Saiba quem pode integrar a CPI do PT no RS

Oito da base aliada – PMDB, Sandro Boka e Gilberto Capoani/ PPS, Berfran Rosado/ PP, Pedro Westphalen e Marco Peixoto/ PSDB, Adilson Troca e Coffy Rodrigues.

Quatro da oposição – PT, Stela Farias e Daniel Bordignon/ DEM, Paulo Borges/ PDT, Adroaldo Loureiro.

- A TV Com, da RBS, nesta terça à noite, apresentou debate e pesquisa sobrwe a CPI.
Interativa: Se instalada, a CPI da Corrupção será positiva para o Estado?

Sim – 50,4%
Não – 49,6%
Número de ligações: 1.445

Belgas avisam que têm interesse no Pólo Naval de Rio Grande

O diretor do Porto de Ghent, Bélgica, Dirk Becquart, esteve nesta quarta-feira no porto de Rio Grande. Ele viajou acompanhado pelo cônsul geral da Bélgica em São Paulo, Peter Claes, juntamente com a conselheira econômica do Consulado, Mieke Pynnaert.

. O Porto do Rio Grande tem despertado interesse internacional por ser um porto de localização estratégica e pelos volumosos investimentos que estão sendo realizados em sua infra-estrutura. Avisou Dirk Becquart:

- Vamos fazer uma parceria para ampliar movimentação de carga entre os portos belgas e o Porto do Rio Grande.

- A empresa belga Jan de Nul, juntamente com a Odebrecht, fará a dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, passando dos atuais 14 para 18 metros.

Referendo pode dar “não” a áreas residenciais à beira do Guaíba

A percepção geral em Porto Alegre é de que o “não” vencerá facilmente o referendo que a prefeitura promoverá dia 23.

. O referendo quer saber se a população topa autorizar construções residenciais à beira do rio Guaíba.

- O editor é francamente favorável ao voto “sim”.

Portais da Cidade com chances no PAC da Mobilidade

Ao se decidir pelo apoio aos Portais da Cidade, de Porto Alegre, a Cofiex acabou com a chorumela da bancada gaúcha do PT em Brasília.

. Mais triste ficará a deputada Maria do Rosário quando souber que o governo Lula poderá incluir os Portais da Cidade no chamado PAC da Mobilidade, que desenhará o apoio de Brasília às cidades-sedes dos jogos da Copa de 2014.

Só as "cinco irmãs" podem salvar o metrô de Porto Alegre

Se o governo do PT tiver juízo, entregará às “inco irmãs” (Odebrech, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e OAS) a construção dos oito novos metrôs previstos para o Brasil.

. Porto Alegre entre eles.

. Sem as “cinco irmãs”, nem em sonho Porto Alegre terá um braço sequer do novo metrô.

. O Trensurb, que administra o metrô de superfície que liga Porto Alegre a São Leopoldo e investe pesadamente na ampliação para Novo Hamburgo, demonstrou enorme interesse em tocar a chamada Linha 2, ligando a zona central à área do Beira Rio, onde a Copa de 2014 será disputada. Acontece que o ministério das Cidades bombardeou o desejo inicial do Trensurb, porque sabe que não existem recursos para tocar a obra. Foi o que levou a estatal federal a pensar em alternativas, entre elas uma PPP. Acontece que o governo Lula nunca implementou uma só PPP.

. A questão principal é que uma obra das dimensões de um metrô não saem do papel para as obras em poucos meses. Além disto, um metrô digno deste nome não é entregue à população com menos de 30 anos de obras. É claro que este não é o caso de uma linha como a 2, que pode ser de superfície, como é o caso da ligação atual entre Porto Alegre e São Leopoldo. E isto é bem mais rápido. O problema é que a decisão política precisa ser imediata.

. O prefeito José Fogaça já tentou agendar pelo menos duas reuniões com a ministra Dilma Roussef para tratar da obra, mas a agenda não sai. O prefeito sabe que Dilma tem boa vontade, mas o tempo voa.

Caixa RS, agora cuida do Pólo Naval de Rio Grande

Está nas mãos da Caixa RS levantar empreendedores e financiamentos para o Pólo Naval de Rio Grande.

Vinícolas gaúchas aderem em massa ao suco de uva branco

O suco de uva branco é a grande novidade apresentada por três das quatro vinícolas brasileiras que elaboram o produto. O lançamento ocorre na maior feira atacadista da América Latina, a 29ª Abad 2009 Recife, que acontece desde segunda-feira até quinta-feira, em Olinda (PE).

. São produtos da Casa Perini, Irmãos Molon e Aurora. A Aliança também produz.

. O suco de uva branco pode inaugurar uma nova tendência de consumo no Brasil. A base do produto é a uva Niágara, sempre combinada com Moscato, Lorena, Coderc 13, entre outras.

- Na safra de 2009, foram adquiridas 60,4 milhões de quilos de uva branca, ante 68,8 milhões de quilos na safra anterior. De uvas tintas, as vinícolas gaúchas compraram 390 milhões de quilos, contra 466 milhões de quilos na safra anterior. A outra vinícola que produz suco de uva branco é a Cooperativa Aliança. O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), com apoio do Sebrae-RS, participa da Abad Recife 2009, a maior feira do setor atacadista da América Latina, com sete vinícolas.

Coffy, PSDB, pede nesta quinta o impeachment de Paulo Feijó

Será na manhã desta quinta-feira, 11h, a apresentação do pedido de impeachment do vice-governador Paulo Feijó.

. O deputado Coffy Rodrigues preparou um arrazoado de 34 páginas de acusações e uma caixa de provas.

Humor da opinião pública melhorou para Yeda

A governadora Yeda Crusius já dispõe de pesquisas que indicam reviravolta no humor da opinião pública do RS. As fotos de O Sul e do Jornal do Comércio de ontem, mostrando Yeda caminhando leve, livre e solta na Praça da Matriz, sob aplausos de populares, demonstra isto.

. Ao abrir o sigilo da ação do MPF, o editor desta página lancetou o tumor político.

No RS, Serra e Dilma empatam, mas em SP dá 55% a 12%.

No RS, caso as eleições fossem hoje, a ministra Dilma Roussef e o governador José Serra resultariam empatados tecnicamente, segundo pesquisa da Vox Populi, divulgada nesta quarta-feira pela revista Voto.

- Dilma, PT, 26%/ José Serra, PSDB, 25%/ Ciro Gomes, 16%/ Heloísa Helena, 10%.

. Em São Paulo, também esta semana, o Instituto Opinião, vinculado ao PSDB, revelou que em São Paulo o governador José Serra dá de capote em Dilma.

- José Serra, PSDB, 55%/ Ciro Gomes, 16%/ Dilma, 12%.

. Nos casos do RS e de São Paulo, Vox Populi e Opinião não introduziram o nome da ministra Marina Silva nas cartelas. O que se sabe é que Marina, pelo PV, arrancaria, de cara, com 10%. A ex-ministra do Meio Ambiente já se decidiu pelo PV. Ela sairá do PT a qualquer momento. Sua candidatura será uma pá de cal na candidatura de Dilma Roussef.

. Vai ganhar Serra.

Pesquisa aponta Tarso com ampla vantagem para governador do RS

Pesquisa da Vox Populi divulgada nesta quarta-feira pela revista Voto, demonstra ampla vantagem do ministro da Justiça, Tarso Genro.

Examine o resultado do cenário mais provável:

Tarso, PT, 39%/ Fogaça, PMDB, 29%/ Yeda, PSDB, 7%/ Beto Albuquerque, PSB, 7%.

. O cenário que apresenta Rigotto no lugar de Fogaça é desastroso para o PMDB.

Zé Dirceu defende Yeda (cidadã): "O MPF foi abusivo contra Yeda"

O ex-ministro José Dirceu fez uma meteórica passagem por Porto Alegre nesta quarta-feira. Seu compromisso público mais importante foi uma conversa com 23 jornalistas do Clube de Opinião, no Sheraton, as 11h.

. Um dos jornalistas que ouviu o ex-ministro acha que ele foi sedutor e convincente ao se defender das acusações que o apontam como chefe do Mensalão. Ele disse que espera ser julgado pelo STF até 2011, o que quer dizer que não se candidatará a nada no ano que vem, embora faça campanha aberta pela ministra Dilma Roussef.

. Em relação às eleições para o Congresso, eis a contabilidade que faz: “Temos a expectativa de eleger 100 deputados federais [atualmente são 82] e 17 ou 18 senadores [hoje são 13].”

. Ao ser provocado para falar sobre a crise política gaúcha, o ex-ministro de Lula e ex-presidente do PT surpreendeu todo mundo:

- Yeda não pode ser pré-julgada. Se eu fosse ela, representaria ao Conselho Superior do Ministério Público para protestar contra o MPF do RS, porque os procuradores resolveram trata-la como ré, coisa que ela não é.

. O ex-ministro José Dirceu acha que está na hora de rever o papel constitucional do Ministério Público, que se transformou num Poder da República, sem ter recebido mandato para isto.

Opinião do leitor - Contradições flagrantes no caso do Detran

OPINIÃO DO LEITOR

Contradições flagrantes no caso do Detran.

Se o depoimento do Buchmann foi o mais importante para a denúncia de Yeda, a suposta carta de Ferst a Cavalcante, então, inocenta a governadora. Senão vejamos:

A) Buchmann diz em seu depoimento que "quando os Crusius assumiram o governo avisaram a Ferst que ele não mais ganharia 12% dos 24% que vinham do DETRAN. A partir dessa assunção, Ferst ficaria com 1% (70.000,00) e o resto para os Crusius." Nesse caso havia sintonia entre Ferst e os Crusius, ambos sabiam do negócio.

B) Ferst, no diálogo com Cavalcante, assegura que mandou a tal Carta denunciando as maracutaias no DETRAN à governadora para que tomasse providências. Desse modo ela não sabia de nada.

Afinal onde está a verdade:

Ferst dividia o dinheiro com os Crusius numa relação aberta ?
Ferst escreveu a governadora uma Carta alertando sobre as fraudes no DETRAN?

As duas provas são antagônicas. Ou Yeda sabia e dividia a propina ou foi alertada pela Carta ou, como afirma, nem a recebeu. Ou uma ou outra.

Um leitor (favor omitir o nome caso faça algum comentário sobre isso)

P.S. O Genilton que é o informante principal do depoimento de Buchmann, considerado fundamental para a denúncia contra a governadora, foi chamado pelo MPF para confirmar o que teria dito ao ex-presidente o MPF acreditou de pleno na declaração mesmo sem checar?
Os jornais dizem que ele nega.

Presidente do Clube Militar diz que “falta honra“ ao governo Lula

O general Gilberto Barbosa de Figueiredo, em seu artigo no site do Clube Militar, parodia refrão de Lula afirmando que “nunca na história deste país se fez tão pouco caso da honra”. Ele critica o “completo abandono” do decoro no trato da coisa pública e o aliciamento dos mais pobres com fins eleitoreiros. Além da “desfaçatez” da UNE, recebendo verba federal: “É o governo corrompendo os brios de toda uma nação”.

CLIQUE na imagem acima para ler o artigo completo.

Lula e os 400 picaretas

Clipping - Site da Revista Veja - 12 de agosto

Acordão: Lula botou no bolso 400 picaretas.
por Reinaldo Azevedo (
www.reinaldoazevedo.com.br)

Aconteceu no mensalão. Está acontecendo agora!

A canalha faz a chantagem, e a oposição entrega os pontos. Acanalha-se também!

É para salvar Arthur Virgílio? Ele ainda poderia renunciar, antes da abertura do processo no Conselho de Ética. Não se tornaria inelegível. E poderia dizer em discurso que o teria feito para que tudo, MAS TUDO MESMO, pudesse ser apurado.

É mentira que o acordão aponta para um empate. O acordão é derrota!

É a derrota da oposição.É a derrota de quem tem vergonha na cara!É a derrota da ética!Mas, acima de tudo, é a derrota da parte do povo que presta - sim, porque uma parte do povo também não serve para nada - e da política.

Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB, disse qualquer coisa como: “Se continuar assim, o povo não vota mais na gente”.

Eu espero que o povo que presta não vote mais em nenhum dos protagonistas dessa pantomima.

O PT dominou todo o processo político porque Lula, esperto como é, percebeu que todos eles tinham e têm um preço.

Afinal, foi Lula quem disse que, ali, havia 300 picaretas.

Ele tinha razão. Agora são 400.

Antes, ele tentava vencer os 300 picaretas. Agora, decidiu unir-se a eles. Na verdade, ele os comprou.

Renuncie, Arthur Virgílio, e peça para que se investigue tudo. Esta seria a sua maior contribuição para o Brasil.

Mas não! Pelo visto, acontecerá tudo de novo, como no mensalão!

Eu não acho que a oposição que temos seja igual ao PT. Não é, não! Há uma grande diferença entre os dois grupos.

O PT é Cavalcante. A oposição é cavalgada. (*) Cavalcantes e cavalgados estão se unindo contra o povo, a decência, a vergonha na cara. Que ninguém mais seja eleito. Nunca! Essa gente merece ser liderada por Sarney. Na verdade, Sarney é um pouco melhor do que eles porque é chefe. Eles são tão ruins que se deixam chefiar por ele.


(*) É claro que há exceções. Sempre há. Mas exceções não determinam o destino da história.

PSOL tumultua no Foro Central para impedir ataque de Crusius contra Pedro Ruas

CLIQUE AQUI para ver o vídeo da baderna oferecida pelo PSOL.
Agridem os seguranças (veja no 1:41 do vídeo) e ninguém sai preso.

-------------------------

Notícia de ontem, 11/08/2009:

. A segurança do Foro Central de Porto Alegre acaba de retirar aos tapas e ponta-pés duas dezenas de militantes do PSOL que resolveram fazer comício na porta da sala de audiências do 3o Juizado Especial Criminal, que tentava ouvir o vereador Pedro Ruas como réu no processo que lhe move o professor Carlos Crusius. A audiência foi agendada para as 13h45m. Os militantes do PSOL tentaram impedir o julgamento pela força. Os jornalistas também apanharam. Um cinegrafista da RBS foi atingido por um segurança.

. O juiz Artur dos Santos e Almeida avisou que não admitirá tumulto dentro do Fórum. Carlos Crusius disse ao editor que vai meter Ruas na cadeia. Ele nem quis mover ação cível e partiu direto para a queixa crime.

. Carlos Crusius resolveu processar criminalmente Pedro Ruas porque este o chamou de ladrão em programas de rádio e de TV. Ruas também está sendo processado pelo ex-secretário da Fazenda e pelo empresário Humberto Busnello, mas as ações tramitam no STF, onde, na defesa prévia, Ruas alegou imunidade parlamentar e não confirmou as acusações que fez a ambos em fevereiro.

Lina sobre Dilma: ''É a minha palavra contra a dela''

Apesar das negativas do governo, a ex-secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira insiste em que esteve reunida com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, quando teria recebido o pedido para "agilizar" as investigações envolvendo Fernando Sarney, filho do presidente do Senado. De sua casa em Natal (RN), Lina disse ao Estado que não tem provas concretas de seu encontro com a ministra no final do ano passado. "O que eu tenho é a minha palavra contra a dela", disse.

. A ex-chefe do Fisco afirmou que ninguém do governo a procurou depois de suas declarações. Ela disse ainda que não sabe se poderá ser alvo de represálias. Lina, que tratou do assunto inicialmente em entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo, deixou claro que está disposta a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobrás, mas a bancada governista no Senado acredita ter neutralizado todas as chances de a oposição conseguir convocá-la.

Por lealdade a Sarney, Renan ganha radio FM de Lula

No meio do turbilhão da crise no Senado, o presidente Lula encaminhou ao Congresso o processo para aprovação de uma concessão de rádio FM para a família de Renan Calheiros, líder do PMDB e um dos comandantes da tropa de choque para a manutenção de José Sarney na presidência da Casa. A concessão, em nome da empresa JR Radiodifusão, é para o município de Água Branca, uma cidade de 20 mil habitantes no sertão de Alagoas.

. Segundo materia do jornal Folha de S.Paulo, Lula enviou a mensagem ao Congresso na sexta, um dia após violento bate-boca, no plenário, entre Renan e Tasso Jereissati (PSDB-CE). Renan nega ter influenciado a tramitação. No site do Ministério das Comunicações, as informações sobre o andamento do processo são contraditórias. Consta que em 5 de março deste ano foi enviado à Presidência da República, onde não teria sido recebido, e voltou para a pasta.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/