Artigo - Enfim, eles conseguiram o cadáver que buscavam

Artigo: Enfim, eles conseguiram o cadáver que buscavam.

Enquanto este artigo é elaborado, na manhã de 21 de agosto, o noticiário traz, pela TV, rádio e Internet, notícias ainda esparsas e desencontradas sobre a morte de um homem de 40 anos, membro das fileiras do MST, durante a operação de desocupação da Fazenda Southall pela Brigada Militar. O coronel Lauro Binsfeld, subcomandante geral da BM, homem íntegro que já foi comandante regional para a Fronteira Oeste, declarou que o cidadão que veio a falecer na Santa Casa de Caridade, teve um mal súbito durante a desocupação. Não tenho motivos para duvidar disso. Mas ainda que um médico ateste que isso ocorreu, e que não tenha sido resultado de confronto, o MST conquistou finalmente o objetivo que persegue em São Gabriel desde 2002: a conquista de um cadáver.
. Desde o ato irresponsável do Presidente Lula naquele já longínquo ano, ao decretar de forma ilegal a desapropriação desta fazenda, ato rejeitado não somente pela classe rural, mas por toda a sociedade gabrielense que se mobilizou, o MST e seus aliados passaram a enxergar São Gabriel como uma “questão de honra”. E isso não é uma expressão nossa, são palavras do próprio ex-superintendente do Incra gaúcho, o desmoralizado Mozar Dietrich, muito feroz para disparar sua fúria verbal contra produtores rurais honestos e quites com seus impostos, mas leniente até a servidão com agiotas que exploravam produtores nas áreas do MST, tendo sido afastado por isso.

. Agora, a cobertura jornalística irá se encarregar de caracterizar a operação da Brigada Militar como “violenta”. Nenhuma palavra será dita sobre a violência da invasão, cujo simples ato já é uma afronta não somente aos atingidos, mas à Lei e ao Estado de Direito.

. Restam, até onde nos chega a informação, três policiais militares feridos. Não tenho dúvida que, a partir de agora, São Gabriel será freqüentada por Ongs de direitos humanos (meros aparelhos da esquerda) para “denunciar” o “assassinato de um trabalhador rural”, mas e quanto à integridade física dos trabalhadores da lei? Será que alguma ONG se oferecerá para prestar assistência aos policiais militares feridos? Conhecendo a “humanidade seletiva” desses grupos, duvido muito. Celebram até hoje Chico Mendes e Dorothy Stang, mas preferem ignorar o PM Valdeci, degolado na Praça da Matriz em 1986, governo Simon.

. Ainda sem saber se esta pessoa foi ou não atingida por um disparo, afirmo com clareza: quem comete crimes se expõe à ação repressora do Estado. Em qualquer democracia do mundo, a polícia existe para resguardar a lei e usar de sua força repressora para garantir a ordem pública. Chamar isso de violência é inverter uma equação, e ignorar o uso de força por parte do MST para entrar nesta área.

. Quanto à morte deste cidadão, é evidente que se deve lamentar. Especialmente porque acreditou em um discurso ilusório semeado por líderes que, nem de longe, se expõem aos mesmos riscos da militância, tratada como massa de manobra e bucha de canhão. É de espantar a perversidade dos líderes do MST que, a exemplo dos líderes da Jihad Islâmica, usam seus “homens-bomba” para o sacrifício voluntário na esperança de amanhãs sorridentes. Para este homem, o amanhã não virá...por culpa exclusiva do MST.

TARSO TEIXEIRA
Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel
Vice Presidente da Farsul

Juiza federal nega bloqueio de bens de Yeda, Crusius, Walna e Bordini

A juiza Simone Barbisan, de Santa Maria, decidiu esta tarde decretar a indisponibilidade dos bens de todos os acusados pelo MPF na ação por improbidade administrativa movida contra a governadora Yeda Crusius e mais oito pessoas, mas não viu razão para fazer isto em relação à governadora, ao seu marido, Carlos Crusius, comotambém em relação a Walna Villarins e Roberto Bordini.

. Os bens dos deputados José Otávio Germano, Zacchia e Frederico Antunes, mais JoãoLuiz Vargas, estão bloqueados desde esta sexta-feira.

LEIA MAIS

A juíza da 3ª Vara Federal de Santa Maria, Simone Barbisan Fortes, determinou o bloqueio dos bens de José Otávio Germano, João Luiz dos Santos Vargas, Luiz Fernando Salvadori Zachia, Frederico Cantori Antunes e Delson Luiz Martini. Os réus, indiciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por suspeitas de práticas de improbidade administrativa, terão seus bens imóveis e aplicações financeiras bloqueados. Além disso, enquanto durar o processo, tais réus não poderão obter aposentadoria nos órgãos públicos a que vinculados. O deferimento da medida liminar, que alcança cinco dos nove réus na ação ajuizada pelo MPF, tem por base o artigo 37, parágrafo 4º, da Constituição Federal de 1988, que prevê que “Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei”. Compreendendo a urgência da liminar, na tentativa de assegurar futuro ressarcimento ao patrimônio público em caso de condenação, a magistrada, em sua decisão, afirma que “a medida independe da comprovação de origem ilícita dos bens, ou a existência de indícios veementes de dilapidação do patrimônio por parte do(s) réu(s). A indisponibilidade de bens prevista no art. 7º da Lei n. 8.429/92 e no art, § 4º da Constituição Federal, pressupõe, sim, a existência de fortes indícios de que o ato de improbidade tenha causado lesão ao patrimônio público ou o enriquecimento ilícito, no claro intuito de assegurar a futura execução forçada da sentença condenatória que vier a ser proferida, garantindo assim a efetividade do processo e o ressarcimento ao Erário”. Ação Civil Pública de improbidade administrativa Nº 2009.71.02.002693-2

Rita Cadillac e Mulher-Melancia são melhores do que Mercadante


CLIPPING: Coluna Carlos Brickmann / Coluna de domingo, 23 de agosto.

Renunciei, mas não fui eu.

Como todos os Estados, São Paulo tem três senadores. Ao contrário da maioria dos Estados, São Paulo não tem nenhum senador. Aloízio Mercadante mostrou que, comparadas com ele, Rita Cadillac e a Mulher-Melancia nada têm a exibir. Rugiu truculento para Lina Vieira, miou para o presidente Lula. E seu estridente protesto contra o voto pró-Sarney, a renúncia à liderança do PT, não resistiu a uma conversa com o presidente. Como na famosa camiseta de Lobão (o cantor, não o governista), ele fez, mas não foi ele. E os outros? Eduardo Suplicy, fundador do PT, crítico feroz da falta de ética dos outros, desta vez não foi aos microfones do Senado nem para cantar Bob Dylan. Não atacou o Governo – e também não o defendeu (aliás, com certa razão: Suplicy não é Dilma, tem mestrado e doutorado de verdade, mas nunca foi chamado por Lula para ocupar qualquer cargo). Silenciou. Não se sabe se está ao lado de Renan Calheiros ou de Aloízio Mercadante, de Collor ou de Flávio Arns. O terceiro senador, como uma pesquisa no Google pode revelar, é Romeu Tuma, o Xerife, ex-superintendente da Receita Federal – que, diante de um problema que envolveu a Receita Federal, silenciou. Mas Tuma, faça-se justiça, é fiel a seus princípios. Quando seu partido, o PFL, mudou de nome para Democratas, Tuma saiu e foi para o PTB. Um homem como ele, delegado que comandou o Dops na ditadura militar, não aceitaria jamais ser chamado de Democrata. E qual dos três jamais apresentou um projeto de interesse do Estado? Na quinta, o senador Aloízio Mercadante dizia que a decisão de deixar a liderança do PT era "irrevogável”. Na sexta, revogou o irrevogável, porque o presidente Lula o considera "imprescindível”. Pode ser – mas Mercadante, por bom tempo o principal assessor econômico do candidato Lula, que desistiu de disputar um mandato para ser seu vice numa eleição perdida, jamais recebeu um convite irrevogável de Lula para dar sua imprescindível colaboração no Governo. A escolha de Sofia Parafraseando Winston Churchill, no caso do Conselho de Ética foi oferecida ao PT a opção entre perder a ética ou as eleições. Preferiram perder a ética, e podem ter desperdiçado boa parte das chances de não perder as eleições.

Bom Humor - Eis como as drogas atuam sobre o indivíduo


BOM HUMOR DE FIM DE SEMANA

CLIQUE AQUI e compreenda com velocidade espantosa o papel que jogam as drogas na vida de cada um. O material de excelente qualidade é alemão. Veja se você ou algum amigo ou parente seu enquadra-se em alguma das categorias (aproveite e encaixe nas reações o político de quem você gosta ou detesta).

Governo do PT aleijou Duplica RS e agora leva o troco

A prova provada de que a governadora Yeda Crusius feriu politicamente o governo do PT, foi a reação destemperada do líder do governo na Câmara, o deputado Henrique Fontana, que reclamou do golpe:

- A governadora tem que continuar com esses contratos. Não pode passar para nós.

. Foi o governo federal e o próprio Fontana quem gerou este problemão todo.

. Em dezembro, quando Yeda tentou emplacar seu programa Duplique RS e desatar os nós da dívida com as concessionárias e dos novos investimentos necessários, o deputado Henrique Fontana foi flagrado nos corredores da Câmara, numa conversa com os deputados Marisa Formulo (PT), Dionilso Marcon (PT) e Gilmar Sossela (PDT), dizendo o seguinte:

- Essa mulher (Yeda) não pode emplacar essas estradas. Vamos f.... com ela.

. Em seguida o Cpergs declarou greve, Marcon promoveu ocupações do MST e Sossela enfureceu-se pedágios afora.

. A pá de cal foi o comportamento do governo do PT, que não concordou com a votação do Duplica RS e com a alternativa encontrada pelo governo do Estado para viabilizar investimentos nesse trecho, com a prorrogação dos prazos e renegociação do modelo e até negociação do passivo de R$ 1,7 bilhão.

. O passivo de R$ 1,7 bilhão é dívida do governo estadual, decidida em processo transitado em julgado e reconhecido pelo governo Olívio Dutra no chamado Termo Aditivo 1.

. Yeda não denunciou contratos com o governo federal, mas convênios. Antes dela, Olívio Dutra, em 1999,denunciou as cláusulas que lhe concediam os Pólos de Pelotas e Santa Maria. A governadora repetiu a dose e devolveu tudo ao governo federal. As estradas são federais. Yeda não quer mais saber de pedágio. Pedágio, agora, é com o governo do PT.

Receita pública gaúcha até julho sobe 5,14%

Os números da arrecadação gaúcha de agosto, demonstram que a receita pública estadual dá mostras de recuperação.

. Até julho, no acumulado do ano, em bilhões de reais, o resultado foi o seguinte, segundo pesquisa do editor:

2009 – 13,5 (o valor orçado era de 14,2)
2008 – 12,9

- Isto significa que houve avanço de 5,14% sobre o valor do mesmo período do ano passado, mas menos 4,66% sobre o valor orçado (14,2 bilhões).

Avanço chinês derruba lucro do grupo Vulcabrás/Azaléia

Despencou 55% o lucro líquido do grupo Vulcabrás/Azaléia no segundo trimestre deste ano, de acordo com confirmação desta sexta. Ele foi de R$ 33 milhões.

. Fustigado pelos chineses, os tênis Reebok e Olympikus (50% do faturamento do grupo) foram oferecidos com preço 9% menor, mas ainda assim as vendas despencaram. Foi o maior problema do grupo. Os chineses praticam dumping (preços deslealmente baixos) no Brasil.

- Apesar das demissões em Parobé, o grupo fechou junho com 35 mil empregados.

Governo imporá sobretaxa pesada sobre calçado chinês

Os problemas dos tênis Reebok e Olympikus não são apenas do grupo Vulcabrás/Azaléia, fabricante de ambos.

. Na semana que vem, a Camex vai aplicar sobretaxa na importação de calçados chineses.

. A Abicalçados fez o pedido em outubro. A Abicalçados quer uima sobretgaxa de US$ 25,99 por cada par. Os modelos esportivos já pagam tarifas de 35%.

Esade-Laureate, Porto Alegre, dobra de tamanho até final do ano

Até o final do ano, a Esade-Laureate, de Porto Alegre, quer dobrar de tamanho, passando para 3 mil alunos nos seus atuais cinco cursos (outros cinco podem sair a qualquer momento). Ao final do processo, previsto para dezembro, o número de professores passará dos atuais 50 para 80.

. O diretor Geral, Carlos Klein, disse nesta sexta-feira ao editor que a ampliação ocorrerá nas 15 salas que está montando no antigo prédio do Montepio dos Funcionários Municipais, na Cidade Baixa.

- A Esade-Laureate integra o sistema Laureate International University, de Baltimorte, que atua em 22 Países com 550 mil alunos.

E-mail: carlos.klein@esade.edu.br
Site: www.esade.edu.br

Opinião - Rodoviária deve continuar no centro de Porto Alegre


OPINIÃO DO LEITOR

Rodoviária deve continuar no centro de Porto Alegre.

Entendo como prejudicial para Porto Alegre e sua população a transferência da Rodoviária de do Aeroporto para novas localizações. Alguns argumentos: A Rodoviária de Porto Alegre não esgotou sua capacidade de atendimento, não havendo uma previsão de crescimento significativo do movimento de ônibus para os próximos anos. Das capitais brasileiras, a Rodoviária de Porto Alegre é a única que está localizada no centro da cidade permitindo o deslocamento a pé para vários pontos de importância da cidade. A Rodoviária está localizada junto das rodovias de acesso tanto para o norte como para o sul do estado, permitindo que um ônibus chegue ou saia da rodoviária diretamente para as estradas sem enfrentar sinaleiras ou congestionamentos. Temos uma estação do nosso metrô de superfície praticamente dentro da rodoviária (é necessário melhorar e qualificar o acesso entre estação metrô e rodoviária). Ao lado da rodoviária existe uma parada de ônibus utilizada pela maioria de nossas linhas de ônibus urbanos. (é necessário melhorar os acessos viários) Existem hotéis defronte a rodoviária com capacidade total de mais de 500 apartamentos. O Aeroporto de Porto Alegre é o mais central dos das capitais brasileiras, está no centro geográfico da região metropolitana.
Os trajetos de automóvel entre o aeroporto e os hotéis ou centro de eventos é em media de 15 minutos, e isto é um diferencial na atração de eventos para a cidade. Existe a possibilidade e projeto de ampliação da pista com custos financeiros e sociais relativamente baixos. O aeroporto conta com um dos mais modernos e funcionais terminais de passageiros dos aeroportos brasileiros, com possibilidade e projeto de ampliação, bem como do edifício garagem. Uma estação do metrô de superfície está localizada a 500 metros do terminal de passageiros do aeroporto, sendo necessário implantar apenas um sistema rápido de transporte de integração. Junto ao aeroporto existe um dos maiores centros de manutenção de aeronaves da América do Sul. Na maioria das principais cidades do mundo as estações rodoviárias e ferroviárias, bem como os aeroportos estão localizados a várias décadas no mesmo local, sofrendo ao logo do tempo constantes melhorias e modernizações, tanto nas suas instalações bem como no equipamento urbano no entorno, principalmente no que se refere a obras viárias de circulação e acesso. Minha opinião é que os principais problemas da Rodoviária e do Aeroporto de Porto Alegre são de melhoria de seus equipamentos e de sua infra estrutura urbana, e não da localização, que são ótimas. Atenciosamente, Ricardo Krüger Ritter, Presidente Executivo, Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, ricardo.ritter@visiteportoalegre.com.br, http://www.visiteportoalegre.com/

Confronto mata ativista sem-terra em São Gabriel

A governadora Yeda Crusius disse nesta sexta-feira que a morte do ativista do MST, Elton da Silva, em São Gabriel, pode ter ocorrido em razão do fogo amigo e não do cano dos fuzis da Brigada. Só uma comissão de inquérito independente poderá contar o que aconteceu de verdade.

Lisiane Villagrande, promotora de São Gabriel desde 2002, avaliou a ação da Brigada Militar (BM) na desocupação do acampamento da Fazenda Southall. Ela esteve na áreas. Suaopinião:
- A Brigada foi eextremamente profissional.

Sobre a morte do ativista do MST, Elton da Silva, hoje, em São Gabriel, segue a nota distribuída pelo gabinete do deputado Dionilso Marcon, do PT, na qual fica claro a corajosa defesa que faz de um dos seus simpatizantes o Sindicato dos Jornalistas:

----- Original Message -----
From:
Gab Dionilso Marcon
To:
undisclosed-recipients:
Sent: Friday, August 21, 2009 2:12 PM
Subject: Nota Oficial

Nota Oficial


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul recebe com pesar a notícia da morte do trabalhador rural sem terra, Elton Brum da Silva, ocorrida hoje (21/8) pela manhã, em São Gabriel. Ele foi morto com um tiro disparado por policiais da Brigada Militar. Para a entidade, a morte deste brasileiro é inaceitável e resulta da intransigência do governo do Estado, que encara protestos como crime, ocasionando agressões constantes a quem participa de manifestações, desconsiderando que elas são inerentes à democracia e asseguradas na Constituição Brasileira.
A entidade espera que o fato seja apurado com a maior brevidade e rigor, com a responsabilização dos envolvidos.

Opinião - Novo aeroporto de Porto Alegre, só se for em Nova Santa Rita


OPINIÃO DO LEITOR

Novo aeroporto de Porto Alegre, só se for em Nova Santa Rita

Na Verdade não concordo que um novo aeroporto deva ser em Guaiba ou Eldorado do sul. A melhor localização de um Grande Aeroporto, seria Nova Santa Rita. Por que?
-Grande estensão territorial desocupada ou facil acesso.
-Facilidade para implantar juntamente um Grande Terminal de Cargas Hidroferroviário.
-Pela Rov 448, estaremos a 10 mim do Centro de Poa e a 15mim do Vale dos Sinos e a 10min do Polo de Triunfo.
Jorge Passaia, Acisa Nova Santa Rita RS.

Neste domingo tem vinho gaúcho na Fórmula Indy

Os vinhos brasileiros estarão presentes na 14ª etapa da Fórmula Indy 2009, que acontece neste domingo, com o GP de Sonoma, no circuito de Infineon, na Califórnia, nos Estados Unidos.

. A convite da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex-Brasil), a gerente de Promoção Comercial do Projeto Setorial Wines From Brazil, Andreia Gentilini Milan, estará presente na prova realizando uma degustação de vinhos e espumantes de quatro vinícolas brasileiras nas áreas VIPs do autódromo californiano. Casa Perini, Courmayer, Mena Kaho e Miolo Wine Group, que já exportam para os Estados Unidos,

. A oportunidade foi oferecida pela Apex-Brasil, parceira do Projeto Setorial Wines From Brazil e patrocinadora da Fórmula Indy em 2009 e 2010, já que o etanol é o combustível oficial da competição.

. A corrida está marcada para as 18h35, com transmissão ao vivo pela tevê Bandeirantes no Brasil.

. Os vinhos abaixo relacionados, que serão servidos na degustação na Fórumula Indy, já estão disponíveis e sendo comercializados nos Estados Unidos:

- Casa Perini: Cabernet Sauvignon e Merlot - Courmayeur: Extra Brut e Chardonnay Brut - Mena Kaho: Cabernet Sauvignon e Merlot - Miolo: Miolo Brut Rose, Miolo Cuvee Giuseppe, Miolo Pinot Noir

Saiba mais sobre a Fórmula Indy

A primeira corrida da Fórmula Indy em Sonoma aconteceu na temporada de 2005, tendo a vitória do brasileiro Tony Kanaan (equipe Andretti Green). A prova está na sua quinta edição e o também brasileiro Hélio Castroneves (Penske) é o atual vencedor, ganhando de ponta a ponta na última temporada.Na semana passada, 13 pilotos fizeram testes no circuito e Mike Conway (Dreyer & Reinbold Racing) fez a melhor volta, com o tempo de 1min17s48. O líder do campeonato Scott Dixon (Chip Ganassi) foi o quinto. Entre os brasileiros, dois participaram: Castroneves ficou na sexta colocação e Raphael Matos (Luczo Dragon) foi o nono.Confira a classificação da Fórmula Indy após 13 etapas:1º Scott Dixon - 460 pontos / 2º Ryan Briscoe - 457 pontos / 3º Dario Franchitti - 440 pontos / 4º Hélio Castroneves - 359 pontos / 7º Tony Kanaan - 294 pontos / 14º Raphael Matos - 230 pontos / 19º Mário Moraes - 181 pontos.

Crusius pode interpelar Ruas por novos insultos.

O professor Carlos Crusius, presidente do Instituto Teotônio Villela, examina a hipótese de interpelar o vereador Pedro Ruas, do PSOL.

. Crusius já processa Ruas.

. Na audiência em que foi ouvido o vereador do PSOL, a mídia chegou a registrar que ele repetiu todos os desaforos que disse contra o tucano, mas não é o que aparece nas gravações, o que ensejaria a interpelação.

- Na audiência do dia 25, a tropa de choque do PSOL que acompanhou Ruas, foi para um enfrentamento de caráter militar contra os seguranças do Foro. CLIQUE AQUI para perceber melhor como o presidente do PSOL provoca os seguranças para distrai-los, enquanto militantes saem de trás e tentam acertar a cara dos servidores.

Frente Ampla Gaúcha poderá lançar Beto Albuquerque para o Piratini

PP, PDT, PTB, PSB, PPS e PCdoB, que continuam se reunindo para dar corpo à chamada Frente Ampla Gaúcha, já consideram que a candidatura do deputado Beto Albuquerque ao governo do RS poderá deslanchar.

. Os seis Partidos começam a achar que Rigotto será mesmo o candidato do PMDB, o que abriria espaço para a Frente Ampla Gaúcha.

- Beto quer e já avisou que é competitivo.

Entrevista - Resultado do referendo sai as 20h de domingo

ENTREVISTA: José Fortunati, presidente da Comissão Eleitoral.

Resultado do referendo de Porto Alegre sai as 20h de domingo.

A que horas serão conhecidos os resultados da consulta popular de domingo sobre o Pontal do Estaleiro ?
Antes das 8 horas da noite de domingo saberemos o resultado.

A decisão da população será aplicada em que momento ?
Será aplicado na mesma hora pela prefeitura.

Quantos portoalegrenses poderão votar ?
Um milhão de eleitores.

O voto não é obrigatório. Quantos poderão votar ?
Não dá nem para chutar, porque este tipo de plebiscito jamais foi realizado em âmbito municipal no Brasil. Mesmo a nível federal, os brasileiros foram chamados pouquíssimas vezes para um plebiscito.

Onde ocorrerá a votação ?
Em 89 escolas, 330 urnas eletrônicas. O TRE acompanhará tudo. A apuração ocorrerá a partir das 17h na Assembléia e será feita pela Procempa e TRE.

Que documento deve ser apresentado ?
Como ocorre em qualquer eleição, ou seja, com título e documento. As listas de votação já estão nas 89 escolas.

CLIQUE AQUI para examinar os locais de votação.

Juiza segura pedido de supressão feito pelo MPF no processo contra Yeda

Até o início desta tarde os advogados que defendem Yeda e outros oito réus na ação por improbidade movida na Justiça Federal de Santa Maria não tinham conseguido acesso ao pedido do MPF para suprimir trechos de degravações inscritos na petição inicial que eles mesmos ajuizaram.

. A juiza informou que só dará acesso ao pedido depois que ela mesma decidir se aceita ou não.

. O pedido dos procuradores é inédito, invulgar, surpreendente e causou estupefação entre os advogados de defesa com os quais conversou o editor no início desta tarde. Eles trabalham com duas hipóteses:

1) O MPF gaúcho teria recebido um puxão de orelhas do Procurador Geral da República, seu chefe, depois da reunião entre o presidente da OAB do RS e Roberto Gurgel (Gurgel, em seguida à reunião, pediu autorização ao STF para trabalhar no caso do deputado Zé Otávio) e neste caso os diálogos a suprimir envolveriam o deputado do PP, que tem forum sabidamente privilegiado (não poderia ter sido investigado aqui sem autorização do STF e nem poderia t er sido denunciado).

2) O MPF gaúcho teria se dado conta de que foi longe demais ao acusar praticamente todas as instituições públicas gaúchas.

NOTA DO EDITOR

O editor passou esta informação ontem a noite, em primeira mão. A mídia impressa gaúcha ignorou, hoje, o assunto, que é relevantíssimo, porque pode resultar na anulação de todo o processo. O editor apela aos seus leitores de Santa Maria, para que remetam tudo o que tiverem sobre o pedido que acaba de fazer o MPF, porque o que desembarcar neste espaço será publicado, independente do que decida a Justiça Federal de Santa Maria.

Internado desde ontem, deputado Diaz vai às pressas para a cirurgia

Neste Momento (13h31m) o deputado federal Cláudio Diaz, do PSDB do RS, está na sala de cirurgia do Hospital Santa Lúcia, de Brasília.

. O deputado tucano foi internado ontem com diagnóstico de diverticulite e peritonite. Depois do tratamento inicial com antibióticos, o médico Jaldo Aguiar Barbosa resolveu submetê-lo a uma cirurgia de emergência. O problema maior é uma obstrução na alça do intestino delgado.

. Até viajar de volta para Porto Alegre, esta tarde, o deputado Germano Bonow, do DEM, que é médico, acompanhou Cláudio Diaz em todos os procedimentos que antecederam a cirurgia.

- O deputado Diaz, vice-presidente nacional do PSDB, será o próximo presidente do Partido no RS.

90% dos telespectadores da TV Com acham que PT perde ao apoiar Sarney

A participação do deputado gaúcho Henrique Fontana, líder do governo Lula na Câmara, foi decisiva para os votos dos senadores Delcídio Amaral e Ideli Salvati em favor de Sarney. Esta questão - o apoio do PT a Sarney - foi base para a interativa do programa TV Com de ontem a noite na RBS. Veja como perde o PT por apoiar Sarney e a banda podre do PMDB:

Interativa: No final das contas, o PT vai sair ganhando ou perdendo com o apoio a SARNEY?
Ganhando – 10%
Perdendo – 90%
Número de ligações: 728

Artigo - Por que votarei sim no referendo de domingo em Porto Alegre


Artigo: Por que votarei sim no referendo de domingo em Porto Alegre.

Caros amigos,
Neste domingo, nós, porto-alegrenses, teremos a oportunidade de dar um salto de qualidade no já consagrado resgate da relação da cidade com o nosso Lago Guaíba, que acontecerá com a instalação do Pontal do Estaleiro. O amplo investimento privado de qualificação da área do antigo Estaleiro Só é ponto vencido, em pauta na administração municipal desde 2002, e não está em questionamento na consulta popular. O que está nas nossas mãos é a possibilidade de garantir que se pratique a solução urbanística mista (comercial e residencial) que os países desenvolvidos sabiamente adotaram há bastante tempo. E isso poderá acontecer aqui com o voto SIM ao uso residencial, transcendendo a abordagem emocional ao considerar argumentos racionais sobre o impacto na qualidade de vida.
Segurança é um dos pontos chave nessa discussão. Na canadense Montreal, por exemplo, a revitalização do centro da cidade se deu justamente pela exigência pública de construções mistas, com instalações comerciais até o 3º andar e, a partir deste, imóveis residenciais. Há movimentação permanente em locais até então ocupados apenas em horários comerciais, cinco dias por semana. E o impacto não fica restrito à circulação permanente. Tornar uma área residencialmente habitável desencadeia um inevitável aquecimento da economia local, com criação de novos empreendimentos de serviços, consequente geração de emprego e renda, e aprimoramento da infraestrutura do entorno, para dizer o mínimo.
Contra os questionamentos quanto ao equilíbrio ambiental da iniciativa, há falsos mitos sobre a proximidade das edificações em relação ao Guaíba. As construções do Pontal estarão entre 60 e 90 metros da orla, mais distante do que inúmeras construções existentes na Zona Sul. Como parâmetro, a Fundação Iberê Carmago, separada da orla por uma via, está distante somente 35 metros do Guaíba.
Permitir o uso residencial da área é uma decisão tão necessária quanto simples, se considerarmos os exemplos bem sucedidos da prática mista em bairros como Cidade Baixa, Moinhos de Vento, Bom Fim, Floresta, entre outros. Estamos na iminência de recuperar a interação da cidade com a orla, tão precária naquele local marginalizado desde a desativação do Estaleiro Só em 1995. A área está no meio de um conjunto de empreendimentos de valorização do entorno: a modernização do complexo Beira-Rio, a Fundação Iberê Carmago e o Barra Shopping Sul. É o que os técnicos em urbanismo chamam de centralidade emergente junto às orlas dos bairros Praia de Belas e Cristal.
Esse contato com o lago será devolvido à população em um nível do qual poucos têm a dimensão. Dos 60m² da área privada, apenas 10,9% serão ocupados por edificações, conforme o projeto. A maior parte do empreendimento será tomada por três áreas verdes instaladas ou recuperadas, uma marina pública, um píer de uso público para bares e restaurantes, um parque público com esplanada de lazer e ciclovia costeando o Guaíba e novo trecho de acesso à Zona Sul rente ao lago. Como se pode verificar, uma área que sempre foi de exploração privada terá agora a maior parte destinada ao uso PÚBLICO.
Assim, é preciso ter claro que o voto pelo não repercutirá em desestímulo a empreendedores que porventura planejem promover grandes investimentos como esse em Porto Alegre. Será o mesmo que dizer não ao desenvolvimento, à urbanização e à modernização da infraestrutura da Capital.
Em síntese, temos com o voto o poder de dar ainda mais qualidade e Inovação a esse projeto que vai devolver aos cidadãos um patrimônio público – o nosso Lago Guaíba. Por todos esses benefícios irrefutáveis, como cidadão, o meu voto será SIM.


CLIQUE AQUI para ver os locais de votação.

Artigo: Eles fugiram da escola, escaparam da cadeia e já governam o Senado

Clipping – Site da Revista Veja – 20 de agosto

Eles fugiram da escola, escaparam da cadeia e já governam o Senado
Por Augusto Nunes

Parece que foi há muitos séculos, e no entanto faz menos de 20 anos. No começo de 1990, já não era numericamente desprezível o bloco dos senadores cujo prontuário implora por longas temporadas na cadeia, em regime de estudos forçados. Mas havia vida inteligente e homens de bem no Senado. Os melhores e os mais capazes conseguiam, simultaneamente, enquadrar os imbecis sem remédio, manter os delinquentes sob estreita vigilância, conduzir a instituição e garantir-lhe a independência. Eles sabiam remover tumores que colocassem em risco valores morais irrevogáveis. Nada a ver com a Casa do Espanto que Lula criou e o clube dos cafajestes agora administra.

O presidente nem tentaria fazer em 1990 o que anda fazendo há meses com um Senado em estado terminal. Mesmo que tivesse atingido os 103% de popularidade prometidos pelos institutos de pesquisa, logo saberia com quem estava falando. O mais loquaz dos governantes perderia a fala no segundo minuto de conversa com Afonso Arinos ou Roberto Campos. O capitão-do-mato não iria além da primeira grosseria se o aliado fosse Darcy Ribeiro. O palanqueiro debochado não se atreveria a insultar oposicionistas como Mário Covas ou Franco Montoro.

CLIQUE na imagem acima para ler o artigo completo.

Bando do mensalão retoma o caminho do poder no PT

Em desgraça desde o escândalo do mensalão, figuras do alto escalão do governo Lula, aos poucos, retomam posições no submundo do poder petista. Além do ex-ministro José Dirceu, ainda muito influente no governo, o ex-tesoureiro Delúbio Soares, figura central do escândalo, circula à vontade na Esplanada dos Ministérios e em festinhas privadas oferecidas nas residências de quem tem poder no governo Lula.

CGU aponta desvio em patrocínios da Petrobras

Em documento enviado à CPI da Petrobras, a Controladoria Geral da União, ligada à Presidência da República, aponta irregularidades e indícios de desvio de verba em oito contratos de patrocínio da estatal com ONGs, entre 2003 e 2008, no valor de R$ 5,6 milhões. Três das oito entidades têm ligação com políticos governistas.

Receita demite três servidores ligados a Lina

Dois dias após Lina Vieira ter dito que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) fez uma "ingerência descabida" na Receita Federal, servidores de confiança nomeados pela ex-secretária foram avisados de que serão exonerados. Segundo a Folha apurou, um deles é Henrique Jorge Freitas, subsecretário de Fiscalização. Em audiência no Senado na terça-feira, Lina disse que pediu a ele um relatório sobre as auditorias em andamento, incluindo as que envolvem o filho do senador José Sarney (PMDB-AP), Fernando, após a reunião em que Dilma teria pedido para "agilizar" fiscalização nas empresas da família.

Depois de Marina, senador do Paraná também deixa o PT

Primeiro e único senador eleito pelo PT no Paraná, Flávio Arns, reiterou que sairá do partido mesmo que isso lhe custe o mandato. Segundo ele, para eleger a ministra Dilma Rousseff sucessora de Lula, o PT e o governo rasgaram a bandeira da ética. Ele negou que a saída tenha motivação eleitoral.

. O PT-PR caminha para uma dobradinha com o PMDB para eleger como senadores Gleisi Hoffmann (PT) e o governador Roberto Requião (PMDB), alijando-o da disputa. O PT ainda não decidiu se irá reivindicar o mandato dele.

. Já a senadora Marina Silva (sem partido), um dia após anunciar a saída do PT, foi recebida ontem em um evento em Belém (PA) aos gritos de "Brasil mais verde, Marina presidente". Foi a primeira aparição da ex-ministra do Meio Ambiente após ter deixado o partido do presidente Lula.

Mercadante deixa liderança do PT após racha no partido

O senador Aloízio Mercadante (PT-SP) se reuniu durante três horas com o presidente Lula na noite desta quinta-feira para discutir sua possível saída da liderança do PT.

. Mercadante havia divulgado no serviço de microblog Twitter por volta das 12h desta quinta que renunciaria ao cargo ainda durante a tarde após o racha criado na bancada com o arquivamento das 11 acusações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética. Porém, duas horas depois, o senador anunciou, também no microblog, que o presidente gostaria de conversar com ele antes do pronunciamento, que acabou sendo adiado para esta sexta.

. Irritado com Aloízio Mercadante, Lula disse a ministros com quem conversou ontem que já tinha candidato para a sucessão do petista. O senador que conta com a simpatia de Lula para ocupar a cadeira de Mercadante é João Pedro (PT-AM), suplente do amazonense Alfredo Nascimento (PR), titular do Ministério dos Transportes.

Senado valida ato secreto que favorece sobrinha e amigos de Sarney

No mesmo dia em que o senador José Sarney (PMDB-AP) foi absolvido pelo Conselho de Ética, aliados e parentes do presidente do Senado nomeados por atos secretos foram oficialmente anistiados e continuarão empregados na Casa.

. Segundo materia do jornal O Estado de S.Paulo, a diretoria-geral validou os boletins sigilosos que deram emprego a Maria do Carmo de Castro Macieira (sobrinha do senador), Nathalie Rondeau (filha do ex-ministro e afilhado político Silas Rondeau) e Alba Leite Nunes Lima, mulher de Chiquinho Escórcio, aliado do presidente do Senado. Os três estão incluídos na relação de 45 atos secretos validados pela diretoria-geral referentes a nomeações.

. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira, mesmo dia em que o Conselho de Ética livrou Sarney de processos de cassação por quebra de decoro, inclusive os relacionados ao envolvimento dele com esses atos, como revelado pelo Estado.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/