STF interrompe julgamento sobre extradição de Battisti

O STF suspendeu o julgamento sobre a extradição do terrorista italiano Cesare Battisti, que recebeu abrigo como refugiado político, segundo decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro.

. Até o momento da suspensão, votaram deste modo os ministros (4x3 pela extradição):

Pela extradição
Cezar Peluso, relator do processo, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto e Ellen Gracie.

. O voto do presidente Gilmar Mendes, conforme expectativa de integrantes da corte e de manifestações do ministro ao longo do julgamento, seguiria na mesma direção, configurando maioria a favor da extradição.

Pelo asilo político
Joaquim Barbosa, Eros Grau e Carmem Lúcia

. O ministro Marco Aurélio pediu vistas para pensar um pouco mais.

Prefeitura lança campanha de novo sinal de trânsito em Porto Alegre

A partir desta quarta-feira, para conscientizar pedestres e motoristas sobre a importância do respeito às faixas de segurança, uma nova campanha de educação para o trânsito passa a ser divulgada em Porto Alegre. Promovida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a campanha foi lançada na Usina do Gasômetro pelo prefeito José Fogaça.

. A idéia consiste na adoção pela população de um novo sinal de trânsito. Ao atravessar uma faixa de segurança sem sinaleira, o pedestre deverá esticar o braço para sinalizar ao motorista a existência da faixa. Nas travessias sinalizadas por semáforos, estes continuam valendo. Às 18h15, a campanha terá sua primeira veiculação em veículos de comunicação da Capital.

. “Queremos mudar o comportamento dos usuários do trânsito, e a cidade está capacitada para isso. Somos a cidade mais politizada do Brasil e temos a ambição de que Porto Alegre seja admirada também pelo comportamento tanto de seus motoristas quanto de pedestres”, explicou Fogaça.

. A campanha será veiculada em televisão, rádio, jornal, cinemas, outdoor e ônibus, além de placas em travessias sem sinaleiras e cancelas de estacionamentos. Também serão distribuídos adesivos a motoristas e taxistas e material de divulgação à população. Pelo site www.novosinal.com.br ou pelo telefone 3289-4444, a comunidade encontrará informações e poderá esclarecer dúvidas.

Empresário brasileiro é o que trabalha mais para pagar impostos no mundo

Clipping – Folha de S.Paulo – 09/09/2009
por Janaina Lage, Nova York

O empresário brasileiro trabalha 2.600 horas a cada ano para acertar suas contas com o fisco. Segundo o relatório "Doing Business - 2010", divulgado pelo Bird (Banco Mundial), trata-se do maior patamar verificado em um conjunto de 183 países.

Na lista de economias onde o empreendedor precisa trabalhar mais tempo para pagar os impostos figuram ainda as de Camarões, com 1.400 horas, Bolívia (1.080 horas) e Vietnã (1.050 horas). No sentido oposto, o empresário precisa trabalhar apenas 12 horas para quitar as dívidas com o fisco nos Emirados Árabes e 63 horas na Suíça. Na comparação regional, o Brasil também vai mal: a média dos países da América Latina é de 563,1 horas.

De modo geral, o Brasil fica no 129º lugar no ranking elaborado pelo Banco Mundial de locais de maior facilidade para a realização de negócios. A classificação coloca o país atrás de Colômbia, Chile, Peru, El Salvador e Nicarágua, entre outros. No relatório anterior, o país estava no 127º lugar.


CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.

CPI do PT tenta recrudescer nesta quinta-feira

Com 2/3 dos votos, a base aliada vai tentar enquadrar a presidente da CPI, Stella Farias, que tenta enquadrar a maioria.
. A reunião desta quinta-feira ao meio dia poderá ser a última presidida pela deputada do PT.

Oi reforça posicionamento no RS patrocinando a Semana Farroupilha

A Oi reforça seu posicionamento em defesa da liberdade e patrocina, pela primeira vez, a Semana Farroupilha. A companhia estará presente no Acampamento Farroupilha com o Galpão Oi, para onde levará várias ações em homenagem aos gaúchos. A Esquadrilha Oi fará duas apresentações e haverá, ainda, atrações musicais, de teatro, poesia, exposição fotográfica, wi-fi zone, entre outras.

. Durante a Semana Farroupilha a Oi disponibilizará ainda o site
www.oi.com.br/farroupilha para os internautas manifestarem seu amor à liberdade e às tradições gaúchas. No Rio Grande do Sul, vendedores da Oi poderão trabalhar pilchados e usarão bottons em homenagem a Semana.

CLIQUE na imagem acima para ver a programação do Galpão Oi.

ISS de Call Centers cai para menos da metade em Porto Alegre

Desde esta quarta-feira, o ISS pago pelos call centers de Porto Alegre está mais barato.
Até 31 de dezembro de 2010 haverá três faixas de alíquotas reduzidas, variando de 4% a 2%, com a menor destinada a empresas com mais de 2,5 mil empregados. Na segunda fase, a partir de 1 de janeiro de 2011, serão seis níveis de abatimento na tributação, de 4,5% a 2%, sendo o menor percentual para empresas com mais de 5 mil funcionários. Atualmente, os serviços prestados pelos call centers em Porto Alegre arrecadaram, somente em 2008, cerca de R$ 5 milhões em ISS aos cofres públicos.
. O vereador Mauro Zacher, do PDt, que foi o relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça, Mauro Zacher, disse ao editor que os benefícios serão concedidos para as empresas com mais de 500 funcionários.
. Serão contempladas as atividades de atendimento ao cliente, televendas, telemarketing, pesquisas de mercado, suporte técnico, ouvidoria, recuperação de créditos e confirmação de cadastro, por meio de contato telefônico ou via internet.

Saiba como Loureiro irritou viticultores do RS

Não convidem os deputados Paulo Azeredo e Adroaldo Loureiro, ambos do PDT, para tomar um vinho ou um suco de uva na serra gaúcha. Isso porque os parlamentares se meteram e alteraram significativamente o projeto de lei apresentado pelo deputado José Sperotto, do DEM, que incluía exclusivamente o suco de uva na merenda das escolas estaduais do RS. Agora que o projeto chegou às mãos da governadora Yeda Crusius para sancioná-lo, o que ocorreu ontem, o setor vitivinícola se deu conta que Loureiro apresentou uma emenda sorrateira de Azeredo, em plenário, sem discussão prévia, incluindo também o suco de laranja na proposta. A maioria dos deputados nem se deu conta que votou o projeto com a emenda intrusa dos pedetistas.

. O benefício ao suco de laranja, que tem a matéria-prima produzida longe daqui, em São Paulo, não se explica. Construído em conjunto com o viticultores gaúchos, o projeto de Sperotto visava, além de garantir um alimento saudável aos estudantes, trazer uma nova alternativa econômica aos produtores de uva do Estado, que convivem com estoques superiores a 400 milhões de litros de vinho. Entre as suas propriedades naturais, o suco de uva possui uma espécie de antibiótico natural, o resveratrol, altamente eficaz no combate aos radicais livres e à hipertensão.

. Como resultado, o setor vitivinícola, que esperava dobrar a comercialização de suco de uva no próximo ano, já trabalha com números bons, mas muito menores, de 40 a 50% de incremento.

Boeing da Aeroméxico é seqüestrado por bolivianos

Um avião da Aeroméxico foi seqüestrado nesta quarta-feira, por pelo menos três homens armados. A aeronave, um Boeing 737, com pelo menos 104 pessoas a bordo, está na pista do aeroporto da Cidade do México. Os passageiros foram liberados, mas a tripulação permanece dentro do avião junto dos seqüestradores.

. As primeiras informações dão conta de que os seqüestradores são bolivianos. Eles teriam exigido um encontro com o presidente mexicano, Felipe Calderón.

. Segundo informações, os três sequestradores teriam em seu poder uma bomba. O avião, um Boeing 737, tinha procedência de Cancún.

CLIQUE aqui para ver imagens do seqüestro.

Vargas será substituído por João Osório na segunda-feira no TCE do RS

Desta vez o ex-deputado João Luiz Vargas não sairá da presidência do Tribunal de Contas do Estado para um mero tratamento de saúde.
. É que o TCE vai se reunir na segunda-feira para eleger seu novo presidente, quatro meses antes do prazo.
. O nome mais apontado para o cargo é o do também ex-deputado João Osório.

Vargas Caiu; agora chegou a vez de expurgar Stella Farias

É certo que o ex-deputado João Luiz Vargas não foi condenado, mas as acusações e as decisões liminares da Justiça Federal, extraíram suas condições políticas de prosseguir na presidência do Tribunal de Contas do Estado.
. É que são freqüentes exames de crimes de improbidade administrativa por parte do TCE, justamente o tipo de ação a que responde Vargas em Santa Maria.
. Se Vargas caiu,não há razão alguma que justifique a permanência da deputada Stella Farias na presidência da CPI do PT, já que o mesmo constrangimento que abateu Vargas, também constrange a deputada do PT. A deputada está sendo processada por iniciativa do MPE, acusada de improbidade administrativa, já que aplicou sem autorização e num banco privado que veio a quebrar, R$ 3 milhões pertencentes aos servidores aposentados de Alvorada.
- Aliás, os autos do processo estão conclusos para a sentença final do juiz do Fórum de Alvorada.

Yeda empossa três novos secretários. Piratini fica lotado.

Sobrou gente até nas escadarias do Piratini, nesta quarta de manhã, durante a posse dos novos secretários da Casa Civil, Educação e Relações Institucionais.
. Foi um ato político forte.
. Yeda avisou que inicia uma nova fase de diálogo no seu governo.
. O problema é saber como vai reagir a oposição.

- Um analista político que ouviu o discurso de Yeda na posse de seus novos três secretários, avisou: "Esta é a terceira carta de Yeda". Conta a história que Churchill, instado por seu sucessor, Anthony Eden, a aconselhá-lo sobre a melhor maneira de lidar com as crises políticas que certamente enfrentaria, ouviu esta resposta: "Escreva tres cartas, coloque-as numa gaveta e diga ao seu sucessor para sacá-las quando enfrentar suas aguardadas crises". A primeira carta aconselhava o sucessor a culpar o antecessor pelos problemas, enquanto que a segunda recomendava informar que tudo se resolveria no ano seguinte. Quanto a última carta, esta tinha mensagem mais lacônica: "Escreva tres cartas para seu sucessor".

Rosane Oliveira cai nos braços de Carlos Crusius

Ao sair do Piratini, a jornalista Rosane Oliveira, editora de Política do jornal Zero Hora, tropeçou nos últimos degraus das escadarias de mármore.
. Mil olhares de mau olhado acompanharam o tropeço.
. Salvou-a o marido de Yeda, Carlos Crusius, que já tinha alcançado o piso plano.
. Rosane e Crusius surpreenderam-se nos braços um do outro.

Lula corrigindo Tarso: "Não é interviu. mas interveio, viu Tarso"


CLIPPING
Reynaldo Azevedo
Blog Veja


Lula dá aula de gramática para Tarso
quarta-feira, 9 de setembro de 2009 15:48

Leio que, ontem, na reunião da coordenação política do governo, o ministro Tarso Genro lascou um “interviu”. Lula o corrigiu: “Tarso, é interveio”. Diante da estupefação do outro, emendou compreensivo: “Muita gente fala ‘interviu’, mas é interveio”.
A que ponto chegamos, não?
Já escrevi aqui, algumas vezes, para protesto de muitos, que Lula é um dos políticos mais inteligentes do Brasil - inteligência e ignorância são coisas que podem conviver. Se o presidente não fosse, do ponto de vista intelectual, um tanto arrogante e preguiçoso, seria um homem culto também.
Mas e Tarso, hein?
“Interviu” é coisa de gente que chega ao topo sem a devida formação intelectual. Atenção: político que fala “interviu” até pode ser presidente da República, eleito pelo voto direto. De um líder assim, não se cobra, embora possa ser desejável, que seja exímio usuário da língua. Mas de um ministro da Justiça? Ah, de um ministro da Justiça, a gente exige, sim! A habilidade com a inculta & bela indica intimidade com o estudo das leis.
Só esse pito gramatical já vale uma renúncia

Saiba toda a verdade sobre o caso Salazar x Pont x Bohn Gass

Nesta terça-feira os deputados Raul Pont e Elvino Bohn Gass povoaram a mídia local com releases e entrevistas, tentando desqualificar a ação movida na 16ª. Vara Cível pelo seu ex-empregado Paulo Salazar, ex-tesoureiro da DS, a fração neotrotskista do PT do RS, a mais radical e a mais comunista de todas as frações do PT. Salazar acusa os dois deputados por confisco salarial, uso de diárias frias, caixa 2 e lavagem de dinheiro.

. As denúncias estão sendo investigadas pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do MPE.

. O jornal Zero Hora, o mais importante do RS, repercutiu o que informaram Pont e Bohn Gass.

. Vale a pena fazer uma anatomia da notícia de Zero Hora, porque ela corresponde à leitura que os dois deputados queriam fazer do caso. Por partes:

Título – Justiça encerra processo de ex-servidor.

- A Justiça não encerrou o processo, porque há recurso. Não se trata de coisa julgada. O juiz sequer examinou o mérido, porque aceitou a tese dos réus de que a ação estava prescrita.
Miolo

Último período do segundo parágrafo – A juíza julgou extinta a ação com resolução de mérito.

- Não é verdade. Não houve exame de mérito. A juíza simplesmente considerou prescrita a ação, sem examinar o mérito.

Último período do último parágrafo – Em abril, o deputado Pedro Pereira, PSDB, protocolou requerimento na Comissão de Serviços Públicos da Assembléia para ouvir Salazar, mas o pedido não foi aceito pelo colegiado.

- Não é verdade. O pedido foi repelito autocraticamente pelo presidente, o deputado Fabiano Pereira, do PT. O deputado tucano reclamou na Comissão de Constituição e Justiça, pedindo que ela obrigue o petista a submeter seu requerimento ao colegiado. Até agora a CCJ não examinou o relatório favorável elaborado pelo deputado Paulo Odone.

. Aos leitores o editor recomenda ler pelo menos mais de um jornal, revista ou site, identificar que interesses estão por trás de cada um deles, elaborar o que lê a partir das suas próprias informações e só então tentar identificar a verdade.

Digicon começa mega-exportação de catracas para a India

A Digicon, de Gravataí, RS, começou a instalar as primeiras das 980 catracas eletromecânicas que exportará para a Índia ao longo dos próximos três anos. É uma encomenda de US$ 1 milhão. Este lote será utilizado no novo sistema de transporte público de Ahmadabad.

. Guilherme Hildebrand, do setor de vendaas internacionais, informou ao editor, que o procurou pelo telefone, que a Digicon exporta catracas eletromecânicas para outros 29 Países.
. A indústria de Gravataí dispõe de uma linha que inclui também parquímetros, sistemas semafóricos, bilhetagem eletrônica, componentes aeronáuticos, sistemas de acesso e extrusão de plástico.


E-mail: ghildebrand@digicon.com.br
Site: http://www.digicon.com.br/

Aracruz recomeçará em janeiro, obras do porto gaúcho de R$ 130 mi

Poderão recomeçar em janeiro as obras de implantação do porto (900 metros de cais) e da retroárea de 64 hectares que a Aracruz resolveu fazer em São José do Norte.

. A Aracruz parou com tudo depois da eclosão da crise global, mas seu programa de alfabetização e qualificação de mão de obra prosseguiu. Já foram diplomados 1.500 alunos.

- As obras do porto (calado natural de 14 metros na Lagoa dos Patos) custarão R$ 130 milhões.Pelo complexo sairá a celulose produzida em Guaíba.

Saiba mais sobre São José do Norte

São José do Norte, 25 mil habitantes, 21 mil eleitores, fica na boca da Lagoa dos Patos, defronte para Rio Grande, cuja ligação só é possível por barcas.

. Trata-se de uma economia rural, com ênfase para cebola, arroz, madeira e pecuária – além de pescado.

- A safra de camarão do início de verão é magnífica. Este ano foram 4 milhões de quilos. Em fevereiro, dá para comprar camarão por R 2,00 o quilo em São José do Norte.

Kraemer jubila-se (65 anos) e sai da GM de Gravataí

Marco Antonio Kraemer jubilou-se (65 anos) na GM de Gravataí. Ele era gerente de Relações Governamentais e Públicas.

. Kraemer estava ali desde o primeiro Celta. Ele passou a tocar a sua consultoria empresarial Utilicon.

E-mail:
marco.kramer@utilicon.com.br

Banrisul vai para 18 agências em Santa Catarina

A partir desta quinta-feira o Banrisul terá agências em São Bento e Jaraguá do Sul. Com isto, o banco irá a 18 agências em Santa Catarina.

Kia avisa que Hyundai engana os consumidores brasileiros.

Hyundai e Kia são um só e mesmo grupo na Coréia do Sul, mas no Brasil as duas montadoras se carneiam. O mais recente episódio da disputa interna foram dois anúncios nada exemplares:

1) A Hyundai pagou páginas nos jornais para avisar que agora é a quarta maior montadora do mundo, tendo deslocado a Ford.

2) A Kia veio atrás e num anúncio recheado de ressentimentos, lembrou aos consumidores que a Hyundai só é a quarta quando soma os carros da Kia que corresponde a 36% do número de veículos vendidos pelas duas marcas.

. É uma briga de coreanos.

. O Conar poderia se manifestar, porque alguém está enganando os consumidores brasileiros nessa história.

. A foto acima é dos irmãos Kia Sportage e Hyundai Tucson.

Relator diz que Battisti é criminoso comum e condena refúgio

O ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal (STF), condenou nesta quarta-feira os argumentos que o ministro da Justiça, Tarso Genro, utilizou para conceder o status de refugiado político ao ex-extremista Cesare Battisti e disse que o italiano, por não passar de um criminoso comum, precisa ser extraditado para seu país de origem.

. Sob o argumento de "fundado temor de perseguição", o ministro da Justiça, Tarso Genro, concedera em janeiro a condição de refugiado político a Battisti. Ex-integrante do grupo de extrema-esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), ele foi condenado à prisão perpétua à revelia (sem estar presente) pelo governo italiano por participação em quatro assassinatos na década de 1970, sendo as vítimas um joalheiro, um açougueiro, um agente carcerário e um policial.

. Em novembro de 2008, o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) havia negado, em placar apertado, o pedido de refúgio em favor do ex-militante.

. Relator do caso Battisti, julgado nesta quarta pelo STF, o ministro Peluso, ao opinar apenas em uma questão preliminar do processo, disse considerar o ex-militante um criminoso comum.

CLIQUE aqui para ler a materia completa no site Terra.

Vendas da indústria caem 9,2% em julho

As vendas reais da indústria brasileira tiveram queda de 9,2% em julho comparado com igual período de 2008, mas subiram 3,2% em relação a junho deste ano. Nesta comparação, foi a terceira expansão consecutiva desse indicador, destacou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Nos sete primeiros meses do ano, o faturamento da indústria de transformação caiu 8,2%.

Grupo RBS lança site do Diário Gaúcho

A partir das 9h9min desta quarta-feira, os leitores do Diário Gaúcho terão seu jornal atualizado durante as 24 horas do dia. Além de chegar às mãos de mais de 1 milhão de leitores (segunda maior tiragem do RS e oitava do Brasil) 3,5 mil pontos de venda todos os dias, o jornal Diário Gaúcho estará acessível na tela do computador com seu site renovado: www.diariogaucho.com.br

Artigo: A espécie a caminho da extinção começa a crescer nos ibopes


Artigo - site da Revista Veja - 8 de setembro de 2009
Por Augusto Nunes

A pesquisa CNT-Sensus divulgada nesta terça-feira informa: ou o Brasil não soube da chegada iminente da Segunda Independência ou nem soube que seria proclamada. A popularidade de Lula caiu alguns pontos, Dilma Rousseff andou para trás, Marina Silva desobedeceu a Franklin Martins e não tirou votos de José Serra.

Enquanto meu amigo e vizinho Reinaldo Azevedo disseca os resultados com o brilho habitual, continuo à procura do entrevistado-pelo-instituto-de-pesquisa. Foi alentador saber que o Sensus encontrou mais brasileiros-descontentes-com-o-governo, espécie à beira da extinção de dois anos para cá. Pelo que diziam os ibopes, os exemplares restantes agonizavam em meia dúzia de blogs.

Os organizadores do levantamento juram que a raça a caminho do sumiço cresceu repentinamente graças a três derrapagens do governo: o avanço da gripe suína, o apoio de Lula a José Sarney e a descoberta de que Dilma Rouseff mente demais. Nada disso é novidade. As trapalhadas já se haviam consumado quando mais pesquisas seguiram desenhando a trajetória que levaria o maior governante de todos os tempos aos 100% de popularidade. Ou 103%, se a margem de erro oscilar para cima.

Anotem: os índices espantosos vão minguar a cada pesquisa. Não porque o país tenha acordado agora, nem porque o presidente tenha resolvido errar todas, e sim porque a eleição vem chegando. Em outubro de 2010, as previsões serão confrontadas com os resultados das urnas. A audácia dos alquimistas das porcentagens é de bom tamanho. Mas nunca será maior que o instinto de sobrevivência.

Charge do dia

Charge do dia

Plano B de Lula é Ciro Gomes

O presidente Lula se recusa a conversar sobre uma alternativa a Dilma Rousseff para sua sucessão, mas ele disse a um parlamentar, velho companheiro petista, que só tem duas certezas: a primeira é a de que o ex-ministro Antônio Palocci jamais será chamado a substituir a ministra Casa Civil nessa disputa; a segunda é que, na “pior hipótese” (Dilma fora da disputa), ele enfrentará o PT e apoiará Ciro Gomes (PSB).

. As informacoes acima sao do site de Claudio Humberto.

Vivendi quer comprar GVT

A francesa Vivendi fez uma oferta para comprar 100% das ações da operadora de telefonia GVT, em um negócio que avalia a companhia brasileira em R$ 5,395 bilhões. O preço por ação é de R$ 42, o que representa um prêmio de 15,8% em relação à cotação de fechamento da ação da GVT ontem, a R$ 36,26.

. Conforme anúncio feito pela Vivendi em sua página na internet, a proposta foi negociada com o Swarth Group e a Global Village Telecom (Holland) BV, acionistas fundadores e atuais controladores da empresa. Ainda segundo o comunicado, ficou acertado que Shaul Shani e Amos Genish continuarão como presidente do conselho e executivo-chefe da GVT, respectivamente.

Brasil cai duas posições em ranking mundial de negócios

O Brasil caiu duas posições no ranking Fazendo Negócios 2010 (Doing Business 2010) e ocupa agora a 129ª posição na lista de 183 países, segundo divulgou nesta terça-feira o Banco Mundial.

. O relatório avalia a facilidade de se fazer negócios em cada país, levando em consideração as regulamentações que se aplicam a uma empresa durante seu ciclo de vida, incluindo abertura, comércio (inclusive exterior), contratação de funcionários, compra e construção da sede, pagamento de impostos e fechamento da firma, entre outros fatores.

. Os primeiros colocados da lista são, respectivamente, Cingapura, Nova Zelândia, Hong Kong, China e Estados Unidos. Na América do Sul, o Brasil ficou atrás da Colômbia, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Senado gastou R$ 70 mil em curso de Ideli em 3 países

O Senado gastou pelo menos R$ 70 mil para a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) e um assessor participarem de um curso voltado para a capacitação de executivos realizado em três etapas, no México, na Argentina e na Espanha, entre abril de 2007 e janeiro de 2008.

. Chamado "The Art of Business Coaching", o evento foi promovido pela empresa Newfield Consulting, cujo fundador no Brasil é Luiz Sérgio Gomes da Silva, ex-funcionário do Palácio do Planalto e ex-assessor da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e filiado ao PT.

Lula terá que depor no caso do “mensalão“

O ministro Joaquim Barbosa, relator da ação penal do mensalão, enviou ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva informando que o presidente da República foi arrolado como testemunha de defesa pelos réus Roberto Jefferson e José Janene.

. Jefferson, atual presidente nacional do PTB, teve seu mandato de deputado federal cassado pela Câmara em 14 de setembro de 2005. Janene, ex-líder do PP, foi inocentado pela mesma Casa em 6 de dezembro de 2006.

. O Código de Processo Penal faculta ao presidente, entre outras autoridades, ser inquirido em local, dia e hora previamente ajustados com o juiz, podendo depor pessoalmente ou por escrito.

Congresso põe novo freio à internet na eleição

A nova versão da reforma eleitoral, que deve ser votada hoje pelo Senado, proíbe sites e portais de jornalismo de "fazer propaganda eleitoral de candidato, partido político ou coligação". Segundo o texto, também fica vedado "dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação, sem motivo jornalístico que justifique". A redação consta de emenda a ser apresentada em plenário pelos dois relatores da matéria, Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Marco Maciel (DEM-PE).

Governo recua sobre anúncio dos caças franceses

Ao anunciar antes do esperado a definição do Brasil pelos caças da francesa Dassault, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva provocou constrangimento no seu próprio governo, que teve de recuar ontem, informando que o processo de seleção não está concluído e que o F-18 dos EUA e o Gripen sueco ainda estão na disputa.

. O comunicado conjunto de anteontem dizia que Lula e o presidente Nicolas Sarkozy "decidiram fazer do Brasil e da França parceiros estratégicos também no domínio aeronáutico" e anunciava "a decisão" de entrar em negociações para a compra. Em nota ontem à noite, Nelson Jobim (Defesa) corrigiu: "o processo de seleção (...), ainda não encerrado, prosseguirá com negociações junto aos três participantes".

Vargas já caiu; agora é a vez de Stella Farias sair da CPI. Já.

Mande seu e-mail para o deputado Coffy Rodrigues, que não tem impedimentos morais, éticos e políticos da natureza dos que inibem Stella Farias, pedindo a imediata renúncia da deputada Stella Farias da presidência da CPI do PT: coffy.rodrigues@al.rs.gov.br

O editor desta página também acha que o ex-deputado João Luiz Vargas não tinha mais condições de prosseguir na presidência do Tribunal de Contas do Estado, mas não acha que ele deve ser expurgado do TCE, porque nem sequer foi julgado em Santa Maria. Vargas afastou-se ontem da presidência.

. As razões que justificaram politicamente o afastamento de Vargas, são na essência as mesmas razões que obrigam a substituição da deputada Stella farias na presidência da CPI instalada na Assembléia do RS.

. Se, agora, Stella Farias não sair da presidência da CPI por conta própria, ela deve ser removida por seus pares. É uma assepsia política que responde a razões de ordens ética e moral indiscutíveis.

. No sábado, o jornal Zero Hora pediu desta forma a saída de Vargas, sentença que vale igualmente pasra a deputada Stella Farias:

“Convém lembrar que para assumir(o papel de “presidente do júri” na presidência CPI do PT) o Tribunal de Contas é preciso comprovar reputação ilibada. O fato de ter os bens bloequeados numa ação de improbidade administrativa e de ter quebra do sigilo bancário e fiscal determinado pelo STJ deveria ser suficiente para o próprio conselheiro se dar por impedido”.

- A deputada do PT teve seus bens bloqueados, inclusive o imóvel da rua Oceania, onde moram seus pais atualmente, em Alvorada, mais seu carro. A deputada responde a um processo por improbidade administrativo que lhe move o Ministério Público porque aplicou R$ 3 milhões no Banco Santos. Era dinheiro dos servidores aposentados de Alvorada. O Banco Santos quebrou quatro meses depois. Era um banco que distribuía propina para todo mundo. O PT mantinha conta no Banco Santos – só nele e no BB, em São Paulo.

CLIQUE AQUI para ler a denúncia (petição inicial do Ministério Público) contra a deputada do PT.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da decisão do Tribunal de Justiça que mandou bloquear os bens da deputada.

CLIQUE AQUI para ver o tamanho do processo.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/