo para móvel, por exemplo, não autoriza a troca).

. Aliás, na telefonia fixa, a portabilidade só acontece numa mesma área local, mas na telefonia móvel a portabilidade aplica-se quando o uisuário trocar de prestadora em uma mesma área de registro (DDD) ou trocar de plano de serviço na própria operadora.

. As operadoras têm até três dias úteis para fazer a migração, mas até dois dias o clientre pode se arrepender.

. O editor trocou um de seus celulares de Vivo para TIM, que na mesma hora do pedido concedeu-lhe um número provisório, enquanto providenciava a migração, o que ocorreu dentro do prazo. O editor também tem um celular da Oi.

. No RS, em um ano, ocorreram 70 mil migrações de telefones fixos e 152 mil de telefones móveis.

. O RS tem 10 milhões de celulares

Já vale ISSQN de 2% para call centers de Porto Alegre

Call centers já pagam apenas 2%, e não 5%, de ISSQN, em Porto Alegre. A lei, sancionada pelo prefeito Fogaça, foi publicada nesta sexta. Fogaça prometeu regulamentá-la por decreto até o final do mês.

. Só serão beneficiadas empresas com mais de 500 empregados.

. Na carona dos call centers, também as instituições de ensino superior com curso na área de tecnologia foram bveneficiadas. Quando elas comprovarem que disponibilizarem 4% das vagas para pessoas pobres, pagarão também 2% de ISSQN e não os 5% usuais.

Rodovias concedidas: Agergs diz que governo produziu desequilíbrio de R$ 270 milhões

Após encaminhar cópias para o Ministério dos Transportes, Governo do Estado e ABCR (Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias), a Agência Estadual de Regulação do Estado (AGERGS) divulgou em seu site (www.agergs.rs.gov.br) o estudo referente aos desequilíbrios econômico-financeiros ocorridos no Programa Estadual de Concessões de Rodoviárias (PECR). De acordo com o documento elaborado pela Agência, o valor total dos desequilíbrios contratuais até dezembro de 2008 corresponde a aproximadamente R$ 270 milhões em valores atualizados até aquela data. O estudo técnico da AGERGS levou em consideração fatores supervenientes ocorridos ao longo desses quase 11 anos de concessão, caracterizando quais aspectos seriam risco das concessionárias e quais seriam entendidos como passíveis de reequilíbrio econômico-financeiro. Dentre os diversos fatores analisados, a AGERGS considerou em seus estudos as rotas de fuga, as paralisações e isenções judicialmente concedidas, as intervenções unilaterais de contrato, as praças de pedágio não abertas e os investimentos realizados. Além do enfoque dado à questão dos desequilíbrios contratuais, o relatório disponibilizado no site da Agência contém uma detalhada análise histórica do programa gaúcho de concessões, abordando aspectos que variam desde o inicio do processo licitatório até as peculiaridades inerentes ao modelo estadual idealizado a partir de 1996. O trabalho também procurou expor os problemas inter-institucionais enfrentados pela AGERGS no desempenho de suas competências legais ao longo de seus 12 anos de existência, em especial no que se refere ao exercício pleno de sua autonomia e às limitações legais existentes.

Novo presidente do Sinduscon assumirá segunda

Paulo Vanzetto Garcia, da GC Engenharia, assumirá segunda-feira a presidência do Sindicato da Construção Civil do RS.

. Será as 20h, no Leopoldina Juvenil.

GM começa a desembarcar novo Agile no porto de Rio Grande

O Porto do Rio Grande foi o escolhido para receber o lançamento da General Motors (GM), o Chevrolet Agile, apresentado ao público no início deste mês.

. Já foram importadas 3.878 unidades. Os veículos desembarcados em Rio Grande são armazenados no Pátio Automotivo do Porto Novo, com capacidade para 7,5 mil veículos, possuindo uma área asfaltada com 100 mil metros quadrados.

. O Agile, primeiro fruto do projeto Viva, da General Motors (GM), que propõe a renovação da linha de produtos da companhia, destina-se a mercados emergentes como o do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O modelo, totalmente desenvolvido pela General Motors do Brasil (GMB), está sendo fabricado na unidade argentina de Rosário e de lá é embarcado pelo porto de Zarate diretamente para Rio Grande, de onde é distribuído para todo o país.

. A meta da montadora é comercializar 3,5 mil unidades por mês.

Santander começa nesta segundo o Débito Direto Autorizado

Nesta segunda-feira, inclusive no RS, o Banco Santander começará a operar com o Débito Direto Autorizado (DDA). É só se cadastrar.

. O banco informou nesta sexta ao editor, que entre os diferenciais do Santander estão a oferta de uma solução integrada pela qual os clientes podem administrar não somente os boletos apresentados via DDA, mas também realizar pagamentos de contas e tributos, recargas de celulares e transferências.

. Outro ponto fundamental é a possibilidade de se fazer a impressão de uma segunda via do comprovante eletrônico de pagamento, em caso de necessidade específica.

. O grupo Santander Brasil avisou que os clientes catastrados podem contar com soluções que podem resolver uma eventual deficiência de recursos para quitar compromissos, como o Santander Master e o Realmaster.

Banrisul assina primeiro contrato para restaurante parcelar contas de clientes

O Banrisul fechou uma parceria inédita com o Sushi by Cleber. Com o acordo, a casa especializada em culinária japonesa passa a ser o primeiro restaurante gaúcho a parcelar a conta em até três vezes sem juros no cartão Banricompras.

Sem Yeda, missão gaúcha começou rodada de negociações nos EUA

Yeda poderia ter começado nesta sexta as rodadas de negociações que a missão governamental iniciou em Washington, mas a crise política local obrigou-a a cancelar a viagem em cima do laço.

. A oposição e a mídia burra festejaram o cancelamento, alegando que o Estado economizou R$ 40 mil. Apenas a assinatura da liberação da segunda tranche do contrato de US$ 1,2 bi acertado com o Bird (US$ 650 milhões) produziria economia de R$ 150 milhões em apenas um ano para o Estado (o valor é a diferença dos juros na troca de parte da dívida com a União pelo dinheiro novo do Banco Mundial).

. Esta visão destrutiva, míope, pequena e ressentida vai enterrando as melhores expectativas do Estado.

. O secretário do Planejamento e Gestão, Mateus Bandeira, que coordenaa missão, avisou que ela ficará nos EUA entre 16 a 22 de outubro, passando por Washington, Nova York e Orlando. A agenda:

1) BID: doação de US$ 1 milhão para projetos de infraestrutura e acessos municipais, além de assistência técnica para projetos de PPPs.

2) USTDA: assistência técnica para plano diretor de aeroportos regionais e governo eletrônico.

3) Apresentação no Gartner Simposium/ITXPO 2009, nos dias 21 e 22 de Outubro, um dos maiores eventos mundiais na área de Tecnologia de Informação e Comunicação.

Ana Amélia confirma na RBS que analisa convites para disputar 2010

Nesta sexta-feira de manhã a jornalista Ana Amélia Lemos protagonizou um momento inédito no programa Gaúcha Hoje, 8h30, Rádio Gaúcha, líder das emissoras de rádio da RBS. É que ela ocupou o microfone por 2 minutos e anunciou ter sido procurada por cinco Partidos para disputar as eleições de 2010 no RS.
. Ana Amélia não falou em Partido e cargo.
. Como antecipou esta página, ela se filiou ao PP e será candidata ao Senado.

Yeda deixou Serra de fora da lista dos agradecimentos

No seu Twitter, a governadora Yeda Crusius agradeceu o apoio que recebeu do governador Aécio Neves, do senador Sérgio Guerra e do deputado José Aníbal.
. O governador José Serra ficou fora da lista.

Neste sábado PDT do RS desenha o que fará em 2010

Neste sábado o PDT fará convenções em todos os municípios do RS. O Partido aproveitará a mobilização para saber o seguinte:
1) O PDT deve ter candidato próprio ou partir para alguma coligação ?
2) Qual seria o melhor nome do PDT: Vieira da Cunha, Enio Bacci ou Pompeo de Matos.
. O PDT é cobiçado para coligar com o PMDB, PT, PP, PPS, PCdoB, PSB e PTB.
- Todo mundo quer o PDT na chapa, mas não na cabeça.

Feijó cancela inesperadamente ida ao Clube de Opinião do RS

O Clube de Opinião do RS ouviria o vice-governador Paulo Afonso Feijó nesta segunda-feira, 11h, no Sheraton.
. Feijó cancelou a ida na sexta-feira a tarde.
- O editor já tinha pedido inscrição para falar.

Passe e luvas para candidatos famosos no RS ?

A política e os políticos não empolgam mais ninguém e até pelo contrário,
tanto que todos os Partidos encontram enormes dificuldades para arrebanhar sangue novo, filiar gente nova e completar suas nominatas.
Acontece que deputado e senador viraram sinônimo de vagabundo, espertalhão, vigarista ou simplesmente corrupto.
Por isso, uma novidade insólita intrometeu-se sutilmente na política gaúcha: o cachê para candidato.
Agora, nomes mais famosos e disputados, capazes de engrossar a votação da legenda, são atraídos também por luvas poderosas, não mais pela simples oportunidade de trabalhar pelo bem comum na representação popular.
Vários Partidos apelaram para para atrair sangue novo e famoso.

Merchandising - Terra destaca cultura cervejeira do Bier Markt

Merchandising:

Terra destaca Bier Markt

O portal Terra, um dos mais importantes do Brasil, produziu nesta sexta-feira a reportagem "Em busca da cultura cervejeira em Porto Alegre", na qual destaca o Bier Markt, casa que abriu há tres meses para comercializar exclusivamente chopes e cervejas artesanais. A casa abre à noite. Vai lá quem aprecia chopes e cervejas que possam ser saboreados como bebida dos deuses.
Leia o trecho sobre Bier Markt:

"De lá fomos ao Bier Markt. O proprietário, Pedro Braga, passou de consumidor de cervejas especiais para fornecedor há cerca de três meses. Editor do Trinkt Mehr, blog especializado no assunto, Braga e seus sócios têm como lema trabalhar com cervejas que eles próprios beberiam. Por conta disso, além da enorme variedade de cervejas nacionais em garrafas - que talvez você nunca tenha ouvido falar -, a casa serve importadas e cervejas em barril, retiradas na pressão. Entre esses barris, há sempre espaço para uma "cerveja convidada", normalmente uma produção artesanal que Braga escolhe para ser a novidade da semana.

LEIA a reportagem completa: http://vidaeestilo.terra.com.br/homem/interna/0,,OI4045702-EI14236,00.html

- Nestas sexta e sábado, Bier Markt abre a partir das 18h. Rua Castro Alves 442, estacionamento fácil e segurança. Fone para reservas: 30132300. Site: http://www.biermarkt.com.br/

Horário de verão começa neste domingo

Prepare-se, na noite de sábado para domingo, os gaúchos devem adiantar os relógios em uma hora para entrar na 36ª edição do horário de verão no Brasil. A medida irá vigorar por 126 dias, até a meia-noite do dia 21 de fevereiro de 2010.

. A mudança é válida para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Henrique Fontana é deposto da liderança do governo Lula

O ex-presidente nacional do PT José Genoino (SP) será oficialmente “reabilitado” pelo partido que o isolou e quase expurgou no mensalão: ele deve assumir a liderança petista na Câmara dos Deputados, no lugar de Cândido Vacarezza (SP), que será deslocado para a liderança do governo. Vacarezza é um dos formuladores dessa solução. O objetivo é dar “visibilidade” a Genoino para ajudá-lo a se reeleger. O atual líder do governo, Henrique Fontana (RS), será simplesmente dispensado das funções. Dirá que vai se dedicar à campanha gaúcha.

. As informacoes acima sao do site de Claudio Humberto.

Grupo Traffic compra jornal Diário de S.Paulo

O jornal Diário de S. Paulo, com tiragem de 63 mil exemplares ao dia, de acordo com o ultimo IVC, passou ontem às mãos do empresário J. Hawilla, dono da Traffic Sports, uma das maiores empresas de marketing esportivo da América Latina. O Diário era publicado desde 2001 pela Infoglobo, empresa das Organizações Globo, que também é sócia do Grupo Folha no Valor.

. A partir de agora, o Diário passa a integrar a rede de jornais "Bom Dia", braço do grupo Traffic em jornalismo impresso, que até então não atuava na capital paulista. O negócio nao teve o valor revelado.

Aqui, video e fotos da agressão de Pont sobre Zilá.

A tendência do deputado Miki Breier, PSB, é encaminhar a representação que pede investigação e punição do deputado Raul Pont, PT, por quebra de decoro parlamentar ao agredir a deputada Zilá Breitenbach. A deputada tem 70 anos. A queixa foi protocolada no dia 13 e Breier tem prazo até o dia 22 para falar. Caso aceite a representação, uma comissão de três deputados irá adiante.

. O editor conseguiu o vídeo da sessão em que Zilá relatava desfavoravelmente o pedido de impeachment contra Yeda (veja o link) e cortou as cenas anteriores e posteriores ao incidente, para tornar mais clara a cena da agressão. O cinegrafista foi tomado de surpresa (ele chega a filmar até pés de deputados, no afobamento), estava um pouco distante da cena principal, mas ainda assim capturou os principais movimentos.

. Mais precisas são as imagens das fotos em seqüência que o leitor também pode examinar.

. Não tem desculpa.

CLIQUE AQUI para examinar as fotos em seqüência.
CLIQUE AQUI para examinar a cena específica da agressão.

MJDH protesta contra visita de Ahmadinejad.

Entrevista: Jair Krishke, Movimento de Justiça e Direitos Humanos, RS.

MJDH protesta contra visita de Ahmadinejad (foto com Chavez).

O ministro Flávio Bierrenbach, do STM, acha que o presidente do Irã deve receber voz de prisão no momento em que desembarcar no Brasil. O MJDH não está disposto a pedir a prisão dele ?

Este assunto nunca esteve em pauta nas nossas reuniões.

Mas vocês protestaram contra vinda dele ?
Fizemos isto na vez anterior e o fato é que ele cancelou a viagem ao Brasil.

E agora ?
Na semana que vem, reuniremos o MJDH para encaminhar os debates sobre o que fazer diante da confirmação de que Ahmanidejad virá ao Brasil em junho.

E ?
Protestos serão feitos, mas não dá para adiantar o formato deles.

CLIQUE AQUI para saber como foi o protesto contra a abortada visita de Ahmanidejad ao Brasil, no dia 3 de maio.

Dica de livro - Yoani: "De Cuba com Carinho"

DICA DE LIVRO

De Cuba com Carinho
Yoani Sánchez, Editora Contexto, 203 páginas


- A autora edita o blog Generación Y, mas o governo ditatorial de Cuba não permite que os cubanos leiam o que sai diariamente ali. Yoiani não pode sair de Cuba. O livro narra a vida cotidiana de quem vive na ilha e sofre com a decadência da economia e da política locais. R$ 23,90. Livraria Cultura, Bourbon Country, Porto Alegre.

Artigo: Lula, o sem-limites, é o maior difamador da república

Artigo – site da revista Veja - 16 de outubro de 2009
Lula na eleição: 'passa do limite'

por Reinaldo Azevedo

Pode-se achar justa ou injusta a popularidade de Lula; bom ou mau o seu governo — ou, ainda, bom no curto prazo, razoável no médio e desastroso no longo —; certas ou erradas as suas escolhas. Nas democracias, as divergências fazem parte do jogo, e se combinam, então, as regras que vão regular o confronto das diferenças. Assim é se os atores aceitam os princípios da democracia chamada, nos bons compêndios, de “liberal”. Um “bom” governo não quer dizer, necessariamente, um governo popular; um governo popular não é necessariamente bom — ou teríamos de reverenciar totalitarismos do século passado. Onde a disputa democrática atinge padrões elevados de civilidade, o jogo não é de aniquilação do outro. Um governo tenta aniquilar o “outro”, o(s) adversário(s), quando recorre à máquina do estado para obter uma vantagem que, de outro modo, não existiria. Por que o populismo, já muito estudado, é perverso? Porque ele corrói as instituições em benefício do mandatário de turno, que tenta, então se eternizar.


CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.

Yeda Crusius comemora no Twitter vitoria sobre o Eixo do Mal

A governadora Yeda Crusius usou o Twitter para expressar sua felicidade com a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, que retirou seu nome da ação de improbidade administrativa instaurada pelo Ministério Público Federal em agosto.

. "Estou muito feliz e repito o que sempre disse: confio na justiça", postou Yeda no microblog.

. Ela agradeceu ainda as manifestações de apoio que recebeu do governador de Minas Gerais Aécio Neves, da senadora Marisa Serrano, do presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, e do deputado José Anibal.

Aqui vão as provas de que o vídeo de Feijó foi entregue para a RBS pelo MPF.

Nesta quinta-feira o advogado Fábio Medina Osório, que representa a governadora Yeda Crusius, protocolou representação contra os procuradores do MPF do RS, junto ao Conselho Nacional do Ministério Público, reclamando a identificação do autor ou autores do vazamento do video da delação não premiada do vice Paulo feijó. O video foi entregue com exclusividade para a RBSTV, 48 horas antes da leitura do relatório que inocenta Yeda no pedido de impeachment protocolado na Assembléia, visando interferir politicamente no resultado, segundo alega Medina Osório.

As informações que vão abaixo, todas com provas explícitas - não se trata de indício nenhum, mas provas materiais (identificação clara de fonte, sobretudo quando o assunto é muito relevante, é como identificação de arma em caso de crime de morte, porque se trata de um dado técnico insofismável) - comprovam que a RBS obteve com exclusividade o vídeo com a delação não premiada do vice-governador Paulo Feijó junto ao Ministério Público Federal do RS. O vídeo foi para o horário nobre da RBSTV na sexta-feira, repercutindo em toda a rede no RS e Santa Catarina, além do Jornal Nacional, da Globo.

. O caso é grave porque o MPF não poderia ter liberado o video sem autorização da Justiça Federal.

. Tão logo o editor fez a denúncia e o advogado de Yeda anunciou que representaria contra os procuradores do MPF, a RBS iniciou dois movimentos:

1) repaginou a ficha técnica no site da RBSTV, conforme provam as reproduções a seguir, mas o editor já tinha copiado a ficha na sexta mesmo.

2) buscou responsabilizar o “mordomo”, no caso “a menina” que digitou a ficha técnica (leia carta de Rosane Oliveira, a seguir), mas esqueceu que na Internet as notícias são copiadas e na página do Cpergs e em outras páginas, a nota de sexta-feira do jornal Zero Hora foram copiadas sem maquiagem, conforme reprodução a seguir. Neste caso das notícias, não existe “mordomo” alguma a acusar.

. A editora política da RBS coloca à disposição da Justiça o seu repórter, Daniel Scola, para provar que sua fonte não foi o MPF. É o que terá que fazer. Aliás, o leitor do jornal tem o direito de saber, agora mesmo, quem foi a fonte do vazamento, já que ele se dispõe a abrir a informação. Por que continuar sonegando da opinião pública um segredo de tamanha relevância ?

O editor insiste com esta denúncia porque chegou a hora de dar um basta aos vazamentos pinçados cirurgicamente para atingir pessoas e alcançar objetivos políticos bem estabelecidos. Isto é ilegal, imoral, anti-ético e fisicamente ameaçador numa sociedade democrática que preza o estado de direito e portanto relações civilizadas. A prática de desrespeitar o segredo de justiça (uma conquista civilizatória decisiva na proteção da intimidade das pessoas e na garantia do contraditório), não pode continuar sendo tolerada.

A FICHA TÉCNICA FOI ALTERADA DEPOIS DA DENÚNCIA

A FICHA TÉCNICA VERDADEIRA

1) No dia 9 de outubro, no site da RBSTV, na ficha técnica, estava anotado o dado de que o Ministério Público havia cedido o vídeo.

CLIQUE AQUI e examine a ficha técnica que o editor copiou na própria sexta-feira, temendo que ela fosse eliminada pela RBSTV.

A FICHA TÉCNICA MODIFICADA

2) Hoje, aparece a informação de que uma fonte que não quer se identificar cedeu o vídeo.

CLIQUE AQUI e examine a nova ficha técnica, reelaborada depois que o editor passou a informação sobre a fonte usada pela RBS.

A NOTÍCIA SUMIU DEPOIS DA DENÚNCIA

A NOTÍCIA VERDADEIRA SOBRE A FORMA COMO FOI CONSEGUIDO O VIDEO

A notícia que você lerá a seguir, sumiu do site zerohora.com (clicrbs). Ela foi capturada, hoje, no site do Cpers, que reproduziu o texto no mesmo dia, sábado, 10 de outubro, copiando diretamente do site do jornal. Aqui não foi “menina” alguma que cometeu um “erro” de digitação, portanto que não “sabia” de nada.

Sábado, 10 de Outubro de 2009
http://nucleo14cpers.blogspot.com/2009/10/depoimento-de-feijo-ao-mpf.html
Depoimento de Feijó ao MPF
Em depoimento obtido de forma exclusiva pela RBSTV junto ao MPF, o vice-governador, Paulo Feijó (DEM), deu detalhes de como funcionaria o esquema de caixa dois na campanha eleitoral da governadora Yeda Crusius. Assista à primeira parte da íntegra do depoimento.Veja em http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=80700&channel=45

* CLIQUE AQUI para ver a cópia da notícia no blog do Cpers, caso ela seja suprimida por "engano" de alguma "menina".

A NOTÍCIA NÃO É MAIS A MESMA

Eis o aviso que você encontra agora no site de zerohora.com (clicrbs) “ESCLARECIMENTO: por um erro de crédito de zerohora.com, constou inicialmente que o vídeo foi obtido junto ao MPF. O repórter da Rádio Gaúcha e RBS TV Daniel Scola conseguiu o vídeo com um fonte, que pediu para não ser identificada.

AS EXPLICAÇÕES DA RBS SOBRE AS “MUDANÇAS”

A TENTATIVA DE DESMENTIR A ORIGEM DA FONTE

Programa da Rádio Gaúcha, 11h, dia 14 de outubro
ANTONIO CARLOS MACEDO (apresentador) – Quem conseguiu foi o Daniel Scola.
FÁBIO MEDINA OSÓRIO (advogado da governadora Yeda Crusius) – Não pretendo discutir isso, pois respeitamos o direito da preservação da fonte jornalística.
ANTONIO CARLOS MACEDO (apresentador) – Acredito no Daniel Scola e lhe garanto que não foi do MP


A CARTA DA EDITORA DE POLÍTICA DA RBS SOBRE A ORIGEM DA FONTE

A mensagem a seguir foi entregue ao editor por um leitor comum (o nome foi retirado do e-mail para evitar represálias) que conversou com a editora de Política da RBS sobre a incongruência.

Mensagem original
De: Rosane de Oliveira < rosane.oliveira@zerohora.com.br >
Para: *****
Assunto: RES:
Enviada: 14/10/2009 17:06
O senhor não deve ter visto, mas o pessoal do online deu uma correção dessa informação tão logo foi constatado que a menina que escreveu aquele textinho tinha cometido um erro. Isso é comum, infelizmente. O Políbio é que capturou o texto errado e ignorou a correção. Tenho absoluta segurança da informação que publiquei até porque conheço muito bem o repórter Daniel Scola. Ele está disposto a depor em qualquer instância da Justiça para reparar a verdade. Atencisoamente, Rosane de Oliveira.

Nota do editor - O repórter Daniel Scola passou mal na quarta-feira, dia em que a jornalista Rosane enviou ao leitor a nota acima e mesmo dia do debate entre Macedo e Medina. No Gaúcha Hoje, na Rádio Gaúcho, saiu a manifestação de desconforto do repórter, que parece ter se estressado.

Mercado brasileiro de telecom quer mais qualidade e banda larga

Os 220 milhões de assinantes de telecomunicações - somados os usuários de telefonia fixa, móvel e acessos de banda larga - do Brasil querem qualidade de serviço e banda larga. Mais: querem banda larga com qualidade. Tanto as operadoras fixas e móveis quanto o governo brasileiro movimentam-se para expandir o acesso de banda larga no País - são apenas 13 milhões atualmente e, sobretudo, garantir que as velocidades de conexão contratadas sejam efetivamente entregues.

. A falta de qualidade e o mercado potencial de novos acessos de alta velocidade foram temas do painel “O Cenário Global das Comunicações e as Transformações no Mundo dos Negócios”, que aconteceu na ultima quarta-feira, durante a Futurecom 2009 em Sao Paulo. Participaram dos debates o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, o presidente da Claro, João Cox, o presidente da TIM, Luca Luciani, o presidente da Andrade Gutierrez (empresa que é acionista da Oi), Otávio Marques de Azevedo, e o presidente da Portugal Telecom (que detém 50% da Vivo), Zeinal Bava.

CLIQUE aqui para ler toda a materia sobre o cenario da banda larga no Brasil, no site da Futurecom.

Ben Self, marqueteiro de Obama: “Os jovens gostam de política, mas não topam ter um envolvimento passivo“

Clipping - Correio Braziliense - 16 de outubro de 2009

Entrevista com Ben Self, marqueteiro de Obama.
Mentor da articulação online que revolucionou a campanha política nos EUA acredita que a internet não terá papel tão decisivo no Brasil.

Repetir uma “onda de votos — como a que aconteceu nos Estados Unidos durante a campanha de Barack Obama rumo à Casa Branca — não é tarefa fácil. Nem mesmo para o estrategista Ben Self, responsável pela campanha virtual do atual presidente americano. Um dos quatro jovens fundadores da Blue State, criada nas eleições de 2003 do democrata Howard Dean, está no Brasil a fim de provar que para ganhar uma eleição é preciso mexer com as pessoas. O jovem marqueteiro defende que o poder da internet ainda não foi totalmente explorado. Ainda assim, não dispensa a televisão.

CLIQUE na imagem acima para ler a entrevista completa.

Alojamento da comitiva de Lula teve uísque e roda de viola até a madrugada

Clipping - Folha de S.Paulo - 16 de outubro
* Charge: www.sponholz.arq.br

No km 316 da BR-323, próximo à cidade de Custódia, um canteiro de obras da transposição do São Francisco virou anteontem um alojamento bem estruturado para abrigar Lula, ministros, governadores, diretores do consórcio responsável pela obra e jornalistas.Depois de visitar as obras, Lula e comitiva jantaram no refeitório. No cardápio, camarão, salada, risoto de queijo parmesão e purê de abóbora com carne de sol. Encerrado o jantar, o presidente ficou numa roda de viola até a 1h10 de ontem.O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), levou para o acampamento o forrozeiro Maciel Melo, artista conhecido da região e de quem Lula é fã. Nem duas quedas de luz, de 15 minutos cada uma, fizeram com que o presidente resolvesse dormir. Ele ficou no refeitório por quase três horas.Do jantar com violeiro participaram também Dilma Rousseff (Casa Civil), Franklin Martins (Comunicação), Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Campos e o deputado Ciro Gomes (PSB), que foi titular da Integração.

Suplicy, a cara do PT, tenta desmoralizar o Senado com sua cueca vermelha

Foto do dia - O congresso virou uma zona!
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) usa, no Salão Azul da Casa, a sunga vermelha de Super-Homem, oferecida pela apresentadora Sabrina Sato, do programa Panico da Rede TV. Em 1949, o deputado Barreto Pinto, do PTB, foi cassado por falta de decoro, após se deixar fotografar, três anos antes, em casa, de fraque e cueca samba-canção.

Bradesco pode sacrificar duas diretorias para satisfazer Lula

O Bradesco, acionista que indicou Roger Agnelli à presidência da Vale, estaria disposto a sacrificar duas das cinco diretorias da empresa para dar resposta à insatisfação do governo com o executivo.

Obama deve visitar Brasil até o início de 2010

O presidente americano, Barack Obama, deve visitar o Brasil no fim deste ano ou no início de 2010, relata a correspondente Patrícia Campos Mello. A informação foi dada pelo embaixador brasileiro nos EUA, Antonio Patriota. Segundo ele, a viagem depende da confirmação de Thomas Shannon para a embaixada no Brasil, pendente porque a oposição republicana critica seu posicionamento sobre a crise em Honduras.

PSDB pretende acionar TSE por campanha antecipada

O PSDB pretende acionar a Justiça Eleitoral por ver na caravana palaciana de vistoria das obras de transposição do Rio São Francisco todos os ingredientes de um comício eleitoral fora de época - palanques, discursos e críticas à oposição. O partido pedirá à Casa Civil, na próxima semana, informações sobre o custo da viagem capitaneada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra Dilma Rousseff. O partido planeja usar as informações para ingressar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente e a ministra por uso de recursos públicos em campanha eleitoral antecipada. O documento está sendo elaborado pela liderança do partido na Câmara.

Ana Amélia confirma convite do PP para disputa em 2010

A jornalista Ana Amélia Lemos, acaba de confirmar a informação antecipada em a absoluta primeira mão pelo editor, no principal programa da Rádio Gaúcha, emissora de rádio que é líder do grupo gaúcho na RBS, que é mesmo candidata ao Senado pelo PP. A jornalista não confirmou o nome do Partido, mas o editor sabe que ela se filiou pelas mãos do ex-deputado Francisco Turra (e nem poderia ser candidata no ano que vem, caso não tivesse se filiado até sexta-feira retrasada).

. Lemos fez um inusitado comunicado, sem ser provocada, sem ser interrompida pelos apresentadores Rosane Oliveira e André Machado, avisando que recebeu convites de 5 Partidos, mas que só tomará uma decisão em março do ano que vem.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/